Press "Enter" to skip to content

Seu “Acesso Pessoal”, que faz tethering do 3G do iPhone, não aparece nos Ajustes? Saiba como resolver o problema!

Aqui no Brasil, as operadores suportam nativamente o recurso do “Acesso Pessoal” nativo do iPhone, presente nas versões mais recentes do iOS. Por meio dele, você pode transformar seu iPhone em um roteador, espalhando sua rede 3G por Wi-Fi, bluetooth ou por um cabo cabo (quando o aparelho é ligado ao computador).

A opção, quando ativada, libera o 3G do seu iPhone para outros aparelhos!

O problema é que, mesmo que as operadoras brasileiras ofereçam este recurso no iOS (certas operadoras no exterior bloqueiam), algumas pessoas não conseguem ativá-lo por motivos desconhecidos – geralmente, o problema ocorre mais com aqueles que têm seus iPhones desbloqueados por algum método não-oficial (Gevey ou Ultrasn0w, por exemplo). Se você é afetado pelo problema e mesmo já estando numa versão bem recente do iOS, hoje mostrarei duas maneiras de solucioná-lo.

Primeiro método:

O primeiro método é muito simples, e não há grande mistério no procedimento que faremos, mas ele nem sempre funciona. Abra o aplicativo Ajustes, toque na aba Geral e, dentro dela, na opção Redefinir. Dentre as várias opções, selecione “Redefinir Ajustes de Rede”. É importante que você clique neste botão e redefina apenas os ajustes de rede, pois se você clicar no lugar errado, é possível que você redefina todos os ajustes, e acabe formatando seu iPhone acidentalmente, okay? Depois que você clicar no botão de redefinir os ajustes (o botão certo, de preferência, hehe!), seu iPhone reiniciará automaticamente.

Depois que ele terminar de reiniciar, vá no aplicativo Ajustes, e lá, siga o caminho: Geral > Rede. Ative o 3G e os “Dados do Celular”. Imediatamente, a opção do Acesso Pessoal deverá aparecer se você deslizar o dedo de baixo para cima com a intenção de abaixar um pouco o conteúdo da tela.

Se você fez tudo, e a opção ainda não apareceu, vamos para a segunda solução para o problema, então!

Segunda solução:

A segunda solução infelizmente é mais limitada, e requer que você tenha um aparelho com jailbreak, mas se você tentou a primeira e ainda não conseguiu, este é o jeito que funciona em 99% dos casos. Tendo o jailbreak feito, abra o Cydia e busque pelo aplicativo TetherMe. Ele é compatível com qualquer iDevice entre o iOS 3.0 e 5.0.1. O que ele faz é mexer com os arquivos do iPhone, e forçar o aparelho a ativar o Acesso Pessoal.

O interessante é que nem é mesmo preciso reiniciar o aparelho, a única coisa que você precisará fazer depois de instalá-lo é clicar no botão “Respring Springboard”, que aparecerá na tela de conclusão do Cydia. Esta dica funciona praticamente sempre, mas há um porém: o aplicativo é pago, e custa $4.99.

Conclusão da segunda solução (aplicativo TetherMe):

Se seu iPhone é comprado no Brasil e você já redefiniu os Ajustes de Rede e ainda não resolveu o problema, você não tem a obrigação de pagar pelo app TetherMe para resolver o problema: entre em contato com sua operadora. Ela tem a obrigação de se virar para lhe ajudar a resolver o problema. No entanto, se seu iPhone não é comprado no Brasil, nenhuma operadora poderá lhe dar suporte, e o único jeito é dar a tal pequena enganada no sistema utilizando o aplicativo TetherMe.

Para as pessoas que não conseguem habilitar o tethering nativamente, o TetherMe é essencial. O que muitos também usam como solução é o MyWi 5.0, que também habilita o tethering, mas de maneira um pouco diferente, por meio de um aplicativo até um pouco mais completo que lhe deixa customizar sua rede mais livremente. Você pode definir um nome diferente à rede, por exemplo, coisa que a Apple não ativa em seu recurso nativo do Acesso Pessoal. No entanto, o preço do MyWi é bem salgado: 20 dólares. O TetherMe, quando foi lançado, custava apenas $0.99, mas já subiu para $4.99. Apesar da subida de preço de $0.99 para $4.99 depois do lançamento do TetherMe, ainda acho que compensa mais comprar este último do que gastar 20 obamas pelo MyWi.