Press "Enter" to skip to content

Sistema de bloqueio de celulares piratas valerá para 2014

jack-sparrow

A pirataria invadiu, há tempos, o nosso universo e está cada vez mais tentando fazer parte do dia-a-dia de mais de 7 bilhões de pessoas. Grandes empresas de quaisquer setores – incluindo o de telefonia – sofrem com as diversas práticas dos representantes do Capitão Jack Sparrow. Assim, é criado um sistema de relacionamento bem simples entre a grandiosa maçã mordida fundada por Steve Jobs e os HiPhones: a Apple cria e a China copia. Os clones mais populares do smartphone da Apple que ganham destaque pelos seus preços baixíssimos quando comparados ao modelo original invadem o mercado mundial de celular num ritmo cada vez mais rápido: o HiPhone 5 foi lançado antes mesmo do iPhone 5. Hoje, não só a Apple sofre com a pirataria. O mesmo cenário envolve mais empresas gigantes, incluindo a Samsung, Nokia e RIM. Certamente, a situação é bem mais séria do que você pensa, e provamos isso por meio de números: cerca de 20% dos celulares funcionando em operadoras brasileiras são clandestinos.

compracao-pirataria
Fonte: Folha de S. Paulo

Inacreditável, não? Mas a situação está para mudar a partir de 2014. A Anatel autorizou as operadoras nacionais a bloquearem chamadas feitas por telefones piratas, e as gigantescas e malvadas operadoras que comandam mais de 245 milhões de linhas ativas do território tupiniquim terão que se adequar ao sistema tecnológico de identificação e bloqueio.

o-que-muda
Fonte: Folha de S. Paulo

O cadastro do IMEI é internacional e completamente independente da homologação da ANATEL. Sendo assim, aparelhos importados funcionarão em terras tupiniquins – só os xing-lings que não.

Dica do leitor Janjaboy. Obrigado! Fonte: Folha de S. Paulo.