iPod School

Rumores: qual seria a grande surpresa de amanhã?

André BazagliaAndré Bazaglia

A Apple está preparando uma grande surpresa para nós, já pra amanhã, e isto não é uma grande novidade. No entanto, assim como já havíamos dito em nossa última matéria, a Apple não definiu qual será a grande novidade – por isso é surpresa, dã. 😛

Tendo como base algumas novidades recentes que ocorreram na Apple, podemos criar alguns palpites e rumores para o motivo do tão inacreditável dia de amanhã.

1- Lançamento da Mac App Store:

Bem, agora a Apple quer extender a App Store, extremamente popular entra os usuários do iOS, até os desktops.

A Mac App Store contará com um design semelhante à iTunes Store, mas com um aplicativo separado, e, ao contrário do que acontece no iOS, NÃO será o único lugar de onde você poderá baixar aplicativos. Você poderá continuar baixando aplicativos exatamente do jeito que você faz hoje em dia. O aplicativo já virá junto com o Lion, mas poderá ser instalado separadamente em sistemas mais antigos.

Dentre as vantagens da Mac App Store sobre a forma atual de gerenciamento de aplicativos, podemos listar que:

  1. Todos os aplicativos (ou pelo menos a maioria deles) estão em um só lugar, o que facilita o descobrimento de novos aplicativos e também o update deles (mais sobre isso abaixo)
  2. O update dos aplicativos baixados pela Mac App Store serão feitos assim como no iOS, todos de uma vez, facilitando MUITO o processo. Hoje em dia, quanto menos você usa o aplicativo mais difícil é de você fazer o update dele (e em algumas vezes você tem que lembrar de checar), o que é uma pena, porque as vezes o update pode trazer justamente aquela função que você estava esperando.
  3. Os aplicativos comprados na loja poderão ser instalados em todos os seus Macs, usando apenas seu Apple ID. Perfito para quando você compra um novo Mac e quer transferir seus aplicativos para ele.
  4. Integração total com o Launchpad. Todos os aplicativos são instalados com apenas um clique e já aparecem no seu Launchpad (ou no seu dock).

Enfim, o lançamento da Mac App Store ocorreria antes do lançamento do Mac OS X Lion, conforme Steve Jobs disse em sua keynote. É possível que o lançamento ocorra amanhã, quem sabe – seria extremamente interessante. 🙂

2- Anúncio de aplicativos para o Apple TV:

O novo Apple TV roda o iOS, e inclusive já foi jailbroken. É possível que a Apple anuncie uma grande novidade para o dispositivo. Talvez uma integração entre os iPods, iPhones e iPads com o Apple TV, ou o lançamento de uma versão específica da Apple Store para o Apple TV.

É uma possibilidade, mas acho bem improvável que a tal grande novidade seja este, opinião pessoal.

3- iTunes na nuvem e sincronização de gadgets sem fio.

No ano passado, a Apple começou a construir um dos maiores centro de processamento de dados do mundo, na Califórnia. Se analisarmos um pouco, tal construção do servidor pode fazer sentido: a Apple pode ter interesse em migrar o iTunes para um serviço localizado “na nuvem”, totalmente baseado em transmissão remota por streaming.


A ideia do iTunes na nuvem poderia ser dividida em duas partes, duas possibilidades: seria possível realizar o streaming de áudio e vídeo do próprio servidor da Apple ou de arquivos de seu próprio computador. Isto significa que tudo o que você possui armazenado em seu computador estaria na nuvem (na internet), podendo ser acessado de qualquer local com conexão com internet.

Juntamente com a novidade, é possível que a Apple libere a posibilidade de sincronizar iPhones, iPods e iPads com o iTunes por meio de uma rede wireless, sem a necessidade de conecar o gadget ao computador, desta maneira. Tal ação já era possível de maneira não-oficial por meio de um aplicativos de terceiro.

4- Lançamento do iOS 4.2

Claro, por que não? É possível também que a Apple lance o iOS 4.2 amanhã. A versão GM do sistema para iPad possuia um problema gravíssimo com o uso da rede Wi-Fi, mas é possível que a empresa já tenha solucionado o problema.

O novo iOS já foi muito comentado por aqui, e estará disponível para iPad, iPhone e iPod touch. Lembre-se apenas de que as gerações antigas, que não suportam o iOS 4, não suportarão esta versão também.

Estes são os principais rumores de mudanças significativas. De qualquer maneira, fique ligado no Blog, amanhã, assim que o grande mistério for revelado, postaremos cada detalhe dele. 🙂

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • João Lucas

    Queria é que arrumassem o bug do Last.fm, mas acho que isso é problema do last.fm

  • Igo

    Tenho fé que o iOS 4.2 tá no meio dessa novidade…

    Belo post, abraço.

    • Também tenho fé que o iOS 4.2 está no meio. Valeu!

  • Gustavo Baggio

    Concerteza o ios 4.2, pois os outro nao iria adiantar nada pra mim.

  • Bruno Armanelli

    Não é que esses posts do André são bons mesmo! 😛

  • iRickMafra

    Acho Que nada a vê essa AppStore do Mac. Nada a vê com o iTunes, na demonstração ela era separado não era? (ñ vi o vídeo)

    Mas ter a iTunes na nuvem pode ser provável assim como o iOS. Porém acho inútil o isso ja que não temos dados ilimitados para o mundo todo. É melhor carregar as coisas no iPhone e poder ouvir caso não tenha sinal para acessar na nuvem.

    Aguardar pra ver

    • Era separada sim, mas ao lembrar da iTunes Store lembramos da App Store também, e logo, da Mac App Store. É uma possibilidade. Acho pouco provável, mas existe.

      Abs.

  • Julio

    Nuvem?? Meus dados na Apple?? Controle do que tenho?? Meus apps crackeados??

    Nem pensar!!! Dados pessoais é que nem dinheiro, tem que estar na carteira no meu bolso.

  • Felipe

    Provavelmente vai ser anunciado, finalmente, o acerto da Apple com a EMI para disponibilizar o catálogo dos Beatles na iTunes Store.

  • Hugo

    ahhhh queria q fosse a Mac AppStore :X

  • Christian Tavares

    O blog do iPhone deu uma notícia falando sobre a possibilidade de a "grande novidade" ser apenas a venda das músicas dos Beatles na iTunes Store.

    Se for só isso, vai ser uma grande decepção.

  • Felipe

    É engano meu ou a app store (aplicativo) ta como inválido?(construçao)

  • Felipe

    Tensoooooooo!!1 min.!!

  • manelinho

    beatles, que merda é esta ???

    eu quero o ios 4.2 -.-

  • Heitor Stifler

    PQP, que porcariiiiia! Supresinha sem graça: Os Beattles.