Press "Enter" to skip to content

Samsung anuncia Galaxy S4. Conheça o principal concorrente do iPhone

samsung-s4

Hoje ocorreu a apresentação que foi há algum tempo divulgada pela Samsung, no qual seria anunciado o mais novo dispositivo móvel da empresa, Galaxy S4. Os canais de mídia social da empresa fizeram uma contínua propaganda do grande evento, preparado no Radio City Music Hall de Nova Iorque. A empresa fez questão de dizer que o novo aparelho seria uma grande novidade, e, portanto, deveria ser guardado com muita cautela até que fosse apresentado.

Com 10 minutos de atraso, deu-se início à apresentação, que poderia muito bem ser classificada como um espetáculo. Com uma orquestra tocando ao vivo e atores, todas as novas funções foram anunciadas dentro de um contexto. Por exemplo, enquanto se falava sobre a câmera, um ator interpretava um viajante de férias no Rio de Janeiro, querendo compartilhar suas fotos com a família que estava distante.

Sendo o sucessor do Galaxy S III, celular de grande sucesso da companhia sul-coreana, o Galaxy S4 apresenta mudanças que poderiam passar despercebidas facilmente a primeira vista. Com um design muito semelhante aos outros dispositivos da empresa, o S4 conta com uma tela maior de 5 polegadas (contra as 4.8 polegadas de seu antecessor), com resolução 1920×1080, resultando em 441 pixels por polegada. Em comparação, a tela do iPhone 5, com suas 4 polegadas, tem uma densidade de aproximadamente 326ppi.

Mais alto que o S3, porém mais fino (tem 7.9mm de espessura, mais que os 7.6 do iPhone 5), o dispositivo mantém as características por muitos consideradas “baratas”. Corpo de plástico, tem um acabamento muito menos refinado que o HTC One e iPhone 5.

Design

Foi mantido o mesmo padrão observado no Galaxy S III. Um pouco mais alto, um pouco mais estreito (a distância entre a borda do celular e a tela foi diminuída, dando a impressão de maior imersão) e definitivamente mais fino, pesa 130 gramas, com os cantos menos arredondados. O design da Samsung realmente não é seu ponto forte. Os novos dispositivos de outras empresas, como o recém-anunciado HTC One e iPhone 5 tem um aspecto muito mais sério, com linhas fortes e materiais que dão um toque especial ao design.

Hardware

A resolução do novo Galaxy é consideravelmente maior que a dos antigos aparelhos. Com 1920×1080 (contra os 1280×720 do S III) e 5″, sua densidade de pixels por polegada é aproximadamente 441. Isso significa uma imagem mais nítida, sendo impossível discernir pixels individuais. A tela “Full HD Super AMOLED” da Samsung proporciona cores vibrantes e brilho forte o suficiente para uma boa visualização sob sol.

A bateria é uma das maiores entre outros dispositivos da categoria, com 2600mAh. Todos os modelos virão com 2GB de RAM e armazenamento interno de 16gb, 32gb ou 64gb, além do comum slot de cartões MicroSD que permitem adicionar até 64gb extras de armazenamento.

Os modelos variarão de acordo com a região, mas a princípio existirão modelos usando os processadores Exynos 5 Octa (um Quad-core de até 1.8ghz e outro quad-core de 1.2ghz. Sim, oito núcleos) da Samsung ou Snapdragon S4 Pro da Qualcomm (Quatro núcleos com até 1.7GHz).

O WiFi no S4 será um dos melhores (se não o melhor). Com o padrão IEEE 802.11 a, b, g, n e ac (o padrão ‘ac’ está sendo utilizado pela primeira vez e permite velocidades maiores que o antigo padrão, ‘n’), tem uma taxa de transferência de até 1 gigabit por segundo.

Seu LTE é global, não tento limitações de bandas como no iPhone. Todos os modelos LTE terão acesso à rede “4G” em qualquer país, independentemente da operadora. Isso ocorre graças a um novo chip de telefonia que permite tal acesso a diferentes frequências. A taxa de download poderá atingir 100 megabits por segundo, e a de upload 50 megabits por segundo.

Também foi incluído um sensor infravermelho que permitirá que o dispositivo seja usado como controle remoto para TVs e outros equipamentos que funcionam com a mesma tecnologia. Conta com os tradicionais Acelerômetro, sensor de iluminação, bússola digital, sensor de proximidade, Gyro, barômetro, gestos infravermelho, temperatura e umidade.

comparacao-s4-hardware

Software

Os celulares da Samsung rodam versões modificadas do Android. No caso, o S4 virá com o Android 4.2.2 com TouchWiz, nome dado à interface adaptada da Samsung. Essas modificações adicionam diversas funcionalidades, assim como mudanças na aparência e comportamento geral do sistema. Infelizmente, em diversos casos as funções de movimento e gestos falham feio em praticidade, fazendo com que muitos usuários desativem grande parte dos recursos.

Smart Scroll e Smart Pause: o celular sabe quando você está olhando para tela e faz bom uso disso. Você poderá rolar a página inclinando o dispositivo enquanto olha para ele. Essa função parece ser instável, de acordo com pessoas que testaram os celulares após o término da apresentação. Já o Smart Pause detecta quando você deixa de olhar para a tela, pausando o vídeo que está sendo exibido no momento.

S Health: com este app, o usuário poderá utilizar seu celular para manter registro de sua saúde. Informações como passos andados, degraus subidos, temperatura e umidade do ambiente, consumo e queima de calorias e até mesmo horas de sono (com um acessório) são armazenadas, facilitando muito a vida de pessoas que no passado tiveram que carregar consigo diversos aparelhos para realizar as mesmas tarefas.

Air View e Air Gesture: essa tecnologia permite que o usuário controle seu Galaxy com gestos. Mas a diferença é que os gestos são realizados sem que seja necessário o contato com a tela. Passando a mão por cima do celular, você pode alternar entra abas no navegador, mudar de faixa no app de música, atender ligações e mais. Com seu dedo a alguns milímetros da tela, você pode indicar uma imagem.

Vídeo

O vídeo a seguir, elaborado pela própria Samsung, nos passa uma boa imagem da proposta do Galaxy S4.

Crédito da imagem: Twitter da AT&T