iPod School

[Review] Shadow Guardian HD

Alex CazarotiAlex Cazaroti

Shadow Guardian é o mais novo game da Gameloft, que foi inspirado na série Uncharted para Playstation 3. Ele traz uma mistura de ação e aventura, com momentos dedicados a tiroteio, e outros a escalada e exploração.


Em Shadow Guardian, você controla Jason Call, um aventureiro que está atrás da Prima Materia, uma preciosa relíquia escondida em um templo remoto. Porém a história do game é contada de forma diferente. Logo no começo, Jason Call está sob o controle de um terrível mercenário que quer descobrir a localização da Prima Materia, porém seu personagem perdeu a memória. Conforme a história avança. você vai revivendo algumas dessas memórias que dão o desenrolar da história.

A jogabilidade é excelente, você pode correr, agachar, se esconder atrás de muros e outros objetos para se proteger, atirar, entre outros. O foco do game é na exploração do cenário, onde você deve o tempo todo, escalar o cenário em busca de passagens ou para resolver alguns enigmas. Quanto a parte de exploração, o game facilita muito, sempre dando dicas do que fazer ao mostrar uma mensagem na tela, ou mostrar setas no cenário de onde prosseguir. Isso pode agradar aos jogadores casuais, porém os hardcore poderão se frustrar com essa ajudinha.

A outra parte é o tiroteio, onde você deverá derrotar ondas de inimigos. Para isso, você deverá sempre se esconder atrás de aluma mureta, ao mesmo tempo em que atira. Algo legal é que você pode usar a mira para ter um alvo mais preciso, se bem que nesse caso a Gameloft optou por proporcionar uma mira semi-automática, ou atirar sem muita precisão enquanto está atrás de alguma mureta o que evita que você fique exposto aos inimigos. Há muitas armas a serem usadas: pistolas, shotguns, metralhadoras, bazucas e lançador de granadas.

Além de usar armas, ao se aproximar dos inimigos você pode nocauteá-los instantaneamente usando golpes físicos. Em alguns momentos será necessário apertar os botões que aparecem na tela para contra-atacar ou executar outra ação. Ao todo são apenas 7 fases, que apesar de ser um número pequeno, demoram cerca de 30 a 50 minutos para serem completadas. Em cada fase é possível coletar pequenos artefatos.

Os gráficos são sensacionais. Os cenários e os personagens são extremamente detalhados. Também há diversos efeitos de luz e sombra que realçam ainda mais a beleza do game. Definitivamente é um dos games mais bonitos, juntamente com Infinity Blade e Rage. O som é bom, e traz temas de acordo com os cenários abordados. Até a dublagem dos personagens é boa, apenas em alguns momento o seu personagem fica mudo.

Apesar de ser fácil e da história um pouco confusa, Shadow Guardian é um excelente game disponível na App Store, que tenta trazer um game diferente, já que ela está de cheia de games de puzzle, tiros e corrida. Se você gosta de games de exploração no estilo Tomb Raider, e não se importa com a inspiração de Uncharted, Shadow Guardian é uma ótima pedida.

Data de postagem: 16 de dezembro de 2010
Versão: 1.0.0
Tamanho: 372 MB

Ex-autor do iPod School