Press "Enter" to skip to content

Sim, o iOS 5 beta já foi jailbroken, mas isto não significa nada

Logo depois do lançamento do iOS 5, o chefe da equipe de hackers do iPhone Dev-Team, MuscleNerd, postou ontem através de seu twitter que o novo iOS 5 beta 1 já está jailbroken. O aparelho utilizado pelo por ele foi um iPod touch 4G. Foi tudo muito rápido, não é mesmo? Isto deve significar muita coisa então, pois os hackers estão cada vez mais rápidos! Errado! Explicarei porque este jailbreak não foi um grande avanço nesta matéria.

Na verdade, um novo método de jailbreak não foi criado. No processo de jailbreak, um exploit antigo foi usado, o limera1n, que realizou o jailbreak tethered no iPod touch 4G do hacker. O fato é que até a versão final do iOS 5, a empresa de Cupertino já terá corrigido muitas outras falhas de segurança, inclusive o exploit que leva ao jailbreak untethered do iOS 4 atual (se ela ainda não corrigiu, pois não sabemos ainda). A única parte boa da história é que, provavelmente, nada impedirá que o jailbreak tethered seja realizado, porque este exploit só pode ser corrigido com updates de hardware.

O trabalho que MuscleNerd teve ao realizar o jailbreak em seu aparelho rodando iOS 5 foi mínimo. Prova disto é que ele levou pouquíssimo tempo para realizar o feito. Não quero ser pessimista, mas a parte mais difícil do trabalho dos hackers ainda está por vir. Afinal, esta é a verdadeira graça da brincadeira: a Apple corrige, e os hackers atacam novamente – a famosa brincadeira do “gato e rato”.