iPod School

Saiba como expandir o sinal da sua rede sem fio com o AirPort Express

iMarkiMark

Não é novidade para ninguém que quando adquirimos um roteador sem fio para utilizarmos em casa, quase sempre perdemos algumas horas tentando achar o melhor local, mesmo porque quando bem instalado, pode acontecer do sinal da rede Wi-Fi pegar bem na sala e não chegar com uma intensidade boa de sinal no quarto, ou as vezes pode até pegar do lado de fora da casa, mas não chega no andar superior.

Atualmente, a maioria dos roteadores oferecem uma cobertura de boa para média na maioria das residências, porém sempre irão existir interferências ou obstáculos que irão dificultar o alcance da rede sem fio de uma casa com dimensões típicas.

E também como uma casa é sempre diferente uma da outra, seja pelos materiais utilizados na construção, seja pela interferência do telefone sem fio, microondas, babá eletrônica e até o roteador wireless do vizinho, a cobertura da área que o fabricante promete, sempre será menor do que está escrito na caixa do roteador sem fio.

Algumas dicas até podem funcionar tais como: colocar o roteador em um local mais alto, mais exposto e central da casa, testar em outros cômodos.

E por que não tentar aumentar o alcance da rede sem fio com o AirPort Express? Sim, porque além de tratar-se de um bom roteador, não é tão caro, custa R$ 479,00 na Apple Store e a sua configuração é simples e integra todos os devices da Apple com uma facilidade que impressiona, aliás marca registrada da Apple.

Além disso, para quem já utiliza os roteadores sem fio da Maçã, é muito mais fácil e simples aumentar o alcance da rede sem fio. Se você já possui um AirPort Extreme por exemplo, pode adquirir um AirPort Express, plugar na tomada onde você deseja que o sinal  chegue, desde que o mesmo esteja na cobertura da estação base Wi-Fi primária e depois configurar a base Wi-Fi expandida para agir como extensor da rede já existente anteriormente.

product_hero_image

Para fazer isso, basta você configurar no AirPort Express, a função Ampliar Rede sem Fio e ele irá se configurar como um repetidor de sinal, com isso ele conecta-se sem fio ao outro AirPort Extreme ou Express, pois o mesmo já estava funcionando como um roteador sem fio na sua residência anteriormente, nisso ele passa a ser automaticamente a estação base da sua rede e nem precisa ser reconfigurado.

O resultado é imediato,  e o novo AirPort Express já passa a redistribuir a conexão da estação base, aumentando realmente a área de cobertura e oferecendo uma rede no mesmo canal e com o mesmo nome.

Você vai perceber que a área que antes não recebia o sinal ou recebia o sinal bem mais fraco, agora possui uma intensidade de sinal bem mais forte, ainda mais se você colocar o seu AirPort Express em um local que consiga captar o sinal da estação base primária, o que irá facilitar ainda mais a conexão entre eles, a estação base primária e a estação base expandida.

Só que como nem tudo são flores, perde-se um pouco de desempenho, porque a estação base expandida terá que replicar para a estação base primária todo o tráfego que receber, porém a diferença seja a ser insignificante em redes residenciais, onde o problema não costuma ser a velocidade da rede Wi-Fi e sim a conexão ao provedor de internet.

Como configurar uma rede Wi-Fi expandida

No manual online da Apple é tudo bem explicado e relativamente simples, basta seguir o que está escrito que não vai ter erro. Ou se você quiser, pode seguir esse resumo que  funciona do mesmo jeito: se você tem um AirPort Extreme ou Express e já tem uma rede sem fio já configurada, basta você plugar o seu novo AirPort Express na tomada e esperar alguns segundos pela sua inicialização, e depois abrir no seu Mac o Utilitário AirPort, o jeito mais fácil de fazer isso é utilizar o Busca Spotlight e posteriormente selecionar o AirPort Express que você acabou de plugar na tomada.

Captura de Tela 2015-01-29 às 11.47.29

Escolha a configuração manual, dê um clique no ícone AirPort, clique na aba Sem Fio. No campo Modo da Rede, escolha Ampliar uma rede sem fio, se tiver a opção Permitir clientes sem fio, ative. Preencha os dados da sua rede já existente, com os mesmos dados da estação base primária nas abas Nome, Segurança e Senha. Depois dê um clique na aba Atualizar, espere reiniciar e parabéns: você já pode usufruir da sua rede expandida! 🙂

Captura de Tela 2015-01-29 às 11.43.29

Lembrando também que um sinal que indica que está tudo configurado corretamente, são as luzes do Utilitário AirPort, elas  devem estar todas na cor verde, no Utilitário AirPort conforme deu para você notar na imagem acima, até o ícone da Internet está verde. Se ocorreu algum erro, uma luz na cor amarela irá acender ou um símbolo de alerta.

E tem mais, se você possuir locais onde o sinal da rede Wi-Fi está fraco, basta levar o AirPort Express para perto de um dos locais que você deseja usar, porque a mesma configuração servirá em todas elas, bastando para isso retirar da tomada e plugar novamente!

Eu testei esse método e pode acreditar, funciona que é uma beleza! 😉

Paulistano, mas cearense de coração. Pai de dois filhos, sendo um autista.

  • Daniel

    Uso o conjunto Airport Extreme e o Airport Express como extensor há 2 anos, até mesmo com o modelo antigo do Airport Express que pluga diretamente na tomada. Nunca tive problemas, bem fácil de configurar e resolveu o meu problema! Recomendo á todos os que sofrem com sinal de wifi!

    • Daniel, muito obrigado por seu feedback! É ótimo saber de resultados positivos de outras pessoas!

      Um forte abraço e até mais! 🙂

  • Bira Michels

    As imagens não abrem aqui =(

    • No meu iPhone também não está abrindo, entrei pelo iMac e as imagens abriram. Valeu por avisa, Bira!

      Abraços e até mais! 🙂

  • Christian Querino

    Eu consigo usar o Airport Express para expandir o sinal de um outro roteador?

    • Christian, boa pergunta! Eu não sei lhe responder porque eu nunca testei com outro roteador. Porém você pode dar uma testada para ver se funciona e depois nos conte o resultado. 😉

      Abraços e até mais! 🙂

  • Alexandre C. Lobo Pacheco

    uso assim em minha casa um time capsule e três express repetindo o sinal tem 5 anos, é excelente!!! e podemos controlar tudo pelo iphone…

    • Alexandre, realmente essa integração além de fácil é sensaciona!

      Eu também gostei de poder controlar tudo pelo iPhone, realmente é muito prático!

      Um grande abraço e até mais! 🙂

  • Patricia

    Estou tentando configurar o Airport Express e não consigo. Quando pulso na tomada ele deveria aparecer no Airport Utility? Apenas plugando na tomada? Obrigada, Patricia.

  • Rodrigo Carvalho

    tenho um modem da net (cisco) e quero expandir com o airport express da sempre erro na configuração….

  • Anderson Gomes

    Amigos, não estou conseguindo configurar o meu Airport Express. sempre que coloco ele no modo de ampliar rede wifi, ele n˜so funciona. Se configuro somente para adicionar ã rede existente, funciona perfeitamente. Poderiam me passar alguma dica?