iPod School

RockMelt: o navegador do futuro, ainda em fase de testes

André BazagliaAndré Bazaglia

As redes sociais atualmente são o grande pico da internet. Vivemos numa era Facebook, principalmente. Apesar de não ser tão popular entre os brasileiros, o site é essencial para todo americano – o Orkut não é muito popular nos outros países.

O Netscape foi o primeiro navegador mais popular do mundo, chegando a atingir até 90% de audiência. Uau, número impressionante, mas por que ele não se mantêm até hoje? Pelo simples fato da Microsoft integrar o Internet Explorer ao Windows gratuitamente nas futuras versões do sistema operacional mais usado do mundo.

Passados 15 anos depois que Marc Andreessen desenvolveu o Netscape, agora o grande programador está de volta à ativa. Como as redes sociais se resumem a boa parte do tempo que um usuário gasta na internet, por que não integrar o navegador com as redes sociais? É essa a ideia de Marc, em seu mais novo projeto, o RockMelt.

Clique na imagem para ampliá-la.

O visual do aplicativo, exibido na imagem acima, é resumido em uma barra lateral de cada lado e uma barra central. A barra central, a maior, é onde você navega, onde os sites carregados são exibidos. Na barra à direita, você adiciona seus sites preferidos aos feeds, e assim que uma atualização no site é feita, você é notificado por um ícone amarelo criado ao lado do ícone principal do feed. Também é possível adicionar aplicativos pré-disponíveis, como o do Twitter – é possível twittar e ler tweets diretamente por um pop-up.

A barra à esquerda é a barra da grande rede social em questão: o Facebook. É necessário possuir uma conta no Facebook para usar o navegador, e nesta barra, seus amigos aparecem. Você pode conversar com eles em tempo real por meio de uma janela bem agradável.

O aplicativo, disponível tanto para Windows quanto para Mac, ainda está em uma fase muito superficial, portanto ele certamente ainda mudará completamente, apenas podemos ter a ideia do conceito dele. O vídeo abaixo ajuda bastante na compreensão do projeto, não deixe de conferí-lo.

Como o aplicativo ainda está em desenvolvimento, ele é restrito à convidados. Clique aqui para se cadastrar na página oficial do projeto e aguardar até que seu convite chegue. Reforço que é necessário possuir uma conta no Facebook para usar o navegador.

Possuimos algumas licenças do aplicativo, caso seja de seu interesse, se cadastre no site e deixe um comentário aqui no Blog, talvez nós possamos enviar um convite à você. 😉

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.