iPod School

Rumor: Nintendo fará jogos para iOS em breve (atualizado!)

Rodrigo VianaRodrigo Viana

A vida não está nada boa para a Nintendo. A empresa que chegou a dominar o mercado de games durante anos, passa más momentos agora.

Além de ter que diminuir o preço do seu novo aparelho, o Nintendo 3DS, a empresa se vê, agora, pressionada a criar jogos para a plataforma do seu rival da atualidade, a Apple.

A empresa japonesa chegou a informar que não faria seus jogos para outra plataforma, porém como a empresa está em baixa há seis anos (!), seus investidores estão pressionando a mesma para fazer seus jogos (ao estilo Mario 3D) para o iOS – iPhone e iPad – e até mesmo para outras plataformas, como o Facebook.

Temos que concordar que a empresa japonesa já está em uma decadência há anos. Ela vem sendo muito “ignorante” nesses últimos anos, principalmente quando reclamou da App Store e também quando recusou entrar para o mercado de celulares – e até mesmo para o mercado de tablets.

E o pior de tudo é que a empresa tenta consertar o seu problema lançando um novo produto que traz ainda mais problemas para a mesma, como foi com o Nintendo 3DS.

Vamos esperar que a Nintendo acorde de vez e perceba que o mercado de smartphones, principalmente de iPhones, está crescendo muito nesses últimos anos e que é muito promissor. Quem sabe daqui alguns meses abriremos a App Store e veremos um Mario Kart para iOS? Vamos torcer!

via

Atualização: Pelo grande tumulto que aconteceu pelos comentários, quero pedir desculpas pelas más informações colocadas neste post. Então, vamos as informações corretas:

A Nintendo não está mal há 6 anos, e sim há 10 anos, pelo Game Cube não ter sido um sucesso de vendas – mesmo não tendo sido sucesso de vendas, foi o sucesso da sua geração. Porém, com o lançamento do Game Boy, Wii e Nintendo DS, a empresa conseguiu um lucro enorme.

Quando mencionei que a Apple era a maior concorrente da Nintendo eu não quis dizer a vocês que ela sempre foi. Na verdade, nunca foram, são de mercados diferentes.

Porém, com o lançamento do iPhone em 2007 e da App Store, a Apple começou a competir um pouco com a Nintendo e agora ela está sendo pressionada pelo seus investidores para publicar os seus jogos para a plataforma do iPhone, o iOS.

De qualquer modo, eu só errei uma vez, em praticamente 92 matérias. Gostaria de informá-los que isto não acontecerá nenhuma outra vez daqui para frente.

Minhas sinceras desculpas.

 

Me chamo Rodrigo Viana, tenho 14 anos. Meu primeiro device da Apple foi um iPod touch 2G, meu 1º jailbreak foi no iOS 3.1.2 , a partir do meu 1º jailbreak que me interessei pelo o mundo da Apple. Tenho dois iPods touch (2g e 4G - 8GB e 64GB) e um MacBook Pro 2010. Siga-me no twitter: @irodviana

  • Mario para iPhone direto na App Store? Morrerei feliz.

  • Patrick

    Rodrigo, meu camaradinha.

    Entendo que vc é beeeem novo, e acabou escrevendo isso com boa vontade, mas com péssimas informações.

    Primeiro que a grande rival da nintendo nunca foi a Apple.

    Segundo que a big N não sabe o que é estar mal, faz mais de 10 anos, pois mesmo com o gamecube não sendo um sucesso de vendas, foi a que mais lucrou em sua geração.

    Na atual geração, a big N não só conseguiu dominar o mercado de consoles, vendendo quase o mesmo que suas concorrentes juntas, ainda emplacou um portátil que é o videogame mais vendido da história. E se ela se dá bem com poucas vendas, imagina vendendo tudo isso…

    Quanto ao preço do 3DS é mais do que normal fazer esse reajuste, assim como a sony fez com o ps3 e a ms com o x360. A diferença é que a big N nunca tinha feito isso antes, baixando os preços apenas depois da metade da geração ter passado.

    Lendo um pouco mais, descobrimos que a big N tem atualmente disponível 20bi pra queimar… Ou seja, tudo o que vc escreveu, saiu apenas da sua cabeça.

    Abraços e mais cuidado da próxima. Não deixe seus gostos pessoais influenciar seus artigos!

    • Rodrigo Viana

      Na atualidade, sim, a Apple é uma rival para ela.

    • Patrick, foi dizer-te algo que reforço com veemência nesse blog.

      É para pessoas como você que enchemos as linhas de nossos posts! Fico grato por poder contar com leitores respeitosos e que sabem valorizar o redator.

      Um abraço

    • Clayton

      Concordo. Mais uma Matéria Desnecessária. Que Deus ajude o iPod School. D:

  • Daniel

    Apple maior concorrente da Nintendo? Desde quando?

    Empresa em baixa a 6 anos?

    Wii foi o console que mais vendeu nessa geração, e o Nintendo Ds chutou a bunda do concorrente PSP.

    Sei la jein, materia mto mal escrita.

    • Rodrigo Viana

      As ações estão em baixa há 6 anos.

      • Decadente foi a informação que ela esta a 6 anos em baixa, sendo que o Wii foi um incrível sucesso (devemos lembrar que ele já tem uns 3 anos!!!), o 64 e o snes foram sucesso de vendas, o único que não emplacou bem, mas mesmo assim, os portáteis da Nintendo SEMPRE estiveam muito a frente nas vendas, desde o famoso game boy!!! A noticia real e que as previsões de venda do ds3d não foram alcançadas e por isto ela abaixou o preço dele, para continuar sendo a rainha dos portáteis. Sou fã da Apple e da Nintendo e por isto digo que não da para comparar as coisas iphones e android nunca chegaram aos pés doa pirateia da Nintendo e Sony para jogos pois estes são criados exclusivamente para isto!!

        • Sua informação pode até ser válida, mas meu pai amado, que NOME É ESSE? Decadente é este nome, isso sim.

  • Junior

    a afirmaçao de que a nintendo vai mal realmente não foi pertinente, essa é uma empresa guerreira e é verdade que olhando pelo ponto de vista aqui do brasil, ela ficou meio ofuscada pela sony nas epocas de n64 e gamecube, devido à maioria dos gamers aqui optarem pelos playstations facilmente pirateaveis (e com razão, com esse monte de impostos não sobra muita alternativa), mas devemos lembrar que no exterior o cenario era outro e a competição era bem mais acirrada…

    mas concordo no que diz respeito à nintendo produzir jogos (ou ao menos remakes de jogos calejados em seus consoles) para plataformas que (ainda) não são seus concorrentes diretos como tablets e smartphones, que ajudaria tanto na divulgação da marca como no aumento de seus lucros

  • Guilherme

    um dia… mas não tão cedo… daqui alguns meses podem ser 30 ou 40 meses… o próprio presidente da nintendo afirmou que enquanto ele estiver na presidencia ele não irá migrar para outras plataformas…

    Mas a pressão para atuar em outras plataformas existe mas nada que seja rápido… então "Nintendo fará jogos para iOS em breve" é algo muito pesado… o ideal seria dizer que a nintendo está sofrendo pressão para fazer jogos para iOS e Android…

    E realmente o conteudo não apresenta muitas informações consistentes… poderiam ter colocado a informação de pretendem criar um jogo do pokemom para o iOS, e que esse rumor fez as ações da nintendo subirem e depois a nintendo disse que não é ela que esta fazendo o jogo e sim a Pokemon Company. E com esse anuncio as ações da nintendo cairam… isso sim poderia mostrar que migrar para outra plataforma seria bom…

  • Reescrevendo, a primeira não saiu muito clara, foi pelo iphone come palavras… -_-

    Decadente foi a informação que ela esta a 6 anos em baixa, sendo que o Wii foi um incrível sucesso (devemos lembrar que ele já tem uns 3 anos!!!).

    O 64 e o snes foram grandes sucesso de vendas, o único VG que não emplacou bem foi o cube. Em relação os portáteis a Nintendo SEMPRE esteve muito a frente nas vendas de todos os outros competidores juntos. Desde o famoso game boy!!!

    A noticia real é que as previsões de venda do ds3d não foram alcançadas e por isto a nintendo abaixou o preço dele, para continuar sendo a rainha dos portáteis. Sou fã da Apple e da Nintendo e por isto digo que não da para comparar as coisas, iphones e android nunca chegarão aos pés da da Nintendo e Sony quando o assunto é portátil para jogos.

    Iphone é pau para toda obra, os Ds da vida são para jogos.

  • Diego

    A Nintendo vem em baixa pelos últimos 6 anos segundo alguns sites relacionados a tecnologia e games(procure no google) e o 3DS veio e já começou mal sem jogos de peso e para mim sem nada tão inovador (não me importo com 3d).

    Os celulares não podem ser considerados portáteis mas já vem dominando uma grande fatia no mercado de jogos deste seguimento, então um iPhone pode sim ser considerado concorrente de DS's e PSP's.

    Agora relacionado a notícia a Nintendo recuperaria todo o lucro perdido com o 3DS se lançasse um Pokémon na App Store, até mesmo se ele custasse $9.99 aposto que seria o mais vendido disparado.

    • Rodrigo Viana

      Concordo, Diego.

    • Caique Seren Ribeiro

      Eu acho que mesmo vendendo bem seria bobagem a nintendo colocar Mario,Pokemon,Zelda,Starfox,Kirby,Donkey Kong e qualquer outro jogos exclusivos da nintendo em outras plataformas,Pois um dos grandes atrativos da nintendo e ter essas exclusividades por isso acho que a nintendo esta mais do que certa em não colocar jogos dela em outras plataformas

  • Erick Mateus

    Mario para iPhone? Estou completo!

    • Rodrigo Viana

      UHAHUAHUAUHUAUA, eu também estarei completo. Será a melhor coisa do mundo! 😛

  • Wilyman

    Os comentários estão bem melhores que a afirmação deste blog, sempre tive Nintendo desde os 8 bits a ate o Wii no momento se houver o Wii U pra 2012 quem sabe compro mas nossa de onde o autor achou essa fonte? Isso sim e uma noticia absolutamente gelada…

  • Marcelo

    Nintendo mal das pernas ? Quem escreveu isso? Foi um garoto de 13 anos e fã da Apple! Tá explicado. Amigo, procure se informar melhor antes de escrever um post. Para dar mais credibilidade, site pelo menos uma fonte confiável da informação divulgada. Não fique repercutindo notícias que você deve ter lido em emails falsos ou comunidades pelo Orkut.

  • Felipe Orita

    Muito bem….ta vendo deixa criança escrever em blog é isso que da….o garoto tem 13 anos….começou agora a jogar game …. Vc mora onde??? Pois estou no Japão e se vc vier pra cá ,com certeza vai deletar o seu artigo ….. A principal concorrente da Nintendo é a Sony….melhor vc ver seus conceitos e se informar um pouco mais!!!!

  • Parei de ler no "está em baixa a 6 anos". A Nintendo tá em baixa agora, mas o Nintendo DS (Não confundir com o 3DS) foi um sucesso pessoal, não forcem a barra

  • Parei de ler no "está em baixa a 6 anos". A Nintendo tá em baixa agora, mas o Nintendo DS (Não confundir com o 3DS) foi um sucesso pessoal, não forcem a barra.

  • Amigos, não estou aqui para contestar a veracidade dos argumentos presentes nos comentários. Porém, agora que estes já foram ditos, parem em insistir em difamar nosso autor Rodrigo Viana de maneira tão veemente.

    Como dito várias vezes nos comentários, ele é um garoto de 13 anos! Um garoto de 13 anos que gasta suas tardes lavrando posts para VOCÊS, de 15, 20, 30 ou 100 anos. Se nossa juventude fosse repleta de pessoas que sacrificam seu tempo numa tentativa de ajudar àqueles que não são nem conhecidos, viveríamos num mundo MUITO melhor.

    Parem de crucificar o garoto! Foram 91 matérias escritas por ele até agora e apenas uma que desagradou ao pessoal. PAREM JÁ! Não é justo desmerecer alguém te tal maneira por um simples erro – que eu nem considero como erro; ainda mais depois dessa mesma pessoa ter ajudado os donos de Apple há tanto tempo.

    Criticar é diferente de trollar.

    Um abraço,

    Guilherme Freitas

    Editor do iPodSchool

    • entendo caro Guilherme, mas nesse caso é melhor deletar esse post pois está cheio de equívocos..e é bom deletar rápido pois fica feio para o Blog

      • Não deletarei o post de ninguém. O redator é o Rodrigo e ele faz o que bem entender com o post dele… afinal de contas, ele é um dos redatores mais frequentes de nosso blog e é um dos responsáveis pelo nosso vasto número de visitantes. Caso meu querido chefe (;p) André Bazaglia quiser apagar, aí é com ele. Mas eu, no status de Editor, não apagarei nothing.

        • Tá certo, só espero que façam isso rápido pq tá bem absurdo esse post.

          • Amigo, você está num Mac ou num Windows? Pois sempre existe o Alt+F4, Ctrl+W e o Cmd+Q.

            #FikDik

            • Command + Q funciona que é UMA BELEZA 🙂 sabia Gui???

            • Profissionalismo mandou um abraço.

            • Profissionalismo é escrever um post meticulosamente e ter que ver ele sendo destruido nos comentários, equivocadamente sem surtar e começar a mandar os leitores praquele lugar, o problema é que eu praticamente chorei quando trollaram meu post, não sei quanto ao Rodrigo, mas realmente, NENHUM de nós tem que passar por isso. abracos

            • Amigo, o dia que o André depositar um salário mínimo por mês em meu paypal você poderá cobrar o tanto de profissionalismo que quiser. Porém, por ora, não preciso ser profissional.

              Em meu emprego sim. No blog, sou educado… mas gosto de dar boas risadas (:

            • ta anotado champz

            • @Caio Baptista: Blog é uma coisa, profissionalismo é outra #ficadica

            • É o melhor!

      • Vocês pediram pra fazer isso com meu Post do Android.. não pode falar mal da Apple, que criticam, não pode engrandece-la que criticam e se fala a verdade, sendo imparcial querem matar por não ter engrandecido a Apple, ele tem 13 anos, eu não acho isso justificativa pra nada, eu não posso opinar sobre jogos pois NUNCA foi meu departamento, mas uma coisa eu posso dizer, vocês NUNCA se decidem, é triste ver isso.

        Eu tenho o direito de deletar o post, mas a vida é feita de ganhos e perdas, OK, o Rodrigo perdeu nessa, mas terá muitas pra ganhar ainda, ficará no Blog o post, até porque o meu do Android não foi deletado, editaremos para tornar as informações mais precisas.

        • +1

          Tenho o mesmo poder de apagar o texto – Eu, mettrau, o Dico e o Gustavo "cemos" ultramaster ;D hsuashua – mas não farei isso de maneira alguma.

        • A questão não é falar mal ou bem da Apple, eu não sou fanboy.. Adoro Gadgets bons, sejam eles de que empresa forem, eu simplesmente gosto de Gadgets bons.

          Tenho iPhone, iPod Classic, MacBook Pro, Xbox360, Tv Sony Bravia, Plasma Panasonic, Amazon Kindle.. gosto deles todos pq acho que suprem minhas necessidades. Ou seja, não tenho nada contra o seu post por vc fala bem do Android, eu inclusive acho que existem pontos que o Android é melhor que a iOS sim.

          O que estou falando é que esse Post (da Nintendo) está cheio de equívocos, pra não falar de fatos que simplesmente não existem. Se o blog prentende ser informativo deveria rever o post. Não tenho nada contra o autor, nem com a idade, só que o post é completamente fora da realidade, não há verdade nele entende?? Você acabou de inventar uma notícia, ai fica complicado. Não to falando simplesmente como leitor, até pq já escrevi em blogs e sai por falta de tempo mesmo (apesar de pretender voltar em breve)

          Diferente da sua opinião sobre o Android que é apenas subjetiva e deveria ser respeitada.

          • Seu argumento, agora, foi bem inteligente, não precisam ficar irritados, gostaria de informar que o Post foi atualizado pelo Rodrigo, ele decidiu mexer nas informações equivocadas para a satisfação da maioria dos leitores que comentam! Abraços

          • If u don't wanna read the post, don't read it. If you read and didn't like it, close the page (:

            Agora leia com o ritmo da músiquinha da antena do iPhone (: ;p

            Meu caro, o post já está atualiazdo.

            Abraaas

    • Humberto Jr.

      Guilherme disse tudo!

      "Errar é humano". O Rodrigo errou dessa vez, admitiu o erro e aprendeu a lição. Pronto, ele não vai repetir. Agora vamos parar de criticar o garoto.

      • Rodrigo Viana

        Obrigado Humberto.

        • Humberto Jr.

          De nada, cara… 😉

        • Matheus

          Cara não se preocupe, você só errou uma vez, vai lá ver o itouchbr que você vai ver realmente um trabalho porco.

  • "A Nintendo não está mal há 6 anos, e sim há 10 anos, pelo Game Cube não ter sido um sucesso de vendas. "

    o.O uhauhAHuahuhUAHU santa ignorância Batman.

  • Victor

    Nintendo na Apple? Que sonho!

    Facebook? Dispenso…

  • Daniel

    Vou comentar aqui de novo, agora que apareceram vários comentários.

    Temos que parabenizar o menino de 13 anos escrevendo aqui. Isso é louvável. Escreve relativamente bem e é esforçado, então parabens por isso.

    Mas a noticia está completamente equivocada, isso todos perceberam.

    Se ele tem 13 anos e tem coragem de escrever pro blog, automaticamente ta colocando a cara a tapa pra receber críticas.

    Mesmo se grosseiras, tem que levar isso pra tentar melhorar cada vez mais.

    O que eu nao gosto é alguem do blog mandar o leitor fechar o navegador. Isso é um absurdo.

    Estamos lendo aqui porque gostamos, comentamos de um erro e recebemos uma resposta pra cair fora…Ok, aí voces perdem bastante leitores.

    • Sabe qual é o maior problema de nosso mundo? As pessoas deixaram o bom humor morrer frente às complicações diárias, meu caro (: Rir faz bem e não dói. (:

      E eu não mandei ninguém fechar o navegador ! :O Comentei apenas sobre a praticidade do uso de atalhos no teclado SHAUSHAHS

      Um enorme abraço, bro (:

  • Bruno

    Herrar é o mano

    Mas fikdik, evita tirar conclusões pela sua linha de pensamento e fazer um post assim. Se quiser mostrar sua linha, bota a tag [opinião], pois dizer que a Apple compete com a Nintendo diretamente e que a Nintendo vai mal depois do lançamento do Wii e do Dsi, foi tenso.

  • Victor Diniz

    pqp, o Rodrigo escreve o post pra tentar ajudar, sem cobrar nada por isso, e vem um monte de fdp que se acham OS jornalistas, donos de todas as informaçoes precisas, pra criticar,

    PQP povo atoa.

  • Marcelo

    Já deu né galera! Errar é humano e adimitir o erro é nobre. O garoto errou e já se desculpou. Apesar de atualizar o post com mais informações erradas e sem citar alguma fonte oficial, o Rodrigo merece desculpas. Vamos deixar pra lá. Peço desculpas por minhas duras palavras ditas anteriormente.

    Agora, comparar um post com informações inverídicas com o excelente post do Gabriel sobre o Android não dá né.

  • Felipe Orita

    Ae Victor….não somos povos a toa!!!! Já pensou um jornalista escrevendo uma mentira em grande jornal?…. O que é uma informação falsa ou equivocada na bolsa de valores???…. O garoto ta de parabéns pelas outras matérias…..mas quando erra tem que ser avisado e aceitar qualquer tipo de criticas…..alias….ele mudou até a idade dele !!!! Disse que tinha 13 e agora tem 14…..

    • Já pensou se a gente ganhasse tão bem quanto um jornalista ou um economista da bolsa? Ia ser fantástico…

      Porém, fazemos tudo de graça mesmo. Temos até despesas para sustentar o blog, de querem saber ;9

      Um abraço!

      • É mesmo. Tem gente que pensa que manter um bom servidor para um blog é barato, e nada. Um servidor que preste custa 100 reais mensais no MÍNIMO.

  • Victor Diniz

    avisado é uma coisa , agr os caras virem aqui trollar, falar q o texto tá uma merda, criticar de forma sem educaçao, nao é saudável.

  • Lucas

    Como leitor do blog, dono de um iphone, de um game boy classic, color, advance, nintendo 64 e game cube, além de ser um ex dono de wii, acho que posso comentar o post.

    Muitos estão criticando, me parecem na verdade fan boys da nintendo. Sim, ela vem perdendo muito espaço para a sony e microsoft. O wii é um lixo imenso que eu me senti um idiota em ter pagado 1100 reais num "game cube com controle diferente". O PS vita já deixou o 3ds antes mesmo de ser lançado. E sim gente, basta ler jornais, semana passada saiu no Link do Estadão, falando que a nova tendencia é as pessoas comprarem um smartphone que além de ser portatil, voce pode levar suas musicas, emails e até mesmo jogos mais baratos que uma xícara de café. E é ai que vcs nao entenderam, o iPhone sim está tirando espaço dos portateis sim, basta ver a tentativa da sony no xperia play. Um jogo de 3ds é quase o preço de um ps3. fica a pergunta para todos, Você prefere um 3ds ou um iPhone 4? Enfim, otimo post Rodrigo!

  • Lucas

    Como leitor do blog, dono de um iphone, de um game boy classic, color, advance, nintendo 64 e game cube, além de ser um ex dono de wii, acho que posso comentar o post.

    Muitos estão criticando, me parecem na verdade fan boys da nintendo. Sim, ela vem perdendo muito espaço para a sony e microsoft. O wii é um lixo imenso que eu me senti um idiota em ter pagado 1100 reais num "game cube com controle diferente". O PS vita já deixou no chinelo o 3ds antes mesmo de ser lançado. E sim gente, basta ler jornais, semana passada saiu no Link do Estadão, falando que a nova tendencia é as pessoas comprarem um smartphone que além de ser portatil, voce pode levar suas musicas, emails e até mesmo jogos mais baratos que uma xícara de café. E é ai que vcs nao entenderam, o iPhone sim está tirando espaço dos portateis sim, basta ver a tentativa da sony no xperia play. Um jogo de 3ds é quase o preço de um ps3. fica a pergunta para todos, Você prefere um 3ds ou um iPhone 4? Enfim, otimo post Rodrigo!

    • não confunda postar informações falsas pra provar uma opinião pessoal com ser fanboy

      • Opinião de fanboy? Eu não sou fanboy de nenhuma empresa de games e ele falou mais que a verdade.

    • Rodrigo Viana

      Nossa Lucas, parabéns para você. O único que teve o pensamento perfeito, igualzinho ao meu. Sim, eu prefiro um iPhone 4.

      Do mesmo jeito, obrigado.

    • Raphael Almeida

      Fala sério, jogos com preço de PS3? Jogos originais no lançamento aqui no Brasil custam em média R$ 200 enquanto o PS3 custa R$ 1.200. Sem falar que jogos fora do prazo de lançamento custam em média R$ 90.

      Eu posso escolher o iPhone, mas pra isso tenho que desembolsar R$ 1.000 a mais, com o dinheiro que eu compro o iPhone eu posso comprar um 3DS e mais 10 jogos.

      Sem falar que por mais que o iPhone tenha bons jogos quero ver se tem um ao nível de Zelda, se tem algum ao nível de Professor Layton. Quer comparar Angry Birds? Jamais.

      Eu compraria um iPhone, mas sei que se quero uma plataforma de jogos de verdade é melhor investir em um console portátil, de preferência da Nintendo.

  • TiáoGavi&atil

    Sabem no que eu acredito……

    Se não é para ajudar não atrapalhem!! O autor escreveu na maior boa vontade, atualizou com as informações novas e com ajuda de todos…deu, foi, acabou!!

    Esse blog ainda respeita opiniões de seus usuarios, se fosse eu, já tava neguinho moderado! 😉

    • Obrigado por nos entender :). Quero ver se a gente moderasse os comentários, ninguém ia falar nada. Geralmente é assim, blog moderado, falta de educação é deletado NA HORA.

    • Raphael Almeida

      Eu não estou apedrejando ninguém, mas as informações estão erradas e mesmo depois da atualização continuam.

  • talvez

    Esse cara até passou uma informação interessante, mas escreve mal pra caramba!
    Esse post tah cheio de pleonasmos, repetição de palavras e divisão de parágrafos que deveriam estar juntos!
    Mais atenção, ein?!

  • Lucas:

    Como leitor do blog, dono de um iphone, de um game boy classic, color, advance, nintendo 64 e game cube, além de ser um ex dono de wii, acho que posso comentar o post. Muitos estão criticando, me parecem na verdade fan boys da nintendo. Sim, ela vem perdendo muito espaço para a sony e microsoft. O wii é um lixo imenso que eu me senti um idiota em ter pagado 1100 reais num “game cube com controle diferente”. O PS vita já deixou no chinelo o 3ds antes mesmo de ser lançado. E sim gente, basta ler jornais, semana passada saiu no Link do Estadão, falando que a nova tendencia é as pessoas comprarem um smartphone que além de ser portatil, voce pode levar suas musicas, emails e até mesmo jogos mais baratos que uma xícara de café. E é ai que vcs nao entenderam, o iPhone sim está tirando espaço dos portateis sim, basta ver a tentativa da sony no xperia play. Um jogo de 3ds é quase o preço de um ps3. fica a pergunta para todos, Você prefere um 3ds ou um iPhone 4? Enfim, otimo post Rodrigo!

    Entendi cara o que você quis dizer. Mas tipo, a Nintendo nunca pensou em sair de sua (média) zona de conforto, para ir para o mundo dos Tablets e Smartphones… Não me vejo no futuro comprando um Tablet da Nintendo, que esteja á nível de seu (hipoteticamente futuro e inevitável) competidor, o iPad, ou até outros tablets do mercado. Na verdade, isso pode se reverter quando a próxima geração do WII vinher a tona, com seu "tablet gamer".

    Mas para mim a criação de Outro Sistema operacional, no meio de tantos outros hoje em dia, só tiraria o foco do mercado atual: Android e iOS. O resto dos Sistemas Operacionais infelizmente vêm sendo devastados aos poucos… A queda da Nokia reflete bem isso. A finlandesa ainda insiste em continuar com o Symbian para bons e péssimos Smartphones, que variam de R$199,99 á R$1999,99! Se o Nokia N8 vinhesse com o Android por exemplo (que hoje toma uma grande fatia do mercado), provavelmente venderia mais.

    Enfim, não acredito que a Nintendo lançaria tablets e smartphones com um SO popular de hoje em dia, como o Android… Acho que a "zona de conforto" deles hoje em dia está é bem demais.

  • Raphael Almeida

    #facepalm !

    Eu gosto muito do seu blog, mas nunca li tanta informação errada.

    Amigo, a Nintendo não esta mal o Wii e o DS foram o console mais bem sucedidos da geração passada. O 3DS teve baixas vendas porque lançou com poucos titúlos que valessem a compra no lançamento e agora o remake do Zelda Ocarina of Time ja ultrapassou a marca de 1 milhão de unidades isso é frcasso?. E ao contrário da Apple que nem lança jogos aqui no Brasil a Nintendo vai trazer o Zelda Ocarina of Time 100% traduzido para PTBR.

    A Nintendo pode perder público para a Apple, mas não vai sumir. Falar que o iPhone vai derrubar a Nintendo é o mesmo que falar que a internet iria derrubar a TV, que a TV iria derrubar o rádio e assim por diante.

    Dizer que a Nintendo se daria bem fazendo jogos foi outro equívoco seu. Isso só daria motivos para não comprarem seus consoles, os fãs iriam pensar: "Pra que eu vou comprar um 3DS se eu posso jogar Mario no iPhone". Não se esqueça que a Nintendo só vende por causa de seus exclusivos, não é atoa que dizem que só ela lucra com o Wii.

    Sobre ela fabricar smartphones e tablets foi outro equívoco seu. É uma mudança de foco na empresa, ela não é da área de informática é da área de games. É o mesmo que falar que para a Apple investir no cinema.

    Por mais que os iGadgets tenham ótimos jogos, nenhum tem o nível de Zelda e outras franquias da Nintendo fato!

    Dizer que os aparelhos portáteis (iGadgets e cia) vão engolir os consoles portáteis é o mesmo que falar que os PCs iriam engolir os consoles de mesa (o que não aconteceu até hoje).

    OBS: Sou fã da Apple e da Nintendo. Não digam que a Nintendo fez como a Nokia que ficou parada esse tempo todo e perdeu o trono porque a Nintendo é uma das empresas que mais investe em inovação.

    • Roger

      Impressionante como os comentário nesse caso tem muito mais qualidade do que foi escrito no Post.. Parabéns Raphael!! Parabéns Caio! É isso mesmo.

      O pior é ter que aguentar o argumento:

      "Nós não recebemos nada, por isso podemos escrever o que vem na telha, inclusive informações falsas"

      "Ele só tem 13/14 anos, pode escrever informações falsas por isso"

      Acordem pessoal, pra escrever informações falsas eu leio o Sensacionalista ou o G17.. Isso não é um blog pra informar sobre iOS?? Então informem, mas não inventem nem venham distorcer fatos…

      Ta na cara que o garoto que escreveu pode entender sobre produtos da Apple, pelo menos deve entender dos mais recentes, mas sobre Video Game e sobre a Nintendo… desculpe mais você não sabe de nada!

      Sou a favor que apaguem esse post pra melhor imagem do blog mesmo.

      abraços

      • Galera, está ficando ridículo isso aqui! Caramba pessoal, custa relevar um deslize de um blog que tem dezenas de tutoriais e que certamente muitos usam e abusam gratuitamente? Eu, Editor desse blog, não apagarei NADA. Equívocos? Eles acontecem aos montes. Agora tente montar um blog sobre tecnologia, atualizá-lo com uma certa frequência. Tudo isso de graça… para os leitores, parece fácil taxar como furado o argumento: "Fazemos de graça!". Porém, é apenas quando você fica até 23:50 trabalhando em uma podcast ou até as 1:30 trabalhando num video tutorial para Jailbreak SEM RECEBER NADA que você percebe quão valiosa é a remuneração verbal que muitos dos nossos caridosos leitores tem a maturidade de nos ceder.

        As críticas? Absolutamente necessárias. Porém críticas é diferente de usar imperativos imponentes e de citações irônicas.

        Poxa vida, tentem se colocar no lugar de cada um desses escritores e editores! Não é fácil ter que ouvir, depois de um trabalho duro, sarcasmos vazios como resposta.

        Isso não é para você Roger, apenas. É sim para cada um dos comentaristas acima.

        Um grande abraço.

        • Roger

          Desculpa, mas seu argumento não é válido e o erro persiste.. se o autor se propôs a atualizar o post, que o faça com informações válidas.

          Pra falar a verdade, o que ele escreveu é tão escabroso que ta até engraçado, pra não dizer trágico. Primeiro deve-se aprender a pegar fontes e escrever..depois vc começa a escrever em blogs.

          Começou errado

        • Roger

          quer escrever notícia falsa??? Escreva pro sensacionalista.com.br

          • Envie um email pra gente com um texto seu! Se o que você diz está correto, precisamos de redatores novos. Certo? Então, mande pra gente uma matéria para entrar na equipe para ajudar esse grande pessoal que acessa o blog. E isso não é provocação, é sério! Se você julga ter a fórmula perfeita para a elaboração de um post, tenho certeza que seria uma valiosa peça na construção de nossa equipe (:

  • Julgar e comentar do erro é uma coisa, chegar esculhambando o escritor e a integridade da bondade que ele fez em informar algo que é para o bem de vocês, é falta de educação.

    Vamos usar o post do Mettrau de exemplo. Ele, na bondade dele, fez uma postagem falando sobre os prós e contras do Android em relação ao iOS também, isso de fato, é algo importante que ajuda para decidirmos o que queremos comprar e o que pode haver no futuro dos smartphones. O blog tem o principal assunto sobre Apple, mas o tema é TECNOLOGIA, e estamos aqui para falar de novas tecnologias e opinar sobre elas, principalmente da rivalidade da Apple, como a Google.

    Não sou muito atento ao mundo de consoles e o meu ultimo da Nintendo foi o GameBoy Advanced (nem SP era), e desde então, venho seguido a Sony e a Microsoft para saber do PSP, PS3, PS2 e o Xbox. Ambos são o sucesso de hoje que fizeram o Wii cair um pouco hoje, é até aí que eu entendo. Não tenho certeza se esta informação é válida ou não, mas isso é o que eu sei, pronto. Pra mim, a Nintendo tem de apelar ao máximo para se recuperar, tendo vista que o 3DS não fez o estrondo que eu aguardava que teria, pois, além de eu achar que ele é um ótimo console portátil, ele ainda é "juvenil" demais pro nosso mercado de jogos portáteis. Esta é a minha opinião sobre o tema.

    Sobre o erro. Errar é humano, e vocês também erram e fazem burradas piores do que o post. Não apagaremos o post e além do mais, trouxemos uma informação para vocês que muitos aguardam, pois eu mesmo, dia após dia tento jogar os clássicos da Nintendo em meu iPhone, mas fracasso. Nosso dever é informá-los ao máximo que puder, e fazemos isso de graça como prazer, pois o conceito da blogosfera em si é formada pelo prazer em escrever e informar ou não os leitores, e mesmo informando, a gente pode opinar sobre. Leitores servem para ajudar, suas criticas (desde que sejam educadas) são nossas avaliações, e eu amo receber criticas educadas, do tipo "olá, caro escritor, você sem querer colocou um hífen no lugar errado". Nesta situação, eu vou lá e conserto, no mesmo caso uma informação errônea, que por mim, eu refaço um texto INTEIRO em prol do conserto, pois os leitores pediram, e eu atendo ao pedido deles.

    Também tem a questão do pensar sobre a gente. A gente faz isto aqui por prazer, a gente gosta de ajudar vocês, a gente gosta de informar, a gente gosta de escrever notícias fresquinhas para vocês ao ponto de ajudá-los ao máximo, e vocês nem pagam por isso. Antigamente, conteúdos assim eram pagos, os famosos portais que hoje são gratuitos eram pagos antigamente, e o que a gente escrevia, recebia para lerem. Imagine só, a internet inteira tendo de ser paga para isso?

    Então, gostaria de terem compreensão, e que tomaremos mais cuidado com isso, mais do que já tomamos, pois geralmente, a gente pede ajuda aos editores para que se haja ajuda, mas nem sempre estão podendo nos atender.

    Aos que falaram "profissionalismo é isso" com sentido figurativo para criticar nosso profissionalismo, a gente faz isso por prazer, e não torno a repetir isso.

    Educação é bom e eu gosto. Mandar o cara pra casa do cara***, se fu***, denominá-lo de mer** é falta de educação, principalmente quando ele reconheceu seu próprio erro.

    Aos que pensam que eu falei pela equipe, eu falei por mim mesmo e não pela equipe. Estou defendendo meu amigo? Sim, mas não é coleguismo e "bloguismo" que farei a defesa dele, faço isto porque eu ainda quero ver a blogosfera como era, onde os leitores comentavam opiniões, coisas com sentido, e ao ter um erro, eles nos ajudavam. Não critico vocês, leitores, mas sim quero dar uma ajuda sobre qual é um dos papeis dos leitores na blogosfera.

    E mais uma vez, admito que o Rodrigo errou, admito isso, mas errar é humano e todos nós erramos. Ninguém é perfeito, e já vi muito bem a Globo dando informação fácil. Quem aqui se lembra do #phpvírus? Foi informação errada, e eles fizeram o que? Uma errata, que nem nós fizemos.

    • :V, achei que tinha "margin-bottom: 10px" para o . Foi mal não pular linha direito.

    • Mais uma informação que eu não adicionei: essa é minha opinião e eu espero ser respeitado. Eu respeitei a de vocês, leitores, adicionei a minha opinião sobre a de vocês, e espero a compreensão de todos.

    • Raphael Almeida

      Sinceramente esperar que a Nintendo venha lançar seus clássicos para iOS é o mesmo que esperar que a Apple lance seus sistemas operacionais para outras plataformas além das dela.

      Se quer utilizar o sistema operacional da Apple compre produtos da Apple, se quer jogar os jogos da Nintendo compre os produtos da Nintendo.

      • Desespero econômico = isso acontece

        • Raphael Almeida

          A Nintendo não esta mal, só não atingiu a meta esperada por burradas dela mesma.

          Vamos ver ano que vem que sai Wii U e uma porção de jogos bons para 3DS.

        • Caique Seren Ribeiro

          Não,isso não é dessespero economico,a Nintendo nunca lançaria seus jogos exclusivos para outras plataformas,isso é um absurdo,quando você compra um console da Nintendo você esta comprando um video game diferente de todos por causa dos jogos exclusivos eles tem seu brilho proprio eles nao são consoles comuns,se a Nintendo deixasse vender Mario na App Store ai sim ela faliria,Pois nao haveria mais o brilho nos consoles e os consoles da nintendo se tornariam simples video games comuns.

        • Não disso que ela está mal, apenas afirmei que isto pode ocorrer. Aaah gente, não me apedrejem porque eu não sei nem o que é bolsa de valores direto AEHAHEUAEHUAEH

  • ROdrigo

    Ah meu, que ridículo, pesquisa melhor antes de colocar informações na internet. Nem depois da atualização o post ficou certo.

    "A Nintendo não está mal há 6 anos, e sim há 10 anos, pelo Game Cube não ter sido um sucesso de vendas – mesmo não tendo sido sucesso de vendas, foi o sucesso da sua geração. Porém, com o lançamento do Game Boy, Wii e Nintendo DS, a empresa conseguiu um lucro enorme.

    "

    A Nintendo dominou o mercado de portáteis com o NDS e dominou com o WII!!!!! Não está mal há 10 anos nem aqui nem na China!

    • Pode não estar há 10 anos, mas está mal sim. Não é qualquer hora que uma empresa abaixa o preço do seu console para que tenha mais venda, e além do mais, se a própria Sony já está apelando a fazer o Xperia para jogar, a Nintendo está perdendo lucro atoa se não migrar pra celulares.

      Wii dominou até o PS3 e Xbox 360 vir.

      • Raphael Almeida

        O Wii veio depois do Xbox e PS3.

        E o 3DS não atingiu as vendas esperadas para o lançamento porque a maioria dos jogos prometidosnão foram lançados a tempo do lançamento.

        Agora que ele vai ficar R$ 800 (R$ 1000 mais barato que o iPhone) vai vender que nem água.

        • Viram como eu não entendo nada disso?UASHUASHUASHUAHSUAHS

  • AAAAAAAAAAAAAA GALERA! Descobri quem é o Clayton aí dos comentários! Se eu contasse pra você o REAL motivo de ele não ter entrado para nossa equipe há alguns meses vocês ririam bastante :p

  • Clayton

    KKKKKKKKKK, *eu ri*, depois que soube que o garoto tinha 13, ai que eu entendi tudo!

  • Clayton

    Conte! Conte tudo! Faça oquê você quiser! Porque você não tem provas, e não pode fazer nada.

    • Não tenho provas? O Email que você mandou para o Gustavo não é prova? O histórico que temos no msn não é prova? Okay amigo, um enorme abraço 😀

  • joao ribeiro

    ae de boa, se vcs acham que a materia esta tao ruim e errada e se vcs sabem tanto sobre a nitendo escrevam um post e mande um email para alguem do blog que ele pode acresentar no post do rodrigo.

    voces deveriam valorizar o rodrigo pois se como vcs disseram que ele colocou informaçoes erradas criticaram ele de um jeito totalmente fora de etica, e ele ainda para tentar corrigir os erros do post para TODOS que o criticaram, vcs ainda o ficam criticando cara quero ver se vcs se lembrem que ele NAO É OBRIGADO a escrever post ele faz isso por livre e espontanea vontade para os leitores do blog entao seria muito bom parar de critica-lo e contribuir com o post dele!

    e detalhe a nintendo pode realmente ter planos para jogos no ios pois muitos ja devem ter visto que os emuladores via jailbreak sao bem legais e mt gente gostou/baixou. se ela for te um grande lucro com isso ela vai fazer vcs achando ruim ou nao 😀

  • Caique Seren Ribeiro

    Eu não estou criticando o garoto só estou dizendo que oque ele escreveu é errado,pelo meu ponto de vista a Nintendo vai viver por muito tempo ainda e até mais que a Sony e a Microsoft,e o motivo é qual?Justamente os Jogos Exclusivos,Tecnologia pra ter graficos bons?qualquer um consegue,eu conheço bem a nintendo e ela da um passo de cada vez quero ver a microsoft a Sony e a Apple fazer um Mario da vida.

  • joao ribeiro

    PORRA CREIO QUE TODO MUNDO AQUI SABE LER N É? A PORRA DO TITULO TA ESCRITO RUMOR ACHO QUE VCS SABEM QOEU ISSO SIGNIFA NÉ PORRA? PARA DE CRITICAR O GAROTO SE VCS SAO TAO FODOES ASSIM CRIEM A PORRA DE UM BLOG E FAÇA ELE TER MAIS DE 1000 LEITORES!!!!! VCS ACHAM FACIL TER QUE CUIDAR DE COISAS DO COTIDIANO E AINDA TER QUE SE PREOCUPAR EM ESCREVER PARA UM BLOG NÉ? JA TA NA HORA DE PENSAR NISSO TBM ANTES DE CRITICAR…

    • Caique Seren Ribeiro

      Oque tem de errado em criticar amigo?

      • joao ribeiro

        cara criticas sao construtivas sim, mas as criticas que estavam fazendo nao eram nem um pouco construtivas

        • Caique Seren Ribeiro

          Tanto quem ta criticando ele quanto os que estão ajudando ele ja ta pegando um pouquinho pesado d+ ja nao existe mais lado certo.

    • Caique Seren Ribeiro

      Criticas geralmente são construtivas.

    • Marcelo

      Você não sabe q postar texto com o Caps Lock ligado é a mesma coisa q gritar? Agora pergunto: precisava isso para expor sua opinião? Precisava usar palavrões? Acho q a grande maioria dos leitores não apreciam essas coisas. Tenho dito.

  • Raphael Costa

    Bom galera, esse tópico está dando muito o que falar né.

    Eu vejo muito gente comentando que as informações estão erradas e muito mimimimi.

    Mas não ví ninguém provar que está certo ou errado.

    Então comecei uma pesquisa, porque realmente me interessou ^^"

    http://www.zonebourse.com/mods_a/graph/Draw_Chart….

    O primeiro link é um gráfico com informações financeiras da nintendo onde o EBITDA mostra os lucros antes de juros, impostos e coisas do tipo. Da pra ver que talvez impulsionado pelas vendas do Wii e DS Lite, os lucros começaram a aumentar no meio de 2007 até começar a cair em 2010

    http://finance.yahoo.com/q/hp?s=NTDOY.PK&a=00

    Esse segundo link mostra a o valor das ações da nintendo, desde janeiro de 2001 até a agosto de 2011, escolhi 2001 apenas para manter o que foi escrito no post, 10 anos.

    A minha interpretação destes gráficos é que as ações da nintendo estão valendo hoje, o que valiam em 2001. Elas tiveram um valor muito alto entre o final de 2006 e o final de 2008 o que para mim tem tudo a ver com o Wii. Eu também notei que a primeira geração do DS parece não ter afetado o valor das ações da nintendo, nem positiva e nem negativamente. O valor das ações durante o lançamento do DS Lite mostrou aumento, mas não tão expressivo quanto no lançamento do Wii.

    A conclusão que tiro é que o que o Rodrigo escreveu faz sim, bastante sentido. Não creio que o valor de ações de uma empresa do porte da Nintendo terem quase o mesmo valor que tinham em 2001, hoje, seja algo bom. E vejo também que, a nintendo precisa de algum grande lançamento como o Wii para se valorizar, o que não aconteceu com o 3DS e talvez não aconteça com o Wii U. Mas não sou economista e fiz apenas uma pesquisa, posso estar totalmente errado. Enfim, falta compreensão para alguns…

    • Caique Seren Ribeiro

      Gostei do seu ponto de vista,mas nao acho tão alarmante quanto a noticia diz.

    • joao ribeiro

      parabéns de todos aqui vc foi o unico que ao inves de criticar ou reclamar foi pesquisar!

    • Caique Seren Ribeiro

      Eu boto bastante fé no Wii U pois ele vai ter graficos até 50% melhores que o Xbox 360 e Playstation 3 e ainda com o controle com sensor de movimento e tela touchscreen as possibilidades sao muito grande,ele vai ser um videogame nao só pra quem quer se divertir mas tambem para os Hardcore Gamers,tipo voce vai poder colocar um coraçaozinho na bochecha do seu personagem do taken.

      • Caique Seren Ribeiro

        São muito grandes*

    • Parabéns, você fez o que eu não podia fazer no momento. Somos gratos por ter leitores que nos ajudam. Contamos com a ajuda de vocês sempre que puder :).

  • Larissa

    Caique Seren Ribeiro:

    Eu não estou criticando o garoto só estou dizendo que oque ele escreveu é errado,pelo meu ponto de vista a Nintendo vai viver por muito tempo ainda e até mais que a Sony e a Microsoft,e o motivo é qual?Justamente os Jogos Exclusivos,Tecnologia pra ter graficos bons?qualquer um consegue,eu conheço bem a nintendo e ela da um passo de cada vez quero ver a microsoft a Sony e a Apple fazer um Mario da vida.

    Concordo

  • Guto

    Rumor desnecessário de se publicar, quem conhece o mínimo da história da Nintendo sabe que só há uma forma disso ocorrer, Apple comprar a Nintendo, não há outro opção. ( a apple tem dinheiro para isso…)

    • Caique Seren Ribeiro

      Você esta completamente correto.

    • A Apple compra os EUA se ela quiser HUSAHSUAHUSA

  • Caique Seren Ribeiro

    Esse assunto ta mais polemico que mamilos!!

  • Isac

    o post com toda certeza foi bem intencionado, jah que eh um rumor.

    Mas acompanho a nintendo jah faz muito tempo, acompanho o wii-brasil tbm…e vejo q a nintendo nao se vende tao facil assim, jah que sao suas exclusividades que faz ela vender consoles. Exemplo nao compro um 3ds pq ela eh o 3ds, mas sim pq ela lancou o zelda Oot em 3d..cara isso eh um sonho, jogar Oot em um portatil e ainda 3D. Entende mais ou menos isso, se ela liberasse o mairo por ae..nao venderia seus consoles e portateis…imagina, mario, zelda, super smash bros, pokemon, metroid, fire emblem, mairio kart e outros sem exclusividade…ai a nintendo estaria falida mesmo huashusa…

    com o wii a nintendo levantou uma boa grana, mas ela nao anda bem como a sony e a MS, ela revoluciona sempre, inova, tipo a apple, a apple nao segue padrao, ela invenda o dela e ai o resto copia, a nintendo eh a mesma coisa, o knect, o ps move, eh reflexo do wii. o mesmo eh para os celulares, o iphone viro referencia de modelo como o iOs do iphone..

  • Pessoal, vocês ainda estão nessa briga?? Não aguento mais receber as atualizações dessa polêmica no meu email..

    Que o cara que escreveu o post foi incompetente ao colocar informações da sua mente pré-adolescente todo mundo já sabe. Que ele conseguiu piorar na hora de atualizar o post todo mundo já sabe também. Que eles tratam os leitores antigos como lixo por causa de críticas pertinentes sobre post absurdo todos sabem também. Pq que vcs ainda brigam por isso??

    Façam como eu fiz, tirem o blog da lista das suas listas RSS e pronto. Tão simples.

    • Fico triste por você pensar dessa maneira. Bastante triste.

      Um abraço.

  • Rodrigo

    Ai meus olhos! Quanta besteira nesse post. : (

  • Clayton

    KKKKKKKKK. Deixa o garoto, só tem 13 anos! Eu hein! // Já faz 4 dia né Guii, que agente, começou a comentar, esse carinhas, que não tem mais o quê fazer ficam ai…. Falando, mal, que ria ver se fosse com eles.

  • Pow, o carinha errou e errar é humano. Eu como grande fan de games e dono de um iPod Touch 4 posso dizer que todos os aparelhos têm funções diferentes. É burrice comparar um 3DS ou qualquer portátil de games com um Smartphone, ridículo. Embora o mercado de games pra Smartphones esteja crescendo, ainda não chega aos pés das empresas que trabalham exclusivamente PRA ISSO. Mas enfim, concordo que a Big N tem ficado um pouco atraz quando o assunto é consoles e respectivos games, hoje qualquer um pegaria sem escolher ou um PS3 ou um 360 ao invés de um Wii. Nem pensa… E o próprio PSVita já desmontou o 3DS mesmo sem ser lançado, isso é um fato. Mas a Apple não tem nada a ver com esse mercado, Smartphones e game portáteis são coisas extremamente diferentes.

    Agora…o menino errou, mas repito, errar é humano. Quem me dera conseguir fazer um blog tão legal como o de vocês, parabéns aí, continuem assim!

    Ah e esperemos pra ver qual será o futuro da Big N com o lançamento do Wii U, Espero que alcancem os objetivos e lucros esperados….

  • Achava esse Blog bom e citava notícias como verídicas. Mesmo você se reinteirando o mesmo não desvincilhou a má fama do post anterior. Mal das pernas a 10 anos? Are you crazy? Só a partir de 2011 que a Nintendo começou a cair, antes o Wii alavancou e muito o capital da Sociedade Empresaria, foi o Video Game mais vendido durante anos!

  • Gabriel.

    A vida não está nada boa para a Nintendo. A empresa que chegou a dominar o mercado de games durante anos, passa MALS momentos agora. e não "mas"