Press "Enter" to skip to content

Segurança comprometida: software permite que hackers ativem a Webcam de um Mac sem que a luz verde de aviso se acenda

Um processo criminal recentemente resolvido mostra como um estudante de ensino médio hackeou o Mac de uma colega de classe e tirou fotos da garota enquanto ela estava nua, sem que sequer ela imaginasse que isto estaria acontecendo. Apesar da luz verde ao lado da câmera dos Macs ficar acesa sempre que a câmera está ativa, o software foi programado para separar o hardware da câmera do hardware da luz, o que é utilizado legalmente pelo FBI em algumas investigações ou ilegalmente, no caso do rapaz que extorquiu as imagens da menina.


Mesmo que tenhamos ouvido muito sobre a garantia de que não existe forma alguma de ligar estas câmeras dos computadores da Apple, dois estudantes da Universidade Johns Hopkins examinaram o indicador de Webcams da Apple e descobriram tanto como desativar o LED quanto como tornar os usuários incapazes de controlar o LED da câmera. A vulnerabilidade descrita por eles não funciona em Macs construídos depois de 2008, mas não é nada improvável que existam maneiras de fazer o mesmo com máquinas recentes. Se considerarmos todos estes fatores, podemos, com certeza, considerar que a segurança das Webcams dos Macs é bastante duvidosa.

Apple Webcam

Já que provavelmente todos nós, usuários de Mac, estamos susceptíveis a este tipo de invasão privada, que tal nos prevenirmos deste tipo de incidente? Não instalar aplicativos não confiáveis é quase que essencial. 😉