iPod School

Samsung anuncia Galaxy S4. Conheça o principal concorrente do iPhone

Francisco Almeida VizentinFrancisco Almeida Vizentin

samsung-s4

Hoje ocorreu a apresentação que foi há algum tempo divulgada pela Samsung, no qual seria anunciado o mais novo dispositivo móvel da empresa, Galaxy S4. Os canais de mídia social da empresa fizeram uma contínua propaganda do grande evento, preparado no Radio City Music Hall de Nova Iorque. A empresa fez questão de dizer que o novo aparelho seria uma grande novidade, e, portanto, deveria ser guardado com muita cautela até que fosse apresentado.

Com 10 minutos de atraso, deu-se início à apresentação, que poderia muito bem ser classificada como um espetáculo. Com uma orquestra tocando ao vivo e atores, todas as novas funções foram anunciadas dentro de um contexto. Por exemplo, enquanto se falava sobre a câmera, um ator interpretava um viajante de férias no Rio de Janeiro, querendo compartilhar suas fotos com a família que estava distante.

Sendo o sucessor do Galaxy S III, celular de grande sucesso da companhia sul-coreana, o Galaxy S4 apresenta mudanças que poderiam passar despercebidas facilmente a primeira vista. Com um design muito semelhante aos outros dispositivos da empresa, o S4 conta com uma tela maior de 5 polegadas (contra as 4.8 polegadas de seu antecessor), com resolução 1920×1080, resultando em 441 pixels por polegada. Em comparação, a tela do iPhone 5, com suas 4 polegadas, tem uma densidade de aproximadamente 326ppi.

Mais alto que o S3, porém mais fino (tem 7.9mm de espessura, mais que os 7.6 do iPhone 5), o dispositivo mantém as características por muitos consideradas “baratas”. Corpo de plástico, tem um acabamento muito menos refinado que o HTC One e iPhone 5.

Design

Foi mantido o mesmo padrão observado no Galaxy S III. Um pouco mais alto, um pouco mais estreito (a distância entre a borda do celular e a tela foi diminuída, dando a impressão de maior imersão) e definitivamente mais fino, pesa 130 gramas, com os cantos menos arredondados. O design da Samsung realmente não é seu ponto forte. Os novos dispositivos de outras empresas, como o recém-anunciado HTC One e iPhone 5 tem um aspecto muito mais sério, com linhas fortes e materiais que dão um toque especial ao design.

Hardware

A resolução do novo Galaxy é consideravelmente maior que a dos antigos aparelhos. Com 1920×1080 (contra os 1280×720 do S III) e 5″, sua densidade de pixels por polegada é aproximadamente 441. Isso significa uma imagem mais nítida, sendo impossível discernir pixels individuais. A tela “Full HD Super AMOLED” da Samsung proporciona cores vibrantes e brilho forte o suficiente para uma boa visualização sob sol.

A bateria é uma das maiores entre outros dispositivos da categoria, com 2600mAh. Todos os modelos virão com 2GB de RAM e armazenamento interno de 16gb, 32gb ou 64gb, além do comum slot de cartões MicroSD que permitem adicionar até 64gb extras de armazenamento.

Os modelos variarão de acordo com a região, mas a princípio existirão modelos usando os processadores Exynos 5 Octa (um Quad-core de até 1.8ghz e outro quad-core de 1.2ghz. Sim, oito núcleos) da Samsung ou Snapdragon S4 Pro da Qualcomm (Quatro núcleos com até 1.7GHz).

O WiFi no S4 será um dos melhores (se não o melhor). Com o padrão IEEE 802.11 a, b, g, n e ac (o padrão ‘ac’ está sendo utilizado pela primeira vez e permite velocidades maiores que o antigo padrão, ‘n’), tem uma taxa de transferência de até 1 gigabit por segundo.

Seu LTE é global, não tento limitações de bandas como no iPhone. Todos os modelos LTE terão acesso à rede “4G” em qualquer país, independentemente da operadora. Isso ocorre graças a um novo chip de telefonia que permite tal acesso a diferentes frequências. A taxa de download poderá atingir 100 megabits por segundo, e a de upload 50 megabits por segundo.

Também foi incluído um sensor infravermelho que permitirá que o dispositivo seja usado como controle remoto para TVs e outros equipamentos que funcionam com a mesma tecnologia. Conta com os tradicionais Acelerômetro, sensor de iluminação, bússola digital, sensor de proximidade, Gyro, barômetro, gestos infravermelho, temperatura e umidade.

comparacao-s4-hardware

Software

Os celulares da Samsung rodam versões modificadas do Android. No caso, o S4 virá com o Android 4.2.2 com TouchWiz, nome dado à interface adaptada da Samsung. Essas modificações adicionam diversas funcionalidades, assim como mudanças na aparência e comportamento geral do sistema. Infelizmente, em diversos casos as funções de movimento e gestos falham feio em praticidade, fazendo com que muitos usuários desativem grande parte dos recursos.

Smart Scroll e Smart Pause: o celular sabe quando você está olhando para tela e faz bom uso disso. Você poderá rolar a página inclinando o dispositivo enquanto olha para ele. Essa função parece ser instável, de acordo com pessoas que testaram os celulares após o término da apresentação. Já o Smart Pause detecta quando você deixa de olhar para a tela, pausando o vídeo que está sendo exibido no momento.

S Health: com este app, o usuário poderá utilizar seu celular para manter registro de sua saúde. Informações como passos andados, degraus subidos, temperatura e umidade do ambiente, consumo e queima de calorias e até mesmo horas de sono (com um acessório) são armazenadas, facilitando muito a vida de pessoas que no passado tiveram que carregar consigo diversos aparelhos para realizar as mesmas tarefas.

Air View e Air Gesture: essa tecnologia permite que o usuário controle seu Galaxy com gestos. Mas a diferença é que os gestos são realizados sem que seja necessário o contato com a tela. Passando a mão por cima do celular, você pode alternar entra abas no navegador, mudar de faixa no app de música, atender ligações e mais. Com seu dedo a alguns milímetros da tela, você pode indicar uma imagem.

Vídeo

O vídeo a seguir, elaborado pela própria Samsung, nos passa uma boa imagem da proposta do Galaxy S4.

Crédito da imagem: Twitter da AT&T

Apaixonado por programação, design, fotografia e música, desenvolveu um grande respeito pela companhia da Califórnia. Atualmente tem 17 anos e vive em Brasília.

  • João Bosco

    Ótimo post, não gostei do Galaxy, achei ele feio. A propósito, gostei do design novo do site, rsrs.

    • Obrigado pelo feedback. Quanto ao Galaxy S4, sou obrigado a concordar. 😛

  • Digite o texto aqui!

  • Willian Sousa

    Quando a Samsung anuncia seus "tijolos", nem saem tirinhas zoando eles, mas engraçado que se a Apple alterar 1" na tela, vira piada para todos os lados.
    Vai entender…

    • Rodid

      A Apple merece ser zuada…Ela vende iphones sem graça e obsoletos, mandona, dita as normas que vc tem que usar e acha que tem o rei na barriga…

  • A Samsung caprichou demais no SIV! Pela primeira vez na minha vida tenho que dizer: Parabéns, Sammy!
    Mas ainda acho que um Galaxy não é um celular pra mim, se o Android fosse puro… Talvez.

    • Fernando

      Sammy é coisa de viado.

  • Bruno

    Volto a perguntar… Qual a necessidade de
    Se usar esse
    Tipo de tecnologia de nao usar os dedos,
    Apenas
    Gestos , em um celular??? Isso serviria para televisao. Vc deitado la e mexendo a mao. Vcs ja testaram aquela tv tosca da samsung q eh com gestos e voz???? Eu ja. E o vendedor passou muita vergonha…

    • Leo

      acho que com gordura na sua mao, voce nao vai querer tocar na tela touch e sim usar os gestos

    • Rodid

      Poder usar com luvas, zé oreia.

    • Fernando

      E eu fiquei rindo do vendedor, que nem um macaco fazendo gestos e mais gestos e a danada da TV nem tchum pra ele. Foi cômico.

  • rodrigo santos

    bom no papel o galaxy tem um bom time de funcões e qualidades, isso não posso negar. mas sem duvida no dia a dia, acaba que o sistema deixa a desejar quando voce comerça a usar, eu tinha um galaxy. e travava direto.não entendia pq acontecia. pois o mesmo tinha uma otima configuração. comprei o iphone 3gs, so pra ficar segurando ate comprar um outro celular. fiquei besta com a qualidade do sistema operacional. dificilmente falha. e tem varias opções que voce pode explorar. assim como a maioria fiquei decepcionado com a camera. mas o celular em si. é bem mas completo que o galaxy.

  • achei algumas funçoes da camera legais, mas só isso! nada que realmente surpreenda. o aparelho em si nao tem um design bonito e nem interessante!
    Obs.: o layout do site está mt bom… Parabéns!

    • Muitíssimo obrigado, Digbi! Gostamos de ter esse tipo de feedback. Grande abraço.

  • 3DeLL

    OFF: Mais um ponto para o novo layout do site, ficou muito bom! chegou causar uma alegria hihi

  • Rodid

    Posso dizer que o S4 acabou de enterrar o iphone 5 que não era páreo nem pro S3…Um verdadeiro iphone killer!!! Parabéns Samsung…Cansei das sacanagens da apple e as perseguições dela aos seus consumidores..Tô vendendo meu iphone 5 para pegar um desses!!!

    • Thiago

      Cansei das sacanagens da apple e as perseguições dela aos seus consumidores

      RINDO

      • Rodid

        E é verdade. Quem gosta do iphone realmente tem que rir pra não chorar…Os caras descobrem um meio de colocar um simples atalho no springboard e a apple mais que depressa dá um jeito de barrar a nova função e não tô falando nem de JB ainda…A Samsung ao contrario, meses após um lançamento, ela libera o código fonte do firmware do aparelho…Já imaginou a apple fazendo isso ???

  • h1ghland3r

    A Samsung entregou um S3 aprimorado, nada mais, nada menos. Não teve nada revolucionário… Ainda sou mais esperar o próximo Nexus.. Mas o iPhone 5 é tão boring quanto um Galaxy.

    • Gabriel Paiva

      Aprimorado? Eles inovam de verdade, diferente do que a apple esta fazendo com iphone "x" para "xS". No novo galaxy , tem uma resolucao de 441 ppi, isso é incrivel.. e muitos modelos vem com octa core.. nao da pra simplesmente falar que so aprimoraram o aparelho

  • Alex

    Concordo com o Rodid!Eu achei INCRIVEL as novas funcoes,o design é meio feio mas suas funcoes compensam.Realmente,o iPhone 5 não é pareo pra o galaxy sIV e até posso considerar comprar um xD
    Alias,adorei o novo layout do site

  • Leme

    Iphone infelizmente, não tem mais inovação é o mesmo a anos… As únicas inovações foram o siri, o mapa, e o passbook (siri não funciona em português, mas cheio de erros no Brasil e passbook irrelevante no Brasil. O ios provavelmente não terá grande inovação num futuro próximo pois colocar muitas funções novas provavelmente tornaria aparelhos mais antigos obsoletos por conta do hardware inferior.

  • Rafael

    Cara não entendendo como a Apple não melhora a bateria do iPhone pqp, esse novo Galaxy tem quase o dobro de bateria do que o iPhone, isso é um ABSURDO, quando tinha o 4S tive que comprar a case que recarrega ele, que querendo ou não deixa o iPhone parecendo um tijolo, e com o 5 agora vou ter que comprar também, enche o saco esse negócio da bateria!

  • Bruno

    Pessoal estamos a falar de um equipamento que saiu este ano.
    Estamos a espera dos novos equipamentos da Apple.
    Só ai é que podemos comparar os dois modelos.
    Abraço o site está cada vez melhor brutal.

    • Chupa

      ahahahaahah

      Podem ficar sempre á espera porque os iphones já não trazem nada de novo desde a morte de steve jobs.

  • Rober

    Nao adianta, os fanboys jamais concordarao que outras marcas estao batendo e bonito nos phones da Apple, ficam se iludindo no design da caixinha, alias esse povinho (leia-se Fanboys) compram da Apple ate merda enlatada e passam debaixo do braço…
    Pra ter um phone mais ou menos os usuarios da Apple tem que recorrer as gambiarras (JB), acordem fanboys gostar e' uma coisa, ser cego e idiota e' outra.
    iPhone vai ter que mudar muito pra chegar aos pes da Samsung que esta nadando de brassada.

    • Rober

      gambiarras = jailbreak

    • Chupa

      100% de acordo. Anda tudo a dormir….

    • Gabriel Paiva

      Concordo com voce.. eu gostava muito da apple, mas ahora a rmpresa nao inova, seus produtos estao muito abaixo em relacao ao hardware de muitos outros celulares, e ela apenas faz uma atualizacao pequena do iphone anualmente. Eu me irritei com isso, atualmente uso android e estou muito satisfeito.

    • Gabriel Paiva

      E essa atualizacao anual da empresa nao é nada mais, nada menos, que algo que muita gente aqui precisa abrir o olho e conhecer/perceber: OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA.

    • Tenho um Iphone 4 a dois anos e só vou trocar no 5s ou 6 , sabe pq? Pq ele esta funcionando e atendendo as minhas necessidades e posso dizer que o uso é bem intenso . Acho o ecossistema e a qualidade do hardware da apple excelentes. Não sei se um S4 vai estar funcionando satisfatoriamente daqui a dois anos , acho muito difícil, já se eu comprar um Iphone 5 eu tenho certeza que a vida vai ser longa….

      • Rodid

        "Adivinhar" que algum objeto vai "durar" ou não tá parecendo fanatismo cego. Pode ter certeza, o iphone quebra muito..e se o seu tá bom, considere-se com sorte. E aproveite pra vende-lo antes que a bateria fique ruim, pois pra trocar só na assistência.

        • Sim, vc tem razão, se meu Iphone cair no chão provavelmente vai quebrar, mas não é sobre isso que estou comentando. Estou querendo dizer que o ecossistema fechado e odiado pelos geeks que a Apple impõe faz com que meu Iphone tenha uma vida longa e com funcionalidade. Samsung + Android é uma aventura considerando um futuro de 2 anos com atualizações duvidosas , app conflitantes que a longo prazo fazem o aparelho travar , travar e travar……Por isso a Samsung investe tanto em processadores e memória e etc, precisa ter Hardware bom para aguentar essa tranqueira.
          Mas já que quer comentar sobre preço de revenda, hoje vendo meu ˆphone 4 fácil e por um bom preço , será que vc vende um galaxy S2 com a mesma facilidade? E fala sério, o design do Galaxy S4 é muito feio e com acabamento sofrível, se eu mudasse para Android teria um HTC ou Sony Xperia que fazem bem e com bom gosto.

          • Rodid

            Muitas pessoas me dizem que hoje em dia não existe mais ninguém "bobo" e tal…Eu insisto em dizer que sim…tem gente que prefere o obsoleto, caro, travado e ainda justifica a escolha como a mais vantajosa (marketing é foda)…É a aquela velha estoria do crente que paga 10% do suado dinheirinho todo mês para igreja achando que vai pagar o caminho pro céu e no fundo sabe que o pastor da igreja vai usar a grana pra comprar um carrão importado e o sujeito continua pagando e pagando…e mesmo assim ele ainda tenta te convencer a entrar pra igreja dele…fazer o quê nesses casos? As pessoas acreditam naquilo que querem não é mesmo?

      • iCrash

        Concordo com você, Fabbio786. Eu também tenho um iPhone 4 a 2 anos e meio e não sinto a menor necessidade de trocar de aparelho por enquanto. Quem sabe em meados de 2013 com o lançamento do 5s.
        Acho que não consideraria esperar o lançamento do iphone 6, uma vez que eu posso pegar um iPhone e não pagar nada por ele se eu utilizar o mesmo por 2 anos na minha operadora. Vou esperar tranquilamente o lançamento do 5s.

  • victor

    a realidade eh q essa guerrinha de apple fag e fanboy da samsung ja encheu! eu tenho um iphone 5 e to muito satisfeito! pelo q eu saiba nao ha como competir, pois eles sao lancados em epocas distintas, entao p iphone 6 vai da um pau no galaxy 4 e o galaxy 5 um pau no iphone 6 e assim por diante… cada um com seu gosto!
    mais um ponto ai pro novo site 🙂

  • Rodrigo

    Nossa, esse S4 realmente me surpreendeu! Eu nunca me vi pensando em trocar de celular, muito menos pra um Galaxy, mas meu iPhone 4 já está vem velinho, bateria durando muito pouco, está na hora de trocar, e eu ia aproveitar uma viagem que talvez eu faça em Julho pros EUA pra comprar o iPhone 5, mas agora que ví o Galaxy S4, infelizmente, tenho que dizer que ele está num nível de tecnologia bem acima do iPhone 5, com muito mais recursos… Então agora fiquei numa dúvida muito grande sobre qual comprar… O que me dizem, iPhone 5 ou Galaxy S4? D:

  • iCrash

    Esses novos modelos da SAMSUMG não me chamam a atenção em nada. Podem ter uma baita configuração, mas são feios e não fogem do padrão GALAXY.
    Esse botão home do Galaxy é ridículo, sem falar na lente da câmera traseira, que na minha opinião consegue ser mais feia do que o próprio botão home. Nao adianta o pessoal ficar se debatendo dizendo que a Aplle é isso ou aquilo. A Apple é e sempre será a referencia no mundo dos Smart phones. A Apple tem algo que as outras marcas jamais terão. "Uma legião de fans que amam a marca por sua historia." Sou Apple e sou Corinthians porra! Esse sentimento só conhece quem tem um iDevice ou quem já NASCEU Corinthiano!!!

  • Fabio

    Não tem como comparar Iphone com o S4. S4 muito superior, Iphone daria uma boa comparação com o Chinês Xiaomi Ml2, qua ainda acho em todos os quisitos superior….