iPod School

Sim, o iOS 5 beta já foi jailbroken, mas isto não significa nada

Rodrigo VianaRodrigo Viana

Logo depois do lançamento do iOS 5, o chefe da equipe de hackers do iPhone Dev-Team, MuscleNerd, postou ontem através de seu twitter que o novo iOS 5 beta 1 já está jailbroken. O aparelho utilizado pelo por ele foi um iPod touch 4G. Foi tudo muito rápido, não é mesmo? Isto deve significar muita coisa então, pois os hackers estão cada vez mais rápidos! Errado! Explicarei porque este jailbreak não foi um grande avanço nesta matéria.

Na verdade, um novo método de jailbreak não foi criado. No processo de jailbreak, um exploit antigo foi usado, o limera1n, que realizou o jailbreak tethered no iPod touch 4G do hacker. O fato é que até a versão final do iOS 5, a empresa de Cupertino já terá corrigido muitas outras falhas de segurança, inclusive o exploit que leva ao jailbreak untethered do iOS 4 atual (se ela ainda não corrigiu, pois não sabemos ainda). A única parte boa da história é que, provavelmente, nada impedirá que o jailbreak tethered seja realizado, porque este exploit só pode ser corrigido com updates de hardware.

O trabalho que MuscleNerd teve ao realizar o jailbreak em seu aparelho rodando iOS 5 foi mínimo. Prova disto é que ele levou pouquíssimo tempo para realizar o feito. Não quero ser pessimista, mas a parte mais difícil do trabalho dos hackers ainda está por vir. Afinal, esta é a verdadeira graça da brincadeira: a Apple corrige, e os hackers atacam novamente – a famosa brincadeira do “gato e rato”.

Me chamo Rodrigo Viana, tenho 14 anos. Meu primeiro device da Apple foi um iPod touch 2G, meu 1º jailbreak foi no iOS 3.1.2 , a partir do meu 1º jailbreak que me interessei pelo o mundo da Apple. Tenho dois iPods touch (2g e 4G - 8GB e 64GB) e um MacBook Pro 2010. Siga-me no twitter: @irodviana

  • Vinícius

    NUNCA SERÁ CONCERTADA PELA APPLE, É FALHA DE HARDWARE (BOOTROM A4<)!

  • Igor Belchior

    A verdade não é bem assim. Quando o Geohot lançou o limera1n, ele disse que foi utilizado um exploit que só pode ser corrigido através de uma mudança de hardware. Ou seja, para os iGadgets que já estão no mercado esse hack servirá, já pros futuros.

    • Mas é tethered, por isso foi o primeiro que ele usou. E a falha atual, untethered, NÃO É NO HARDWARE. É ela que você peovavelmente usa no seu.

      • Vinícius

        Na 4.3.3 ou menores tem untethered, na 5.0A, ainda é tethered, pois a falha é do limera1n.

        • Nao verdade pelo oque eu assisti na keynote, na parte que fala sobre PC-Free

          o proprio gadget podera atualizar o seu firmware on-the-fly, entao mesmo que a falha seja de hardware

          a bootrom dá o boot em uma fw modificada com jb, a apple pode lancar uma atualizacao com muito mais frequencia agora, pois nao haverá mais firmwares binarias inteiras no itunes para serem modificadas, agora o proprio cara la disse que será tudo em updates parciais, entao em vez de ela soltar um FW de 800mb a cada 3 meses, vai ser feitas atualizacoes parciais, ela pode lancar uma atualizacao de 1mb para corrigir apenas 1 bug, por exemplo do calendario, a pessoa nem ficaria sabendo.

          ela pode usar isso para fechar qualquer exploit, em questao de horas todos os gadgets em volta da terra estaria com o software all up to date.

  • Daniel Ricarte

    caps lock modo on :O

  • Diogo Guimarã

    Ô mania de falar gritando… Huheauaehhuahauehuheh

    Concordo com o Rodrigo, o trabalho real dos hackers ainda está por vir…

  • Matheus

    porra nunca vi um texto tão contraditório, se o erro de segurança é no hardware então só com os futuros ipod's, iphone's que isso será corrigido, facilitando a vida dos hackers pelo menos para essa geração.

    • Voce nao entendeu direito: na verdade, apenas a falha tethered (que nao permite que o usuario que possui jailbreak reinicie seu aparelho que usa uma falha do hardware. O jailbreak untethered, que faz o iPhone continuar funcionando exatamente como antes, reiniciando normalmente, o que todos querem, que eh feito por uma falha no software. Acho que agora deu pra entender melhor ne? 🙂

      Ate mais!

      • joao

        mas o unt. é um "complemento" do tet nao é? oO ae depende TANTO do hard como do software

  • Luã

    Mas afinal a Apple precisa do Jailbreak, vejam as novidades do iOS 5, baseadas no Jailbreak (algumas), mas se ela quisesse corrigir a falha no Hardware a qualquer custo, era so ela lançar um novo iGadget e fazer o iOS 5 não rodar nos antigos…

  • William

    E o Jailbreak pro ipad 2 untethered na IOS 4.3.3 será que sai?

    • Hilal Khaled

      De acordo com o Veeence, ele tá a 2 semanas de sair, mais eu meio que duvido disso…

  • William

    Vamos aguardar né..

    🙂

    Vlw pela informação….

  • Alexandre Telles

    Creio que nos proximos devices perderemos o limera1n… Nao sei se no ipad 2 jah fora corrigido, o shatter foi… Se o limera1n for o shatter tamo fudido 😀 alguem sabe onde eh a falha do lime? A do shatter era no processador, e… Se no A5 foi corrigido, pq nao foi liberado pros devices com A4?