iPod School

Review: Raven, tudo em um só lugar

Gustavo GusmãoGustavo Gusmão

Nossa! É incrível a quantidade de redes sociais que temos hoje em dia, e cada dia aparece mais uma por aí, fazendo-nos encher nossos Devices e computadores com vários aplicativos para tentar, ao mínimo, facilitar um pouco o acesso à toda essa interação social. Mesmo com isso, ainda é bem complicado gerenciar suas contas no Twitter, Facebook, Google+ (se é que alguém usa isso) e etc. Porém um aplicativo para Mac, no mínimo interessante, surgiu com o objetivo de juntar todas suas redes sociais, sites de serviço (DropBox, YouTube, Instapaper) e seu navegador – veja só! – em um único programa. O nome desse aplicativo é Raven!

Após baixar-mos o aplicativo, que não vem da forma tradicional, dentro de uma imagem .dmg, mas sim comprimido pela extensão .zip, teremos um simples navegador, com uma aparência um tanto leve e alguns recursos à mais.

A priori temos alguns recursos bem interessantes, que normalmente não são explícitos como no Raven, como o modo mobile, que ativa, se disponível, a versão do site para dispositivos móveis. Recurso esse bastante útil para desenvolvedores de páginas na web que precisam testar a versão “mais leve” do site em desenvolvimento. Eis o que temos na barra principal:

Já o novo “Bookmarks” funciona exatamente como no Safari, onde podemos marcar páginas para serem lidas mais tarde.

Porém o que realmente faz diferença nesse navegadorzinho potente é a sua chamada Smart Bar, a barra lateral que acomoda, além do navegador, os “aplicativos” das redes sociais presentes em sua Web App Shop, que é um tipo de loja com os aplicativos que podem ser adicionados no seu Raven, além dela, também é possível baixar os tais apps e adicioná-los por fora dessa lojinha.

Mesmo parecendo mil maravilhas, esses aplicativos não são tudo isso, eles são apenas uma atalho com alguns recursos dos próprios sites das redes sociais. Mas a vantagem disso tudo é manter organizadas suas janelas, já que as abas abertas no Twitter, por exemplo, se manterão na aba do Twitter.

Mesmo com vários detalhes legais, ideias extraordinárias, mas ainda imaturas, o Raven ainda tem que passar por várias melhorias caso queira competir com os gigantes na área, como por exemplo adicionar algum tipo de notificações internas para avisar seus usuários sobre o que está ocorrendo nas outras abas abertas.

Agora uma coisa que muito me impressionou no Raven foi sua velocidade de abertura, que não chega a ser nem um pulo do app na dock (se você não tem um Mac, essa história de pulo de App é algo difícil de explicar.. :P).

Pois bem, galera, levando em conta todos os prós e contras, a nota do aplicativo Raven foi…

Então, galera, o melhor que tenho a recomendar é baixar, testar e assim, aprovar ou não 😀


  • joao ribeiro

    terei que esperar mais 4 dias para poder testar mas no windows uso o rockmelt e ele é muito bom

  • Rafael

    Legal, eu uso o aplicativo twitter pro Mac, mas facebook uso o da net mesmo, já desliguei o Mac, to pelo iPad aqui, amanha instalo ele e comento aqui.

  • Luã

    N gosto muito desses navegadores, e ouvi falar que esse Raven é ruim, tipo prefiro deixar as redes salvas nos favoritos do Chrome ou Safari mesmo (os dois melhores acho)…mas essa hsitoria de um pulinho fiquei assim: *-*…no MacBook do meu pai demoro varios pulinhos pro Chrome abrir ¬ ¬

  • Calado

    Já houve hoje uma atualização desse browser e já trouxe grandes melhorias, pois a anterior tinha vários bugs. 4/10 acho que é muito pouco. Este browser surpreendeu-me bastante pela positiva, por ter uma interface muito boa, parece que aproveitou algumas das ideias do Sparrow! 😉

    É impressionante o tempo de abertura das páginas web. Notei mais rapidez que nos outros browsers! Vamos esperar pela versão final,e hão-de ver esse 4 a subir bastante!