iPod School

Seu “Acesso Pessoal”, que faz tethering do 3G do iPhone, não aparece nos Ajustes? Saiba como resolver o problema!

André BazagliaAndré Bazaglia

Aqui no Brasil, as operadores suportam nativamente o recurso do “Acesso Pessoal” nativo do iPhone, presente nas versões mais recentes do iOS. Por meio dele, você pode transformar seu iPhone em um roteador, espalhando sua rede 3G por Wi-Fi, bluetooth ou por um cabo cabo (quando o aparelho é ligado ao computador).

A opção, quando ativada, libera o 3G do seu iPhone para outros aparelhos!

O problema é que, mesmo que as operadoras brasileiras ofereçam este recurso no iOS (certas operadoras no exterior bloqueiam), algumas pessoas não conseguem ativá-lo por motivos desconhecidos – geralmente, o problema ocorre mais com aqueles que têm seus iPhones desbloqueados por algum método não-oficial (Gevey ou Ultrasn0w, por exemplo). Se você é afetado pelo problema e mesmo já estando numa versão bem recente do iOS, hoje mostrarei duas maneiras de solucioná-lo.

Primeiro método:

O primeiro método é muito simples, e não há grande mistério no procedimento que faremos, mas ele nem sempre funciona. Abra o aplicativo Ajustes, toque na aba Geral e, dentro dela, na opção Redefinir. Dentre as várias opções, selecione “Redefinir Ajustes de Rede”. É importante que você clique neste botão e redefina apenas os ajustes de rede, pois se você clicar no lugar errado, é possível que você redefina todos os ajustes, e acabe formatando seu iPhone acidentalmente, okay? Depois que você clicar no botão de redefinir os ajustes (o botão certo, de preferência, hehe!), seu iPhone reiniciará automaticamente.

Depois que ele terminar de reiniciar, vá no aplicativo Ajustes, e lá, siga o caminho: Geral > Rede. Ative o 3G e os “Dados do Celular”. Imediatamente, a opção do Acesso Pessoal deverá aparecer se você deslizar o dedo de baixo para cima com a intenção de abaixar um pouco o conteúdo da tela.

Se você fez tudo, e a opção ainda não apareceu, vamos para a segunda solução para o problema, então!

Segunda solução:

A segunda solução infelizmente é mais limitada, e requer que você tenha um aparelho com jailbreak, mas se você tentou a primeira e ainda não conseguiu, este é o jeito que funciona em 99% dos casos. Tendo o jailbreak feito, abra o Cydia e busque pelo aplicativo TetherMe. Ele é compatível com qualquer iDevice entre o iOS 3.0 e 5.0.1. O que ele faz é mexer com os arquivos do iPhone, e forçar o aparelho a ativar o Acesso Pessoal.

O interessante é que nem é mesmo preciso reiniciar o aparelho, a única coisa que você precisará fazer depois de instalá-lo é clicar no botão “Respring Springboard”, que aparecerá na tela de conclusão do Cydia. Esta dica funciona praticamente sempre, mas há um porém: o aplicativo é pago, e custa $4.99.

Conclusão da segunda solução (aplicativo TetherMe):

Se seu iPhone é comprado no Brasil e você já redefiniu os Ajustes de Rede e ainda não resolveu o problema, você não tem a obrigação de pagar pelo app TetherMe para resolver o problema: entre em contato com sua operadora. Ela tem a obrigação de se virar para lhe ajudar a resolver o problema. No entanto, se seu iPhone não é comprado no Brasil, nenhuma operadora poderá lhe dar suporte, e o único jeito é dar a tal pequena enganada no sistema utilizando o aplicativo TetherMe.

Para as pessoas que não conseguem habilitar o tethering nativamente, o TetherMe é essencial. O que muitos também usam como solução é o MyWi 5.0, que também habilita o tethering, mas de maneira um pouco diferente, por meio de um aplicativo até um pouco mais completo que lhe deixa customizar sua rede mais livremente. Você pode definir um nome diferente à rede, por exemplo, coisa que a Apple não ativa em seu recurso nativo do Acesso Pessoal. No entanto, o preço do MyWi é bem salgado: 20 dólares. O TetherMe, quando foi lançado, custava apenas $0.99, mas já subiu para $4.99. Apesar da subida de preço de $0.99 para $4.99 depois do lançamento do TetherMe, ainda acho que compensa mais comprar este último do que gastar 20 obamas pelo MyWi.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Arthur Bastos

    muito legal a matéria, André eu vi um cara perguntando no post anterior (post do Vinicius) sobre o iphone 4 dele que não sai da tela da macã, depois de baixar o h1siri, o meu iphone tbm deu isso, só que no meu caso é um 3gs na versão do ios 5.0.1, segui o mini tutorial que o vinicius falou para ele porém no meu não deu, teria como vc fazer um post, ou um comentário mais detalhado sobre esse erro, por favor não consigo mais viver sem meu iPhone se ele der PT, vou ficar muito bolado kkk', peço por favor uma enorme ajuda de vocês do ipodschool, muito obrigado.

    • http://www.ipodschool.com André Bazagli

      Qual foi o erro! Faço um post detalhado sim! Quer que eu ensine a detalhar qual erro, exatamente?

      Abraço.

      • Sirmedrado

        É o erro 1600, porém o amigo me respondeu, já deixando esse alerta que esse h1siri, que está presente numa repo (iphone3gsystem) transforma os unthetered em tethered , bom é isso era só dar o reboot pelo redsn0w que dava certo, porém André, ele continua tethered e da erro tanto com a restauração, quanto no jailbreak unthetered pelo novo redsn0w, enfim gostaria e vc fizesse um post, explicando esse erro após o reboot.fui na claro, tentar resolver pela restauração e perdi minha garantia…bom o que me resta é vcs hehehehehehe, espero q me ajudem, grato, Arthur

        • http://www.ipodschool.com André Bazagli

          Sabe colocar em DFU? Coloque-o em DFU re restaure-o 😀

        • http://www.ipodschool.com André Bazagli

          O pod4g respondeu ali em baixo! Veja se dá certo. :)

          • Anônimo

            Sabe quando voce coloca o chip pela primeira vez e aparece, Operadora esta solicitando uma configuracao. Se voce sempre descartar essa mensagem, o iphone nao bloqueia nenhum servico como nos US, mas so funciona em iphone desbloqueado.

      • PALOMA

        Oi André, talvez n tenha nada a ver, mas comprei um iphone 3 para minha namorada, fiz jailbreak, desbloquei a rede através do ultrasn0w, mas agora ele não pega sinal 3G de jeito nenhum. Uma vez efetuei a formatação completa dele com jailbreak e me deu uma gigantesca dor de cabeça para arrumar tudo. Gostaria de saber se eu Redefinir ajustes de rede (lembrando que o mesmo possui jailbreak, cydia e rede desbloqueada através do ultrasn0w) pode ocorrer algum problema ou pelo menos posso corrigir o meu defeito de net 3G???? agradeço desde já!!!!

    • pod4g

      fala Arthur, eu sou o cara que vc mencionou kkkk', tbm fiz o h1siri, e deu esse pau…porém não dava para restaurar, então fui buscar diversos tutos na net, até que achei um, acho q em russo kkkkkk' q dizia que esse novo h1siri, estava tornando os jailbreak untethered em tethered, então era só dar um reboot pelo redsn0w, que ele volta, fiz isso ocorreu tudo bem, logo após restaurei, e fiz o jailbreak de novo, e dessa vez tudo certinho, faça isso e dará certo…aconselho que faça o seguinte, não faça o backup dos seu arquivos, apenas as fotos que abrem a parte em uma pasta fora do itunes, pq assim é certeza que não vai dar erro, se der algum erro na restauração faça o reboot, e dessa vez faça a restauração com uma custom firmware, no caso baixe dois programas o sn0wbreeze que faz essa custom no windows ou pwnagetool para mac e o iBoot, que faz a custom funcionar, daí é só clicar em restaurar pressionando a tecla shift (windows) ou option (mac), abrir a custom e seguir com a restauração, não faça a restauração em modo DFU, pq vai dar erro, faça com ele normal…espero ter ajudado, responda depois se deu tuco certo, vlw , T+

  • Henrique Cestarolli

    A pergunta é: E pra quem usa o Gevey? Interfere em algo essa redefinição dos ajustes de rede?

    • http://www.ipodschool.com André Bazagli

      Não! Pode fazer!

  • Julianohuzalo

    MUITO… MAIS MUITO OBRIGADO!!! Tenho gevey e funcionou o TetherMe perfeito.
    TENHO agora o iPhone 4 completo com 5.0.1 FaceTime perfeito, siri do spire 100% funcionando e agora acesso pessoal.
    Só falta o siri em portugues!

    MUITO GRATO ANDRÉ

    • http://www.ipodschool.com André Bazagli

      Também uso Gevey e funcionou, haha. De nada, é ótimo ajudar! :)

  • Filipe Knoxx

    Fiz o primeiro passo, nada feito…
    Segundo passo, TetherMe… Tudo feito ! xD
    Funcionando perfeitamente !
    iPhone 4 americano na 4.3.3 (só esperando chegar meu chip da AT&T pra atualizar pro 5.0.1)

    • http://www.ipodschool.com André Bazagli

      Valeu pelo relato! =)

      Abraços.

      • Pcaki

        Eae Andre belz,,, reparei q as reclamacoes de bugs no jailbreak untethered pelo redsnow (b3) acabaram… impressao minha ou realmente a versao (b3) esta mais estavel???

  • Alexandre Moura

    Para quem tem dúvida com o Acesso Pessoal, é só ativar o 3g do aparelho que aparecerá automaticamente.
    Obs.: talvez o aparelho tenha que receber o ip aí, só depois disso que aparecerá o acesso pessoal.

  • Faster

    E aquela opção pra quem tem Gevey de configurar manualmente a rede de dados comigo funcionou, e vc não citou aqui…

  • http://www.facebook.com/people/Guilherme-Freitas/100002394731401 Guilherme Freitas

    Olá Candido! Aqui é o Guilherme, editor do iPod School. Peço desculpas, porém terei que bloquear o link de seu comentário pois temos adotado aqui no iPS uma política contra qualquer tipo de pirataria.
    Em nome da equipe, peço desculpas pelo transtorno (:

    Grande abraço!

  • Marcelo Nahás

    Oi André, tudo bem? Minha dúvida é se esse acesso pessoal também existe para o ipad 3G+WiFi (iPad 1). O meu está na versão 5.01 com jailbreak. Instalei o TetherMe mas a função não aparece…

  • Lucas

    uma duvida sobre gevey, se o PRO funciona na versao5.0.1, eu uso e funciona mais ou menos, ele da apenas uma barrinha de sinal, queria saber qual que funcionaria 100% se aquele supremeiriadar o sinal completo…obrgado
    ai ta a foto de como o sinal fica, sendo que o iPhone do meu pai da sinal completo

  • Leandro

    Comigo funcionou o TetherMe… IPhone 4 iOS 5 com Gevey

  • TCHELLO

    se ficar fazendo tethering com iphone da softbank a conta vem alta,verdade?

  • Louis Pellissier

    Olá, eu consegui ativar o hotspot pelo TetherMe, mas ainda estou com um problema no meu iphone 4 iOS 5.0.1 com gevey.
    Meu 3G não funciona, já tentei de tudo… arrumei a APN (da OI, no caso) já restaurei as configs de rede e nada funciona (assim como facetime e imessages).
    o que eu faço???

  • http://www.facebook.com/camilla.thiago Camilla Scoth Thiago

    muito obrigada voce me ajudou muito! e obrigada Deus!

  • Reinaldo7

    Ola tenho 1 ipad fiz o plano de internet bis do BB e funciona direitinho a internet , so que na hora de fazer o thetering ele fala pra eu entrar em contato com a operadora , eh normal isso? tem alguma solucao?

  • rik

    valeu camarada resolvi meu poblema com a ultima opsao pelo TetherMe,no cidia…valeuu….

  • Pedro

    Obrigado , deu certinho

  • http://twitter.com/nexusjohn @nexusjohn

    O meu iPhone perdeu o ''Acesso Pessoal'' assim que atualizei o iOs para 6.1 Fiz o passo a passo e voltou ao normal, muito obrigado!

  • Ana paula

    Oi, munha operadora é a vivo e ontem liguei la pq mej 3g nao estava funcionando so que eles nao resolveram nada. Lembrei do acesso pessoal e como ele faz esse tethering com o 3g, resolvi mexer.. Para minha surpresa, quando abro ajustes>geral>celular–> acesso pessoal, ele fica carregando e nao para, oq eu faço?? Alguem me ajudaaaa pf! Haha

  • JoseLuiz

    Com a atualização do meu iPhone o acesso pessoal ficou mais dificil de encontrar mas segua o seguinte:
    Ajustes > Geral > Celular > Acesso Pessoal ( não sei mas me parece sacanagem para dificultar o acesso )

  • Jonas

    Quando abro ajustes/geral nao tem a opção de rede. Tentei reiniciar as configurações de rede, o iphone reiniciou, mas continua nao aparecendo.
    Alguém tem idéia do que pode ser?
    Versão do software esta atualizada.

  • Ronny brendo

    Faz muito tempo eu sei, o ultimo comentário foi a 3 anos atrás, mas queria saber si tem outro programa pra fazer isto, por que este tetherme nem existe mais, pelo menos nao achei ele nem na apple store nem a internet. Poderia me ajudar?