Press "Enter" to skip to content

Rumor: programa que permite uso de apps crackeados poderá ser bloqueado após processo Jailbreak.

O Hacker i0n1c, que descobriu o exploit para a realização do Jailbreak untethered dos iOS 4.3.1, 4.3.2 e 4.3.3, comentou pelo twitter que desde a sua participação nos processos de Jailbreak com a Dev-Team a sua vida virtual se tornou um inferno.

O hacker comenta que últimamente tem recibido diversos comentários de desenvolvedores insatisfeitos com a má ultilização do processo jailbreak, onde os mesmos estão sendo utilizado de má fé e vem estimulando ainda mais a pirataria de aplicativos e jogos que hoje são comercializados na App Store.

Não se pode negar que o Jailbreak tem sido um assunto muito polemico no mundo iOS, a Apple lutou por anos contra o jailbreak com a justificativa de que fazê-lo prejudicaria muito a experiência que o usuário pode ter, assim como colocar a segurança do aparelho em altíssimo risco. Mas o argumento de que “a pessoa comprou o aparelho e se quiser pode modificá-lo” acabou se sobressaindo.

De acordo com a EFF Electronic Frontier Foundation (ou Fundação Fronteira Eletrônica), uma organização sem fins lucrativos que visa proteger os direitos de liberdade de expressão no contexto da era digital, mais de um milhão e meio de donos de iPhone já fizeram o jailbreak no seu aparelho. Ao realizar a operação, é possível instalar qualquer sistema ou programa desejado. No caso de produtos da Apple, é possível usar aplicativos que não foram aprovados pela loja virtual App Store e não haverá nenhum risco de penalidade.

Porém o processo do Jailbreak dá a permissão a hackers mal intencionados  construirem ferramentas consideradas de pirataria, que quando instalado em nosso aparelho dá a possibilidade de instalar qualquer aplicativos/jogos lançado na App Store sem algum custo e de forma ilícita,  ou seja, crackeados. Muitas pessoas recorrem ao jailbreak somente para terem acesso ao material pago. Aproveite as portas que o jailbreak abre no iOS abre de forma correta: faça o que quiser no seu próprio sistema operacional, mas não faça o errado, não pirateie.

Esta é a queixa dos hacker’s:

“Sempre somos motivos de críticas já que, mesmo que indiretamente, facilitamos o processo de pirataria de aplicativos e jogos.”

E somente com o Jailbreak é possível instalar programas e ou aplicativos crackeados, através do Jailbreak abre-se as portas para o installous considerado um dos mundos da pirataria virtual.

Assim como os desenvolvedores de aplicativos e games da App Store, os desenvolvedores de tweaks do Cydia também são totalmente contra a pirataria, motivo pelo qual a Cydia Store existe, e mesmo assim a própria Cydia Store não ficou impune a pirataria, existe tbem um repositório o cydia.xsellize.com, que contém todos os apps do cydia de graça no 2º dia que ele vai no “ar”, muito semelhante ao Installous.

Os projetos realizados pelo Jailbreak são tão legais que estamos nos acostumando com eles sendo adotados pela própria Apple nas novas versões e ou atualizações de seu OS.

Tenho certeza que nenhum destes programadores gostam de ser recriminado por estar trabalhando em uma ferramenta que facilite a pirataria; e de acordo com tais fatos o hacker i0n1c resolveu contribuir novamente com uma nova ferramenta que possibilite o processo de Jailbreak untethered do iOS, mas só que desta vez, ele também vai trabalhar em maneiras de fazer isso impedindo que aplicativos como o Installous e sources como a Xsellize sejam instalados.

De qualquer forma, i0n1c afirmou que não existe a menor possibilidade de sair um jailbreak untethered para a versão beta do iOS 5 (da parte deles), já que qualquer brecha explorada para fazer esse tipo de jailbreak seria certamente vista e consertada pela Apple antes do lançamento oficial do iOS 5 para o público.

Visto que cada vez mais a apple vem diminuindo a necessidade do Jailbreak, o iOS 5 agregou muitas funções que deixavam nossos gadgets “falhos” e recentemente uma nova e gritante necessidade do jailbreak foi também resolvida pela a Apple, a venda de aparelhos desbloqueados.

Acho que logo logo o Jailbreak não se fará tão necessário. 😉

via