Press "Enter" to skip to content

Saiba como proceder caso apareça a mensagem de erro 1013 ou 1611 no iTunes

Pois bem, são poucos os usuários que nunca passaram por este sufoco, você está lá no seu PC ou Mac atualizando o firmware ou iOS do seu iPhone, ou está apenas fazendo a restauração do seu device, tudo aparentemente está correndo normalmente até que, de repente aparece uma mensagem de erro 1013 ou 1611 no iTunes, e agora?

Acabei de passar pela primeira vez por este problema e posso afirmar, bate um desespero na gente, será que danifiquei o meu dispositivo? E agora? E lá vou eu em busca de soluções.

Programas se não me engano existem 4 opções: o Recboot e o ikicker, o TinnyUmbrella ou o novo Redsn0w, que conta com opções para kickar o aparelho do modo de recuperação.

Este erro é bem antigo, e é causado por uma linha adicional que adicionamos ao arquivo de hosts do nosso sistema operacional. Uma primeira dica, mais simples, é tentar fazer a atualização ou restauração em outro PC ou Mac, porque pode dar certo, mas se você não tiver outro computador em casa, siga o guia abaixo.

Guia para usuários de Windows:

    1. Clique em Iniciar->Programas->Acessórios;
    2. Procure o WordPad ou Bloco de Notas;
    3. Dê um clique em Abrir no menu Arquivo;
    4. Procure Windows/System32/drivers/etc;
    5. Vá para a aba onde está escrito tipos de arquivos e altere para todos os arquivos ou todos os documentos;

6. Agora abra o arquivo hosts;

7. Apague todas as linhas onde esta escrito gs.apple.com ou similar;

8. Dê um clique em salvar no menu arquivo e feche o WordPad ou Bloco de Notas;

9. Faça o processo de restauração no seu idevice bloqueado.

Para que estas alterações funcionem corretamente, é necessário reiniciar o seu computador, comigo o processo funcionou perfeitamente. Uma outra dica é que você altere via Painel de controle, as configurações para que você possa salvar as alterações que fez no WordPad.

Para isto, faça o seguintes passos: Painel de Controle>Contas de Usuário>Ativar ou Desativar o Controle de Conta do Usuário>retire o check que está na aba e clique em OK, pronto agora você pode salvar as alterações que vai fazer ou fez no WordPad.

Para usuários de Mac OS X:

1. Abra a pasta Aplicativos;

2. Procure a pasta Utilitários;

3. Carregue o Terminal;

4. Digite “sudo nano /etc/hosts” (sem aspas) e pressione Enter;

5. Digite a sua senha;

6. Utilize a seta para baixo para encontrar as entradas gs.apple.com e com o cursor em frente, tenha a certeza de comentar as linhas digitando # na frente do texto.

7. Agora salve o arquivo pressionando as teclas CONTROL+O;

8. Saia do editor nano, pressionando as teclas CONTROL+X;

9. Restaure o seu iDevice.

P.S.: Me parece que este tutorial também serve para a mensagem de erro 1611 do iTunes,  só que não posso confirmar pois eu utilizei o mesmo para o erro 1013, se alguém utilizar este método no erro 1611 e obtiver sucesso, por favor nos avise via comentários, para que possamos ajudar outros usuários. 😉

 

 

Dica do André Bazaglia e do nosso leitor amigo Fábio nos comentários.

 

 

Via