iPod School

Site mobile do Google Maps é atualizado e ganha suporte para iOS

Vinicius CovreVinicius Covre

O aplicativo nativo de iOS, o Mapas, utiliza o recurso de mapeamento da empresa Google, portanto, não era possível acessar o GPS e nem saber sua localização utilizando o navegador browser (sem a utilização de um aplicativo). Agora, com a inovação disponibilizada pela Google, o maps.google.com, quando acessado em seu dispositivo móvel, seja com iOS ou com Android, permite com que você navegue nos mapas usando seu browser (no caso de iGadgets, o Safari).

Cerca de 40% dos gadgets utilizam de um serviço Google, com essa novidade, esse número tende a crescer. A idéia principal da empresa era ampliar ainda mais essa porcentagem, disponibilizando assim, um serviço que é acessado por um navegador browser.

O legal também é que você pode adicionar um ícone bem bonito na tela de início, que serve como atalho para o Google Maps. Como vocês já devem saber, para ter o ícone na springboard, como mostra a imagem acima, basta acessar o maps.google.com, e tocar na opção central inferior do Safari.

Você pode mudar o nome para o web app do jeito que quiser. Depois disso basta ir em Add, ou em Adicionar.

Pronto, o ícone de atalho já foi adicionado na sua tela de início. O site também te localiza, assim como o aplicativo nativo. Outro fato que eu achei interessante é que ele funciona perfeitamente em orientação Landscape.

Será que o web app substituirá o Maps nativo?

Vinicius Covre de Assis, ganhou seu primeiro produto da Apple em 2008, foi um iPod touch 1G de 8GB; a partir daí começa sua historia como Apple Maníaco. Sempre foi fanático por informática, e depois que assistiu o filme "Piratas do Vale do Silício" se apaixonou, mais ainda, pelo trabalho de Steve Jobs. Atualmente tem 17 anos e possui um iPhone 3GS, um iPod nano 6G (utilizado com um iWatchz) e um MacBook Pro.

  • Francisco Almeida

    O WebApp nunca substituirá o Maps padrão. Por mim, é muito mais prático acessar diretamente o Maps do que ter que abrir o safari para usá-lo, sem contar que a performance deve ser bastante deteriorada em sua versão para navegadores.

    • http://twitter.com/#!/vini_assis Vinicius Covre

      Concordo em dizer que o web app não substituirá o mapas nativo, porém, a praticidade é a mesma quando se adiciona um ícone na springboard :)

  • Norton

    I <3 Maps nativo.

    Ainda insubstituível, na minha opinião.

  • Bruno Armanelli

    Já tinha suporte completo em HTML5 antes, e webapp tambem. So foi atualizado!

    • http://twitter.com/#!/vini_assis Vinicius Covre

      Sim sim, mas a novidade foi a utilização do GPS pelo safari, ou outro browser, pelo gadget. :]

  • Daniel

    bem pelo q eu ve o mapa da cidades de porto seguro ba. esta todo errado as ruas de mao unica esta como mao dupla os bancos e lojas estao no lugar errado

  • http://www.ipodschool.com Bruno Gall

    Testei aqui e superou o meu Maps .-. .

  • MMC

    O acesso via Safari não permite visualizar a funcionalidade "street view", disponível no Maps nativo.