iPod School

[Review] Sonic The Hedgehog 4: Episode 1

Alex CazarotiAlex Cazaroti

Após 16 anos de espera, Sonic finalmente retorna em sua quarta aventura continuando de onde Sonic & Knuckles parou. Sonic The Hedgehog 4: Episode 1 é o primeiro game de uma provável trilogia.

Nesta nova aventura você controla o ouriço azul que deve acabar com os planos do Dr. Robotinik que quer transformar os animais da ilha em robôs. Para isso, Sonic contará novamente comas esmeraldas do caos. A historia é bem simples e muito similar aos games anteriores.

Num primeiro momento, os gráficos chamam a atenção. Apesar do game ser em 2D, todo o cenário como o próprio Sonic são feitos em 3D, além de utilizar um fundo pré-renderizado para os cenários. Apesar de bem detalhados, o game não foi adaptado para a Tela Retina do iPhone 4, e talvez isso seja resolvido numa futura atualização.

Os controles foram bem adaptados, e além de pular e usar o Spin Dash, Sonic ganhou um novo movimento, o Homing Atack, que permite focar alvos automaticamente e realizar combos e alcançar passagens secretas, adicionando novas possibilidades ao game. Além disso, em uma fase onde se controla um mini-trem, há a possibilidade de controlá-lo utilizando o movimento de inclinar o celular para os lados ou utilizar o movimento “Swype” (deslizar com o dedo sobre tela).

O game é composto por 4 zonas sendo que cada uma possui 3 atos mais um chefe. As fases não são muito longas e oferecem diversos caminhos para completar cada uma. O único problema é que todas as fases, inclusive os chefes, foram reaproveitados das versões anteriores, mas isso não tira o brilho de Sonic 4. O game é relativamente curto, com dificuldade mediana, com exceção do último chefe que oferece um certo desafio e exigirá atenção.

O verdadeiro desafio mesmo é conseguir as 7 esmeraldas do caos. Para ter acesso às fases especiais, é necessário completar qualquer fase com no mínimo 50 anéis. As fases especiais são difíceis e exigirão paciência e dedicação do jogador. Nessas fases, é necessário percorrer um extenso labirinto usando o movimento de inclinar ou o deslizar, coletando moedas para liberar passagens para chegar até a esmeralda do caos. Ao obter todas as esmeraldas, é possível se transformar em Super Sonic ao possuir 50 anéis, bastando apenas acionar o botão que aparece na tela. Além disso, aqueles que terminarem o game com todas as esmeraldas, verão algumas novidades que estarão no próximo episódio.

As músicas agradam bastante, trazendo um som mais moderno e que se encaixam perfeitamente nos cenários.

Resumindo, Sonic The Hedgehog 4: Episode 1, apesar do alto preço, é um excelente game, voltando as raízes que fizeram de Sonic um ícone, e apesar de ser um pouco curto, é recomendado para todos os fâs e amantes de games de plataforma. Agora resta esperar pelos próximos episódios.

Data de postagem: 03 de outubro de 2010
Versão: 1.0.0
Tamanho: 88,7 MB

Nota:

Ex-autor do iPod School