iPod School

SmartSync: a integração do Facebook com a agenda do iOS

André BazagliaAndré Bazaglia

Nos tempos em que já chega a ser redundante dizer que as redes sociais têm grande importância, é necessário que o iOS seja bem integrado a tais redes. O iOS 5 já trouxe novidades bacanas de integração com o Twitter, mas ainda é pouco, e uma das áreas que deve ser explorada é a maneira de gerenciar os contatos.

Mas como o gerenciamento de contatos dos aparelhos portáteis da Apple poderia ser integrado às redes sociais? Ao Facebook, em específico. Como isso funcionaria? Por meio de um aplicativo, seus contatos seriam escaneados com o Facebook. Sendo assim, fotos, aniversários, profissões e outros campos do seu contato seriam acossiados e preenchidos automaticamente. Parece um pouco confuso? Darei um exemplo: Se você possui o nome “Matheus Sousa” no aplicativo de contatos nativo do iPhone e nos seus amigos do Facebook, a foto, endereço, profissão e data de aniversário do nome que usei como exemplo seriam baixadas do Facebook e adicionados ao iOS automaticamente. Fotos e aniversários preenchidos automaticamente! Isto é muito bacana, e como a Apple gosta de dizer: there’s an app for that (há um aplicativo para isto). Trata-se do SmartSync, e é dele que falarei hoje.

20120206-160643.jpg

Assim que você abre o app, ele pede permissão para acessar sua conta do Facebook. Prossiga, e na tela inicial, você verá os dois botões com as principais funções do aplicativo (a mesma imagem que postei no início desta matéria).

1- Sync com Facebook

Esta opção é a que faz a mágica. Ela escaneia sua agenda de contatos e preenche os campos vazios para você, baixando tais campos do Facebook.

20120206-160653.jpg

2- Importar amigos

O aplicativo baixará sua lista me amigos do Facebook e importará para sua agenda. No começo, achei fantástico para adicionar contatos do Facebook que eu não tinha na minha agenda, mas depois, vi que esta parte não é tão “mágica” assim: o aplicatico adiciona o contato à sua agenda, mas por uma restrição na política de privacidade do Facebook, o número do contato criado não é adicionado. Ou seja, ele preenche tudo, exceto o mais importante: o número. Contraditório, não? 😛

Uma última curiosidade é que no gerenciador de contatos embutido no aplicativo, quando você clica no nome de um contato, há a opção de escrever no mural do Facebook dele.

Quem sabe a Apple não se inspire para implementar algo do tipo no iOS 6? O SmartSync está por $0.99 na App Store, e eu postaria o link para vocês baixarem, mas como estou escrevendo esta matéria inteira pelo iPhone, desta vez você deverá usar a busca da App Store para encontrar o SmartSync. 😉

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.