iPod School

Samsung copia EarPods, o fone de ouvido da Apple

André BazagliaAndré Bazaglia

A Samsung é reconhecida por se inspirar demais nos produtos da Apple. Isso não seria um problema se isso fosse feito da maneira correta. Sou extremamente a favor da inspiração que empresas podem ter em outras empresas na elaboração dos seus produtos. Veja: sem ela não haveria concorrência. A Microsoft se baseou no Macintosh — e posteriormente o Linux brotou –, e é por isso que temos ótimos sistemas operacionais que atendem diferentes necessidades hoje. A geração atual de smartphones se basearam no primeiro iPhone, que introduziu um conjunto de tecnologias inovadoras ao mesmo tempo, como a ausência de um teclado físico, o multitouch (que tornou as telas maravilhosas e super sensíveis) e um jeito novo de navegar na web. Outras empresas seguiram a mesma linha, e é por isso que existem excelentes sistemas operacionais móveis com ótimos recursos. Quem tem a ganhar é só o consumidor. Duas coisas, no entanto, são lamentáveis.

A primeira é a patenteação excessiva em cima de qualquer coisa. A Apple tem patentes sobre um retângulo com bordas arredondadas em produtos. Isso abre brecha para a empresa criar qualquer aparelho de formatos retangulares e com bordas arredondadas (como um iPhone e um iPad) e exigir que outras empresas não façam o mesmo. É triste o abuso de patentear coisas óbvias. E triste também que o Escritório de Marcas e Patentes tenha aprovado uma coisa dessas. A segunda situação a qual lamento é a cópia descarada. Hoje, mais uma vez, a protagonista é a Samsung.

Os novos fones de ouvido que acompanharão o Galaxy S6 vazaram. Se forem esses mesmos, há uma clara semelhança (até em excesso) com os EarPods, os fones de ouvido da Apple. Confira a galeria (clique nas imagens para ampliá-las). Compare-a com a primeira imagem desta matéria, que mostra os EarPods produzidos pela própria Apple.

Ao longo destes últimos dias, além dos fones de ouvidos, foram divulgadas imagens dos novos Galaxy S6 e S6 Edge. E desde então a série de vazamentos de acessórios e configurações não para. As últimas imagens do suposto dispositivo vieram de uma promoção da Sprint. A bola da vez no debate são os novos fones de ouvido, que virão na caixa junto ao celular. A procedência de todas as imagens incorporadas acima é um site vietnamita, que trouxe à tona as primeiras ideias do que serão os fones de ouvidos da linha Galaxy S6 e S6 Edge. De bônus, adiciono um vazamento do Galaxy S6, que é comparado ao iPhone 6.

Galaxy S6 vs. iPhone 6

Semelhança acidental? Inspiração? Seja como for, realmente espero que os rumores estejam errados. Infelizmente, provavelmente eles não estão. É uma pena que a criatividade da Samsung tenha morrido e ela não tenha nenhuma vergonha em deixar isso cada vez mais claro para nós. Em 2014 a Samsung anunciou, em média, um novo Galaxy a cada 7 dias. Claro que isso aconteceu porque existem várias variações do aparelho que são lançadas quase simultaneamente: uma versão tradicional, outra à prova d’ água, outra com foco em câmera, outra quad-core, outra octa-core, outra mini, outra sem LTE, outra em versão esportiva, e por aí vai.

Em contrapartida, enquanto a Samsung fica na mesmice e copia suas concorrentes, outras empresas inovam. O Moto Maxx introduziu um conceito de bateria e carregamento ultra-rápido bem interessante. Espero, particularmente, que a Apple adote a ideia de melhorar a bateria e dê um passo além: a bateria do iPhone pode e deve ser revolucionada.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Rafael Valentim

    Ótima matéria ! Triste ver a CopySung ainda do mesmo jeito =/, única concorrente que vejo do iPhone no momento é o motorola, único que faz mais com menos assim como o iPhone

    • Concordo sobre o potencial da Motorola, que hoje bate de frente com o iPhone. Um abraço e valeu pelo comentário! 🙂

  • João Melo

    Só é preciso fazer justiça aqui a quem de direito. Concordo que a Samsung tem se baseado sobremaneira na APPLE. Mas, convenhamos, a APPLE, enquanto Steve Jobs era vivo, não aceitava aumentar o tamanho da tela. Hoje, a referência é essa, de tela grande e a APPLE até exagerou com a versão plus do IPHONE e, antes disso, usou plástico na sua versão C.

    • Sobre o tamanho de tela, é uma tendência de mercado, não uma cópia exata. O iPhone consolidou a geração atual de smartphones, que é marcada pela ocupação total da tela e ausência do teclado físico. Foi uma tendência de mercado que outras empresas seguiram, não vejo problema nisso. Assim como a tela e uma opção de menor custo também são tendências que a Apple adotou.

      Forte abraço.

    • juhnior

      Existe um abismo de diferença entre seguir o que o mercado quer e aumentar a tela e copiar design, algo extremamente pessoal e que dá a personalidade da marca. Fazendo isso a Samsung só mostra que está perdendo sua identidade. É triste…

  • yury_more

    Olha, eu tenho um Iphone 5c e ele é otimo, só que me restringe em muitas coisa diferentemente da Samsung q posso baixar músicas a qualquer hora, baixar arquivos da net a qualquer hora, sem aquelas frescura de sincronizar no itunes e blá blá blá. A samsung tem celulares tão bons quanto os da Apple exemplo é o galaxy s5 x iphone 6.
    Defendem e idolatram a apple num sei pq. Esse nova galaxy S6 com certeza é igual o iphone 6, com algumas coisas melhores. I dai q copiou foda-se bom para os consumidores q vao compra um celular top mais barato q o da apple. só to esperando juntar dinheiro para comprar o s5.