iPod School

Seria esse o fim dos computadores de mesa?

JoeyMarleyJoeyMarley

Como temos visto atualmente, os gadgets de mão como os tablets, celulares, smart phones e etc, estão evoluindo de forma assustadora. Os tablets mais novos, por exemplo, já possuem processadores dual-core e até 1GB de memória RAM. Ainda lembro que meu primeiro computador, isso em 2002, tinha 1GB de HD e muito menos que isso de ram, além de ser um computador com gabinete. Os computadores atuais estão ficando cada vez menores e mais potentes, bons exemplos disso, são o Mac Mini e o iMac, que têm uma alto desempenho e ocupam um pequeno espaço.

Voltando a minha pergunta inicial, com todo esse investimento nesses aparelhos, e na venda em massa de notebooks e netbooks, será que os computadores de mesa serão eliminados das casas dos usuários comuns, sendo exclusivamente pra usuários de altíssimo desempenho? Talvez nem isso, já que existem vários modelos de notebook de alto desempenho. Mas o que mais me preocupa, são os realmente móveis: Os tablets e smart phones. Como já disse antes, hoje esses aparelhos já superam computadores de 10 anos atrás, que nem é tanto tempo assim. Não que eu ache isso de todo ruim, gosto deles, acho grandes invenções, só acho que estão evoluindo muito rápido, e como a maioria usa software de terceiros, esses não tem tempo de se adaptar.

Cheguei ao ponto que queria: software. O Android é um dos sistemas mais usados em smart phones, e está começando a ser usado em tablets, ele é usado em vários modelos de aparelhos. Isso facilita muito pro fabricante, que pode criar um aparelho sem se preocupar com o software, mas dificulta para o desenvolvedor, que não sabe como será o hardware, tendo de criar um software que funcione com o máximo de aparelhos, isso deixa o aplicativos instavel, e ainda diminui o mercado daquele desenvolvedor. Na plataforma Apple, esse problema não existe, ou pelo menos, é menos grave.

Independente da plataforma, existem milhares de aplicativos que podem fazer as atividades que seriam feitas num computador. Ou seja, posso escrever um texto no meu iPhone, assim como faria no meu computador. Isso é bom, pois em qualquer lugar, posso fazer as minhas atividades, seja qual for, trabalhar, escrever, jogar, etc. E com os avanços dos tablets e smart phones, isso vai ser cada vez mais comum no nosso dia-a-dia.

Vimos várias notícias sobre o uso do iPad em escola e empresas, que na minha opinião é legal, mas deveria ser um pouco mais estudado e difundido. Nas empresas o problema é menor, já que os empresas já trabalhavam com computadores e um tablet seria uma mudança mínima nisso. Mas nas escolas, isso ainda é um tabu. Muitos educadores não acreditam no potencial desses aparelhos, confiando mais nos velhos livros e cadernos. Sou a favor dos computadores na escola, sejam eles: Notebooks, Netbooks, iPads, etc. Mas a escola deveria preparar os professores pra isso, já que nem todos sabem como podem usar esses aparelhos em suas aulas.

Uma outra coisa desses aparelhos, é que eles estão cama vez mais nos conectando. Com eles, podemos acessar nossas redes sociais de praticamente qualquer lugar. Isso é ótimo pra redes como o Twitter, em que algumas horas você pode perder completamente uma mensagem. Num computador tradicional, é bastante demorado acessar essas páginas, comparado com os móveis, sem falar que nesses, você não precisa se ficou ou não logado no site, já que ele vai ficar sempre no seu bolso e ninguém vai usar sem você saber. Para algumas pessoas as redes sociais nesses dispositivos não são importantes, mas outros acham essencial.

Concluindo, o avanço da tecnologia, está criando computadores cada vez menores e mais potentes, entre esses estão: os tablets e smart phones. O acelerado avanço de hardware, está sendo ruim para os desenvolvedores de software, esses aparelhos móveis estão, cada vez mais, substituindo os computadores tradicionais e ainda estão mundo a forma de estudarmos e trabalharmos.

  • Norton

    Altos autores novos! Bem vindo!

    • Jeferson Lima

      Eu sei o q é metrologia! Aliás, ótimo post!

      • JoeyMarley

        Não me venha dizer que é o estudo do metro, :p! Obrigado pelo comentario!

    • JoeyMarley

      Obrigado, :)!

  • Le0VilleMS

    Os computadores de mesa podem sumir, mas isso já aconteceu nos DataCenters: com a chegada dos Servidores Blade e Servidores Rack, os servidores de formato gabinete já não ocupam mais espaço nos DataCenters (geralmente ficam nos escritórios onde precisa-se de um maior poder de processamento)

    Os Servidores Rack têm a espessura de um notebook e o poder de processamento de vários Servidores gabinete.

    Com os computadores pessoais o destino deverá ser o parecido: Os notebooks e tablets deverão ocupar o lugar do conjunto gabinete-monitor-teclado-mouse dentro de anos, mas até lá temos que melhorar o poder de processamento dos tablets, pois Gamer que é Gamer ainda precisa de um Gabinete e um Monitor, já que o poder de processamento dos notebooks (e principalmente dos tablets) não é o suficiente para rodar um Crysis ou Metro 2033 da vida.

    Bem, venha o que vier, eu ainda prefiro um Gabinete com Monitor do que um Notebook.

    Ah, seja bem vindo ao iPS!

    • JoeyMarley

      Ótimo comentário, a propósito, eu acho que a Apple tem um desses servidores. Eu particularmente, acho que os computadores grandes devem desaparecer, ou no mínimo, diminuirem. Na casa dos gamers, não acho que isso vá rolar tão rápido. Mas existe a chance que aconteça! E, valeu pelo comentário!

      • JoeyMarley

        Ou talvez não aconteça, 😀

      • Le0VilleMS

        A Apple não tem um desses servidores, a Apple assim como várias empresas de tecnologia tem Milhares desses servidores (ou seja, o conjunto de vários servidores, um DataCenter).

        Agora, se você se refere se a Apple fabrica um desses servidores, ela fabricava, o XServe. Mas as pequenas empresas começaram a comprar Mac Mini com Mac OS X Server porque saiam mais barato e o XServe "parou de vender", assim a Apple decontinuou o XServe

        • JoeyMarley

          é, eu me expressei errado, :p! Mas eu não sei, o XServer me parecia melhor que o Mac Mini pra essa tarefa, principalmente por causa da facilidade de colocar ele em um daqueles gabinetes pra servidor.

          • Le0VilleMS

            Sim, ele era bem melhor. Mas era mais caro, o que levou a Apple a descontinuá-lo

  • Ricardo

    Gostei do post…. bem vindo ao iPod School!

    • JoeyMarley

      Vlw cara!

  • Kyrii

    Os computadores de mesa NUNCA acabaram.

    Sabe porque?????

    Porque QUASE TODO o desenvolvimento software do mundo ou tarefa que exija muito do hardware e feito neles.

    O dia em que se poderá programar para um sistema móvel no mesmo sistema móvel ai SIM eles não terão razão de existir pq os dispositivos móveis chegaram ao nível dos desktops

    • JoeyMarley

      O que eu quiz dizer, não é que os dispositivos móveis vão substituir totalmente um computador tradicional, só disse que eles estão fazendo várias tarefas que os PCs fazem. Não quis dizer que um celular pode ser usado pra escrever um programa complexo. Mas pensando bem, por que? O que impede um desenvolvedor criar um aplicativo que você possa programar pelo iPhone? Claro que não vai se escrever um "God of War III" num iPhone, mas programas simples podem ser escritos sem problema. Como eu disse no post, os tablets de hoje, já superaram computadores que é super potentes, na sua época.

      Obrigado pelo comentario.

      • Kyrii

        Em parte concordo.

        Mais atualmente um dispositivo móvel é TOTALMENTE dependente de um Desktop.

        Vou dar um simples exemplo:Atualizar o sistema

        No Mac baixamos os dados, instalamos os dados removemos os antigos e rebotamos.

        Mais e os dispositivos moveis?

        Eles tem que estar conectados a um desktop, um programa do desktop realiza todo o processo para isso ocorrer.

        Isso é mais um motivo para o desktop continuar a existir.

        Um dispositivo móvel é totalmente dependente dele.

        • JoeyMarley

          Eu sei cara, um dispositivo móvel é dependente de um computador. Mas um notebook pode ser usado pra essa tarefa, e ele não é um desktop. Não disse que os computadores vão ser substituidos por celulares ou tablets, e sim por coisas menores, os notebooks por exemplo.

          • Kyrii

            Então entramos na questão "bateria"….

            • JoeyMarley

              kkk! Acredito que um dia vá existir energia sem fio! :p

  • ótimo Post! 🙂

    • JoeyMarley

      Vlw, 🙂

  • JunioRock

    Existe um programa que não necessita de nenhum processador atual como o Intel Duo-Core, uma memória RAM de 2 gb nem nada dessas placas de vídeo super caras e com nomes bem difíceis de soletrar. Basta uma internet banda larga. No windows precisa-se de um XP à 7 e no Mac, de um Leopard à o Snow Leopard. Se chama OnLive o programa, e o melhor, ele roda no iPhone e iPad!
    http://www.onlive.com/

    • JunioRock

      E sim, eu acredito um dia os computadores pesados vão desaparecer, eu mesmo tenho um MiniMac, e o espaço não faz falta com ele na mesa.

      Ótimo post :D!

      • JoeyMarley

        A um bom tempo eu tava economizando pra comprar um MacBook Pro pra mim, mas sempre adiava. A um tempo atrás meu PC quebrou então eu pensei: "Bem, eu acho que agora é a hora de comprar um MacBook!" E não gostei só do Mac em si, mas da praticidade que ele trás por ser menor. Agora eu posso levar ele pra qualquer lugar e continuar trabalhando, ainda mais na minha casa que tem wi-fi, tudo fica mais fácil.

    • JoeyMarley

      Valeu pelo comentário cara, mas, o que exatamente esse programa faz?

      • JunioRock

        Você baixa o programa e nele compra-se jogos, como Fear e etc. Tem também demos onde você joga o jogo com um limite de 30mn. Esse programa, onlive, foi considerado revolucionário por que ele mostra que não é preciso de computadores muito potentes, só de uma banda larga.
        http://www.baixaki.com.br/tecnologia/8555-onlive-
        Nesse link tem a resenha completa do Onlive 🙂

  • Alexandre Telles

    Joey só tenho 3 palavras pra vc…

    Why so serious

    • JoeyMarley

      Ah, isso é uma montagem antiga que eu fiz. To tentando fazer alguma coisa nova, mas ta difícil, até lá, fica essa mesmo, :D!

  • Eduardo

    Concordo que a tendência é cada vez mais os desktops serem substituídos por notebooks, netbooks e, em alguns casos de uso mais simples, até mesmo por tablets. Não acredito que os desktops deixem de existir, mas provavelmente se tornarão cada vez mais um produto de nicho.

    • JoeyMarley

      Isso aí, exatamente isso!

  • iMark

    Belissímo post meu novo companheiro 😉 .

    Abraços e até mais…

    • JoeyMarley

      obrigado, 😀

  • Bruno

    Parabéns pelo post e bem vindo ao blog. Bom ponto de vista! Só uma dica: da próxima vez preste mais atenção aos erros ortográficos e principalmente na pontuação. Uma boa pedida seria pôr o texto no word/pages para verficar a ortografia e só depois postar.

    • JoeyMarley

      vlw pela dica cara. Eu esse foi o primeiro post, e eu fiz meio corrido, vou tentar melhor da próxima!

  • Marcelo

    belo post, escrita, informação, visualização, enfim, está 10!!!

    parabéns!

    sempre que ver um post seu, farei a devida leitura com extrema atenção!

    obs.: para mim os desktops já não têm utilidade há tempos, não sou programador, apenas um usuário com necessidades básicas, portanto, adeus Desktop e vida longa ao Macbook Pro! rsrs

    • JoeyMarley

      kkk! Obrigado pelo comentário!

  • Guilherme Freitas

    É tradicional da cultura humana a rejeição às mudanças mais drásticas relativas a seus costumes e/ou hábitos. Por ser extremamente lugar-comum, a figura do querido "desktop" tornou-se símbolo daquilo que chamamos de computação pessoal; condição essa que, principalmente nas pessoas de gerações mais antigas, permanecerá inabalável paralelamente ao desenvolvimento tecnológico. Mesmo estando certo da futura "estinção"(me perdoem se a grafia estiver incorreta) dos computadores dotados de gabinetes, ainda acredito que, por ora, a solidez – tanto fisica quanto virtual – de máquinas como o Mac Pro da Apple são necessárias em ambientes árduos e atividades mais específicas.

    Honrando a característica de humano que levo nos ombros, sou obrigado a admitir que não conseguiria substituir meu iMac por algo mais, hum, "compacto"… mas, quem sabe o que o futuro nos guarda?

    Ótimo post, meu colega!

    • JoeyMarley

      Levei um tempo pra traduzir seu comentário(brincadeira)! Obrigado pelo comentário, :)!

    • Norton Cruz

      Guilherme, se escreve extinção, meu caro companheiro. Haha!

      • Guilherme Freitas

        Mil desculpas! Me confundi total e completamente… E o corretor nao me ajudou.

  • Francisco Almeida

    Ótimo post!

    • JoeyMarley

      Obrigado cara!

  • Dico42

    Ótimo post, mas eu acredito que os destops não irão desaparecer a curto/médio prazo… Só acredito que ele vai se tornar um produto apenas para quem trabalha no ramo, como desenvolvedores e designers 😉

    • JoeyMarley

      Vai demorar um bom tempo pra que os desktops sumam das casas dos usuários de alto desempenho. Talvez nunca saiam, :D. Mas eu acho que em breve, surgiram super computadores, dos tamanho de um Mac Mini. O maior problema(na minha opinião) é a refrigeração! Obrigado pelo comentário!

  • –'

    Nunk vai ser o fim dos computadores de meses, e as pessoas que trabalham com 3ds max por exemplo que dos no Windows só, vão rodar aonde ???

    Na boa, eu achei meio sem nexo esse tópico

    • JoeyMarley

      Não entendi o que quis dizer. Poderia esclarecer melhor?

      • –'

        Cara não tem como ser o fim dos computadores de mesa cara… tudo bm…

        tem procedor com dois nucleos… tem legal.. e dai? qual o clock deles?

        tem uma placa grafica tão boa quanto uma ATI Radeaon serie 5000 ou 600.

        capaz de rodar um software para animação em 3D como o MAIA ou o 3DS MAX.

        é bom.. nao to falando que os dipositivos mobiles são ruim.. so pq tem 1g e laralá..

        to falando que um computador pessoal sempre vai estar um passo a frente de um tablet

        ou qualquer outro dispositivo movel portatil.

        Simples.. quando um table chegar no minimo a ter um processador Quad core..

        os computadores de meses com ctz ja vão ter processadores de até 8 nucleos para uso

        pessoal.

        Foi boa a intenção, mais nunk vai substituir um computador de mesa.. nunk vai chegar ao

        fim isso.

        Essa materia nao tem nada a ver com nada.. o Blog eh bom.. um dos melhores que tem

        na internet, mais tem materias que tem ser filtradas antes de serem postadas..

        Só assim.. os blogs rivais nao vao se gabar de blogs bons como esse falando de materias

        nada com nada.

        =D

        O blog eh bom, bora manter oq ah de melhor!

  • Rodrigo

    Produtos diferentes para consumidores diferentes…

    Não é só porque os handhelds e notebooks estão fazendo sucesso que significa que o outro vai parar.

    O dia que um notebook ou smartfone tiver a mesma ergonomia, facilidade de expansão, robustez, desempenho, etc…de um desktop, aí pode ser, mas como isso é impossível por enquanto os desktop ainda vão durar muito…

    Se fosse no mesmo caminho, seria algo como se todos tivessem TVs de 10 polegadas e a grande TV da sala sumisse tambem…

  • MARCELO

    Que merda é essa!!!! PC de mesa é tudo de bom, e aliás, já estou muitoooo acostumado com ele.
    que merda de idéia é essa de querer sumir com os pc de mesa?? Sou contra, sou muito contra isso.