iPod School

Rumores: produção da segunda geração do iPad prestes a começar?

Lucas TelesLucas Teles

No dia três de abril presenciamos o lançamento de um dos produtos mais esperados do ano: o tablet da maça (iPad). A Apple mais uma vez revolucionou o mundo tecnológico, o que resultou em mais de três milhões de aparelhos vendidos em pouco tempo. O produto é excelente, e tem inúmeras características que deixam os usuários maravilhados, entretanto, também possui seus pontos negativos, não podemos esquecer que é incompleto e tem muito que melhorar.

A maçã, observando isso, juntamente com a disputa no mercado, vem a algum tempo preparando a segunda geração do tablet, e boatos de diversas fontes apontam que seu lançamento não demorará muito, mesmo porque os fabricantes do hardware (como: Ibiden, Tripod Technology e TTM Technologies) já estão se preparando para a produção.

Segundo rumores, o novo iPad sofrerá modificações tanto quanto significativas. Dentre as esperadas melhoras podemos destacar, principalmente, mudanças quanto à tela, o processador, a memória, a capacidade de armazenamento interno e a adição de câmeras e de dois conectores Dock.

– Quanto à tela, poderemos ter um mais um produto da maçã com a “tela retina” (característica do iPhone 4 e iPod touch 4g). Ainda pode-se enfatizar sobre o tamanho, que certamente será menor. Colocando em números: o iPad 2G teria os modelos de 5.6 e 7.0 polegadas, enquanto o primeiro iPad possui  uma tela de 9,7 polegadas.

Imagem ilustrativa para demonstrar as proporções entre o atual e o possível.

– O processador A4 seria melhorado para 1.5GHz. Isto é, 0.5GHz a mais que o iPad que conhecemos.

– 512MB poderá ser a memória RAM do novo iPad.

– A capacidade de armazenamento interno poderá ser maior, chegando à capacidade de até 128GB (o dobro do modelo com mais armazenamento disponível hoje no tablet)

– Provavelmente no novo modelo serão adicionadas duas câmeras, sendo uma frontal (VGA) e uma traseira (5 megapixels). Além das câmeras certamente o tablet também ira possuir dois conectores Dock de 30 pinos, sendo um deles na vertical e o outro na horizontal. E quem sabe também podemos esperar a adição do giroscópio (disponível no iphone 4).

OBS: mudanças sobre o design certamente irão ocorrer. Possivelmente veremos um produto mais parecido com as novas gerações de iPhones e iPods.

O inicio da comercialização do iPad 2g está previsto para o primeiro trimestre do ano de 2011, ou seja, daqui poucos meses. Infelizmente para nós brasileiros, o iPad 2G ainda é um sonho distante, visto que nem a venda oficial da primeira geração do tablet começou no Brasil. Será que seremos esquecidos mais uma vez pela Apple que nos deixa sempre em segundo plano? Provavelmente sim, e quando chegar o novo dispositivo será extremamente caro comparado a outros países. Para nossa animação, a Samsung já começou a comercializar o TAB no país, isso pode significar uma aceleração para o inicio das vendas dos tablets da Apple no Brasil, uma vez que a concorrência é um fator extremamente analisado por empresas como a Maçã que procuram dominar o mercado.

iPad (Apple) vs TAB (Samsung)

A Apple costuma lançar os novos modelos de seus aparelhos de ano em ano, todavia, os boatos indicam o lançamento do novo iPad em um período mais curto. Estaria Steve Jobs muito apressado?Seria apenas mais uma jogada de marketing?Entre diversas hipóteses eu continuo com minha humilde opinião: penso que a “maçazinha” querida que todos amamos lançou o iPad propositalmente incompleto e fez muitas propagandas bem elaboras (que atraiu milhões de compradores) para em seguida lançar um novo modelo mais completo e “bem melhor”. E vocês, o que esperam da nova geração do produto? O que acham sobre o possível lançamento “apressado” da Apple? Deixe o comentário abaixo com sua opinião.


Fica uma só observação:
as modificações apresentadas aqui não se baseiam em informações oficias da empresa, são somente rumores. Enquanto informações oficias não são dadas, esperamos que eles “percam” em um bar o protótipo do iPad 2G :D.

  • Meus sinceros agradecimentos a família iPod School por me dar a oportunidade de mostrar meu trabalho e dividir meu conhecimento com todos os leitores.

Tem 16 anos, reside no interior do país, no estado de Goiás. Desde pequeno se interessa por tecnologia em geral e suas aplicações no mundo, mas somente esse ano, depois de adquirir seu primeiro igadget, começou se interessar pela Apple, e em pouco tempo já se encontrava fascinado. Seu único produto da “Maçã” é um iPhone 3GS, entretanto, pretende comprar vários outros aparelhos da mesma quando possível. Além da tecnologia, ainda gosta de games e de séries.

  • Boa Lucas, e é um prazer tê-lo aqui. 🙂

  • Bem, bem… Vamos em parte!

    Claro que esperamos o melhor, correto? Mais a querida maça sempre vem com uma minhoquinha, ou seja, vem com uma parte não muito saborosa!

    Vide iPod Touch 4G e sua "tela retina", falando nela, não acho muito provável (mesma no iPad), pois lendo em outras fontes, a resolução ficaria muito grande, dificultando a elaboração de apps (rumores).

    É sentar e esperar, ainda não me achei maravilhado com este produto, pois o que me agrada na Apple e sua portabilidade e desculpa um produto com 9 e pouco de tela, não me enche muito os olhos.

    Até mais! 🙂

  • Norton

    que os rumores começem…

  • João

    Corto meu () se a Apple colocar tela com maior resolução ou tamanho.

    Camera atrás é improvável.

  • Alexandre Telles

    Uma coisa que acabei de pensar… É que haja a possibilidade de retina sim… Mas só diminuindo a tela (tah, ele falo q non ia ter 7"… Mas me bateu essa ideia agora) … Se o de 7" tiver retina, nao vai dar o tamanho da atual? (a resolução) … O design tah leckal… E com o tanto de espaço no iPad atual daria até pra botar um sensor de 12mp XD

  • Arthur

    Acho que nunca que a Apple vai mudar a tela do iPad 2G, daria muito trabalho pra os desenvolvedores refazer seus apps de novo para uma nova resolução, a tela retina talves sim… mas acho que nao, provavelmente terá a resolução maior que nem a do Air e tambem é pouco provavel.

    Acho tambem que nao haverá uma camera trazeira, ia ser ridiculo você saindo na rua com uma parada gigante daquela, querendo fotografar alguma coisa, o mais provavel mesmo é apenas a camera frontal, ja que virou tendencia todos os dispositivos terem facetime.Alem disso acho que so a adição de giroscopio mesmo, fora isso mais nada, a nao ser outra tecnologia nova que vire tendencia nos proximos gadgets da Apple.

    • Anderson Maciel

      Arthur,

      Eu acho que é provavel ter camera traseira. O Galaxy Tab é quase do mesmo tamanho do iPad, e tem câmera traseira.

      Uma câmera traseira não serviria somente para fotos.

      É também muito bacana utilizar aplicativos com realidade aumentada (como o jogo novo do "Star Wars") nos iPhones e no iPod Touch 4g.

      • Breno

        Como assim quase do msm tamanho mano? Vc ta maluco? 😛

        Já tive a oportunidade de ter um iPad e um Galaxy na mão e posso dizer que o Galaxy mais parece um smartphone gigante… =/

        • Anderson Maciel

          kkkk

          ahh cara, quase do mesmo tamanho, em termos

          quis dizer que ambos são grandes, não-portáteis…

          para os dois é "esquisito" tirar fotos com um aparelho desse porte.

          • Anderson Maciel

            por não-portátil, leia-se "uma coisa que não cabe no bolso"

            hahhaha

  • Anderson Maciel

    Também não acho provável que o iPad novo venha com tela Retina.

    – Steve Jobs já disse que, para ele, 10 polegadas é o melhor tamanho para uma boa experiência de uso com um tablet. Para o iPad ter tela Retina e continuar do mesmo tamanho, a resolução iria pular pra 2048×1536.

    – Ele também disse que fazer vários gadgets, com várias resoluções diferentes de tela, só complica a vida dos desenvolvedores, por ter que adaptar os apps para todas as resoluções (vide problemas com a plataforma Android). Para o iPad ter tela Retina e continuar com a mesma resolução, ele iria ficar muito pequeno.

    Minhas apostas:
    – iPad continua com a mesma tela
    – camera normal e camera frontal
    – processador melhorado
    – mais memória ram (256mb para o multitasking do iPod Touch 3g tá bom, mas pro iPad não…)
    – mais capacidade de armazenamento.

    Se forem mudar o design, não passando a ter a parte traseira igual à do iPod Touch (que risca só de olhar pra ela rsrs), tá ótimo.

    • Anderson Maciel

      Esqueci de citar também o giroscópio. Tem que ter !! rsrs

  • Lucas Teles

    Obrigado pelos comentários galera. Concordo com vocês quando disseram sobre a "tela retina", penso que seja pouco provável, por diversos motivos,o principal deles seria aumento da resolução que desencadearia um monte de outros problemas. Mas, mesmo assim, não deixa de ser uma possibilidade, afinal a Apple sempre nos surpreende, certo?

    Continuem comentando, se precisarem criticar não tenham medo, pois isso me ajudará a crescer. 😀

    Abraços a todos.

    • Alexandre Telles

      Tem como eu falei… Podem Diminuir o tamanho e aumentar a resolução… (tah brisei… Eu sei q nao… So falei pra provar q pode existir retina no ipad… Diminuindo o tamanho, aumentando a resolução… A apple vai ter a mesma resoluçao do atual (xiu… Se eu trabalhasse na apple eu mandaria fazer isso…)

  • Dejota

    tem que corrigir no texto: ao invés de "tela de retina" é "tela retina" ou "retina display"(mesma coisa) e tbm voce colocou que é uma caracteristica do iphone 4 mas tbm é do ipod touch 4g.

    #ficaadica

    • Lucas Teles

      obrigado pelo aviso, você tem razão. Está corrigido já.

  • Alexandre Telles

    Lucas… Só nao te trollo pq acho q vc eh novo aki, vc escreveu bem… (tah certo q tiveram coisas q a apple jah falo q non)… E principalmente eh um primo mais pobre meu (oc tem – 1 L doq eu)

  • Alceu

    Ótimo Post ! acredito que assim como nos iPod's e nos demais produtos da apple, venham mais e mais gerações de iPad's !

  • Já foi desmentido esse rumor do iPad menor pelo próprio Jobs!

  • Victor Diniz

    Aeee teles, parabéns pela matéria cara, muito boa mesmo.

    O negócio da tela é que nem eu te falei ontem: o Steve tem a intenção de produzir todos os próximos portáteis com a Retina Display. No caso do iPad, a adição dessa tela levaria à duas escolhas: reduzir o tamanho do iPad para a resolução permanescer a mesma, ou deixar 9,7 polegadas e fuder com os programas já produzidos. Steve não é bobo, creio eu que vai diminuir o tamanho da tela sim e colocar a Retina Display. Vai ser bom pros programadores e bom pro consumidor 😉

  • Lucas

    Mas a Apple não lançou o iPad cedo no Brasil por causa de outro produto com o mesmo nome.

  • ahora hay una problema con Apple que no dejar Samsung vender sus productos in Europa !