iPod School

Review: TuneUp, o organizador de biblioteca do iTunes

André BazagliaAndré Bazaglia

Manter a biblioteca do iTunes organizada não é uma tarefa fácil. O player da Apple dá espaço para uma enorme organização e categorização das músicas da biblioteca do usuário: capas de álbum (em imagem), letras, gênero, ano, artista, nome do álbum, artista do álbum, compositor e número de faixa, atendendo desde os usuários menos exigentes até os verdadeiros fãs de música.

Apesar de as músicas compradas pela própria iTunes Store sempre virem preenchidas com as informações listadas anteriormente completas, dificilmente toda a biblioteca de um usuário é comprada pela iTunes. Temos um leque enorme de opções para adicionar músicas ao iTunes, dentre elas, importar músicas de um CD, comprar músicas na Amazon e outras lojas virtuais, ou até fazer downloads legais de uma variedade de música bem restrita que alguns sites oferecem (cuidado: alguns sites oferecem músicas legalmente, outros através da pirataria, ilegalmente. fique atento!). E as músicas obtidas por qualquer outro lugar fora da iTunes Store, e importadas manualmente para o iTunes às vezes vêm com informações faltando. Preencher tudo manualmente é, de fato, uma possibilidade, já que o iTunes te deixa fazer isso. Mas pra que ter trabalho se ‘there’s a app for that’? O TuneUp faz mágica, e preenche tudo automaticamente para você.

tuneup

(clique na imagem para ampliá-la)

À esquerda, o iTunes, e à direita, o TuneUp. A primeira aba do programa é a mais mágica de todas, e o que marca o diferencial do TuneUp em relação a outras alternativas: ele faz com que o aplicativo escute suas músicas e reconheça-a a ‘impressão musical’ de cada uma delas. Experimente dar um ‘control + A’ (ou ‘command + A’, no Mac) para selecionar todas as suas músicas, e arraste-as para a janela do TuneUp. A partir daí, as músicas são associadas a um banco de dados e as informações são jogadas para sua biblioteca. O banco de dados que o TuneUp possui parece ser realmente enorme, e estou com mais de mil músicas com informações preenchidas corretamente. Até as que estavam com algumas informações preenchidas erroneamente foram corrigidas pelo TuneUp.

O vídeo abaixo mostra um pouco do funcionamento do TuneUp de maneira animada e divertida. Confira:

Conclusão

O TuneUp cumpre o que promete, e organiza sua biblioteca do iTunes inteira com poucos cliques e pouco tempo de espera. O programa sai por US$ 49,95, e pode ser comprado através da página oficial do TuneUp [link]. Alternativamente, uma versão free trial pode ser baixada, também pelo site oficial linkado anteriormente. Ainda existe uma versão do programa na Mac App Store, com preço temporariamente promocional, que sai por US$ 39,99 [link].

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Tenho esse programa a algum tempo, organizou quase toda a minha biblioteca corretamente…

    • Digo o mesmo! Valeu pelo feedback. 😉

    • MaxThurow

      tem como me mandar sua conta para eu baixar ele? nao quero pagar quase 100 reais em um aplicativo

  • Joao Arthur

    Curti, mas o app é caro. :/

  • Thiago

    Eles sempre fazem umas promoções que o preço cai pra 29,90 USD.
    O tuneup já foi muito bom, agora não anda detectando as músicas corretamente.
    O programa sempre travou muito.

  • drvinicius

    Tenho e recomendo apesar das travas ocasionais.

  • os pirateiros de plantao vao adorar isso. as minhas sao do itunes e ja vem todas organizadas