iPod School

Serviço quebra proteção DRM e instala apps piratas sem uso do jailbreak

André BazagliaAndré Bazaglia

No último dia do ano passado, escrevi uma matéria noticiando o fim da equipe Hackulous, mostrando como o fato ocorrido poderia ser benéfico para o enfraquecimento da pirataria [Leia: Primeiro grande passo para trás na pirataria do iOS]. Se por um lado morre a maior comunidade de pirataria do iOS, de outro soluções alternativas tornam-se mais populares e novos métodos de pirataria surgem do nada. Desenvolvedores brilhantes se apresentam investindo em formas de piratear virtualmente, quase sempre usando nicknames ao invés do nome verdadeiro, já que há muito tempo softwares virtuais estão incluídos no âmbito dos direitos autorais, o que garante a proibição da reprodução de material sem a devida autorização.

Um garoto de apenas 15 anos (!) criou o Zeusmos, um serviço que oferece a possibilidade de instalação de conteúdo crackeado sem nem mesmo a necessidade de realização de jailbreak. O criador da ferramenta denomina a possibilidade criada por ele mesmo como uma forma de testar aplicativos antes de comprá-los, o que não justifica a ilegalidade – e pirataria é crime.

iphone

A parte boa da notícia é que o Zeusmos é pago, e isso já é o suficiente para que a ferramenta não se torne popular, sofrendo resistência em seu potencial ao não atingir todos os possíveis usuários da mesma. É simples, prática e não requer jailbreak, mas é paga. Por quê? A explicação provável é previsível: para quebrar a DRM (proteção de cópia) dos aplicativos, é extremamente provável que a UDID do aparelho em questão deva ser cadastrada no portal de desenvolvedores da Apple. Certamente é o que acontece: o programador responsável pelo Zeusmos é obrigado a cadastrar UDID’s, e cobrar por isso.

Interessantíssimo ver o desenvolvimento de uma ferramenta tão incrível por um jovem de apenas 15 anos. Paralelamente, espero que tenhamos um futuro recheado do brilhantismo de excelente programadores.

[fonte: TheNextWeb]

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Lopá

    Excelente Post!!! Tenho jailbreak em meu iPhone 4 e vou mantê-lo por um bom tempo, pois só assim consigo deixá-lo da forma que quero (isso não quer dizer q sou adepto da pirataria), pois Jailbreak não é apenas piratear aplicativos pagos.

    Diferentemente do Jailbreak, esse novo método serve "apenas" para piratear aplicativos, e não para modificar e melhorar o iOS.

  • Nivek

    Como que instala o zeumos no ios 6.0.1?

    • JanjaBoy

      Compra o Apps que não é ilegal.
      #ficaadica

  • Post muito interessante.
    A Apple deve ficar atenta para esses tipos de serviços, pois além de ser algo fora da legalidade, a ferramenta pode torna-se algo perigoso ao usuário.
    Eu não tenho coragem de espalhar minha UDID por aí 😉

    • Exato! Bem lembrado. Também não tenho coragem de espalhar minha UDID por aí.

  • rafael

    Certo e pega onde?

    • O Zeusmos é ilegal e pago. Certamente, você não vai querer. 😉

      • Esse esquema nao é novo, ja existia a muito tempo varios sites, que exigiam pagamento, eles re-assinam o certificado do app crackeado e assim voce pode instalar o aplicativo pelo itunes como sendo original. Felizmente a maioria desses sites sao golpes, e quem quer arriscar a ter o UDID bloqueado pela apple, va em frente.

  • luciano

    ai galera quem quiser o promocode do limonade tyconn daea games, pega este aqui,eu ganhei mais nao irei utilizar WXWTT34XTF4K serve apenas para appstore brasil.

  • Zig

    Cara o site do Zeusmos não ta funcionando

  • Antonio Carlos

    Uso o Jailbreak para a customizaçao do meu Iphone
    eu não consigo entender como alguem prefere pagar para ficar na ilegalidade rs