iPod School

Saiba o que mudou no primeiro beta do iOS 4.1 (atualizado)

André BazagliaAndré Bazaglia

Apenas algumas horas após ser liberado, o primeiro beta do iOS 4.1 já foi testado por diversos desenvolvedores espalhados pelo mundo. Nesta matéria, comentarei sobre as mudanças no novo firmware que foram descobertas até o momento.

Barras de sinal:

Agora, é usado um novo método de calculação das barras de sinal das operadoras, definido melhor, pela Apple. Todos também estavam ansiosos sobre a antena do aparelho, que até então, apresentava problemas. Apesar das mudanças na calculação das barras de sinal, o problema ainda persiste.

A imagem acima foi postada pelo MacRumors. Pode-se notar também que agora as barras de sinal ficaram maiores. Enfim, o problema é sério, e a Apple deve resolver o mais rápido possível.

Mais informações seguem abaixo do break, recomendo que leiam, a matéria está bem completa e informativa.

Game Center:

O Game Center, até então, não existia na versão final do iOS 4. Aqueles que, assim como eu, possuem a versão Gold Master instalada, possuem o Game Center. Aqueles que não possuem a última versão beta, e sim a compilação final, observaram que o Game Center não estava presente.

A Apple nunca chegou a desistir da ideia da nova rede social, já até comentamos isto aqui no blog, mas, por algum motivo curioso, ela achou melhor implementar a função, que já estava pronta, apenas na segunda atualização do iOS 4.

O aplicativo do Game Center também teve seu visual reformulado. Mudou para pior, em minha opinião.

Baseband:

Não poderíamos ignorar este assunto. A baseband do iOS 4 foi atualizada, o que significa que talvez, exista uma correção para o desbloqueio via software do iPhone 4, assim como os outros modelos de iPhone: 3G e 3GS.

Não podemos deixar de lembrar que os hackers da Dev-Team já conhecem 3 falhas de segurança na baseband, isto significa que, possívelmente, mesmo com a atualização, o desbloqueio na nova versão ainda será fácil, ou melhor, menos difícil, para eles.

Para os curiosos, a nova versão da baseband é a 02.07.01, portanto, se você possui um iPhone e necessita do desbloqueio não-oficial nele, espere, é a melhor coisa que você pode fazer até então.

Jailbreak:

Falando em baseband, vamos falar sobre o jailbreak também. A Apple instalou uma nova ferramenta no iOS que permite com que ela saiba se o dispositivo é desbloqueado (jailbroken, sofreu o processo de jailbreak), ou não. Esta ferramenta pode ser utilizada à vantagem da Apple futuramente, seja para banir desenvolvedores que realizam o jailbreak, ou bloquear aparelhos com jailbreak.

Até mesmo depois de uma restauração, depois de conectado à internet, o aparelho enviará dados ao servidor da Apple, dizendo se o aparelho foi jailbroken ou não.

Embora este novo recurso pareça assustador, acredito que ele poderá ser burlado, e acredito também que o pessoal da Dev-Team terá esta preocupação antes de lançar um método de jailbreak: eles sempre buscam aquele método mais seguro.

Outras mudanças:

• Segundo relatos do pessoal do iSpazio, agora, no aplicativo câmera, os pequenos ícones para alternar entre os modos de câmera e vídeo giram juntamente no modo horizontal.

• Não é uma novidade, mas sim um pequeno bug. O ícone do telefone não foi traduzido para todos idiomas, e aparece com o nome “Phone“, em inglês, que é o idioma padrão do iPhone.

• Na tela de seus contatos, é possível adicionar amigos no Face Time, função disponível apenas no iPhone 4.

Estas foram as mudanças principais, espero que tenham gostado do artigo, e até uma próxima. 🙂

Atualização: MuscleNerd divulgou uma mensagem via Twitter, afirmando que é uma farsa, a informação de que no beta do iOS 4.1, o jailbreak seria identificado com uma espécie de rastro. Ele afirmou que é falso o rumor, de que aparelhos que passaram pelo processo de jailbreak ficariam com uma marca para sempre, portanto, temos um problema a menos. 😉

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Bruno

    Bem completo, valeu. É uma pena mesmo esse novo método pra identificar iPhones com jailbreak.

    • Obrigado 🙂

      • Rodolfo

        Opa, não querendo ser chato, mas a palavra calculação existe???

  • edu

    queria q deixasse menos lento meu itouch 2g

    • Certamente, também estarão presentes melhorias na estabilidade do sistema.

  • M4R10

    Eu tenho que pelo menos no Brasil, o envio de informações pessoais, das quais eu enumero o uso de dispositivo de comunicação pessoal é considerado ilegal e até mesmo encontra previsão no CDC. A questão de se proceder o jb em si não é questão de que a Apple tenha ingerência, o uso de software crackeado é pirataria, mas somente o desenvolvedor tem legitimidade para questionar. A conclusão é que a criação de um cadastro de informações depreciativas, unicamente por que o dono fez o uso que quiz do equipamento que comprou é ilegal. Eu não sei como ninguem até hoje não acionou a Apple.

    • Hm, mas acho que informações pessoais não são envolvidas, não entendo muito destas coisas de direitos reservados, então não tenho o que comentar. 😛

  • Lord of Miojo

    A Apple nao pode bloquear meu aparelho pois fiz jailbreak , eu posso fazer o que quiser com ele , se quiser enfiar no cu eu enfio e a maça não pode fazer nada a respeito .

    Sobre as outras mudanças …………………uh , elas ja eram previsiveis , mas o game center me surprendeu .

    OBS: Acho que nao vou assinar o contrato do novo software .

    • Spider

      Sou de Acordo contigo (Lord)….esses parasitas da maçã (Golden) acham que podem mandar no dinheiro que já receberam pelo equipamento que aderimos ….. acho da mesma forma que é um atentado ao património pessoal, os estatutos implementados pela marca são rigorosos e assim não deveria ser….no entanto e para mostrar a esses parasitas que ainda há gente mais inteligente do que eles e que também dão passos grandes nas pesquisas para que seja possível aproveitar o que compramos…… a Dev-Team e os restantes partners ,vão dentro em breve, enfiar a sabedoria deles no cu na maçã e mostrar afinal de contas quem manda, vamos ser pacientes…………lololololol…………Mais uma vez Parabéns ao IS:-) e a todos os seus utilizadores pelos excelentes tópicos e a todas as restantes noticias que nos tornam informados das novidades…..mais uma vez os meus parabéns.

    • Spider

      Um dia destes estão a bloquear o menino para comprar-mos a música de merda deles ……lololololol………….

  • Será que está release é somente para Mac OS?

    Abs

  • @Lord oF Miojo vocë se refere ao contrato do iOS 4.1?

  • jhonny

    Apple ta querendo escravisar td mundo,sendo q iPhone e considerado um dos melhores cel.do mundo então fazem oq quiserem,o bixo ta pegando tanto q até o Geo_Hot amarelo com iPhone 4g. pulo fora.kkkkkkkkkkkkk

  • Itri

    Galera é o seguinte, possuo um itouch modelo MB, e gostaria de por o novo (FW 4.0) pois no momento ele está com o 3.1.3 e JB Spirit. agora vem uma duvida, eu faço pelo redsnow ou pelo snowbreeze, qual vocês acham mais confiável? Já tinha usado o Blackra1n antes do spirit. aguardo dicas da galera que fez ocorreu tudo certo e outras dicas.

    • O Redsn0w é mais simples, recomendo que use ele. Boa sorte.

      Abraços.

  • eder dbass

    muito bom o post!
    mas esse negocio da apple saber q o aparelho tem ou ja teve jailbreak da "medo"

  • Felipeml

    acho que os icones de alternancia entre video e foto quando se está na camera sempre giraram junto com o modo horizontal
    no meu 3gs pelo menos des de quando estava na 3.1.2 já viravam junto, inclusive se vc quiser virar para a horizontal no pior sentido ou quiser virar de ponta-cabeca
    tenho certeza disso, até pq agora mesmo que eu li isso aqui eu peguei meu iphone que esta na versao final do iOS4
    e testei e os iconezinhos viram juntos, nao sou nem desenvolvedor para poder usar versao beta…

  • Acho que o Geohot saiu pois ja sabia desse plano da Apple contra jailbreak , ele deve/com certeza ter amigos que trabalham na sede da Maca , e que conseguiram burlar o sigilo da Apple …

    • MuscleNerd desmentiu este rumor, afirmando que é fake 😉

      Post atualizado 🙂

      Abraços

      • Sim , segundo ele … mas ele nao eh deus certo e talvez venha a 4.1.1 ou 4.2…

    • Spider

      Esse pulha…deve estar a comer com eles á mesa a esta hora-………lololol

  • A baseband 02.07.01 (pelo que li) é exclusiva para o iPhone 4 OS 4.1, outros iPhone tipo 3G e 3GS é outra baseband!

  • jhonny

    Quero saber e da bendita ferramenta pra jailbreak—sooooooooooo

    • Joao

      JB para 3GS !!!!!
      farto de esperar, nunca mais !!!

  • Massa. Cada novo iOS que vem eu fico me perguntando se meu touch 2G MC vai suportar. Tomara. Se não eu compro o próximo touch mesmo hehhehehe talvez ganhe a aguardada camera né?

  • Lindemberg

    Uma Outra Obs. Fiz a atualização e não atualizou a base band não! fico a mesma do ios 4.0!

  • Jhony

    Jail ta na jaula mermo até hj nd.Ta dificil.

  • Murilo

    Muito bom post.
    Vou fazer algumas perguntas que sempre me incomodam.
    O installer é oficial ou nao?E o que ele faz?
    Eu tenho 1 ipod touch 2G e com software atualizado(ontem) como faco para por plano de fundo?
    Como faco para agrupar os progamas daquele modo?(mus jogos fkam espalhados)
    Onde eu baixou o game center?
    Obrigado

    • Plano de Fundo só com jailbreak pois o iTouch 2G NÃO suporta nativamente; Para agrupar os programas (criar pastas) arraste um ícone por cima do outro e depois verá que o ícone mudou, arraste até mais 10 programas para encher a pasta; Game Center por enquanto só na versão GM ou Betas; Ah eh o installer (instala programas) é para FW 2.X.X e NÃO, não é oficial, oficial é a AppStore e o iTunes… Para usar esses recursos seu iPod Touch tem que estar no FW 4.0 ou 4.0.1 E TER JAILBREAK (Para fazer Jailbreak OS 4.0.1 use o redsn0w 0.9.5-5 e aponte para o FW 4.0!)

      Rafael Costa
      iPhone OS Developer

  • Eduardo f.

    Quando atualizo , tenho q faler JB denovo???
    FAZ UM REVEW DO GAME CENTER!!!