iPod School

Review: Opera Mini

Lucas MoreiraLucas Moreira

É pessoal, a equipe do Opera só merece meus parabéns referente ao desafio da Apple, em tentar lançar um concorrente para o Safari.
O aplicativo não me agradou, e à muita gente, também não. Tire suas conclusões.

O aplicativo está grátis na App Store, pode fazer o download clicando aqui. O aplicativo, é compativél com todos o iPhone, iPod touch e também ao iPad. Nesses aparelhos, o aplicativo requer o firmware 2.2.1 ou superior, para ser instalado.

Antes de mais nada, falarei as funções. E depois, falarei o que não me agradou.

Funções.

Vou mostrar, agora, as funções!

Essa, é a tela principal do aplicativo. Bem mais bonita, na minha opinião, do que a padrão a do Safari Mobile. Nessa, por sua vez, você não precisa ter a página desejada no seus favoritos (ou histórico), como ocorre no Safari, mas você pode fazer um esquema que existe sim no Safari para desktop: que é o Top Site. Bem, na verdade é parecido. Para quem não sabe, ou nunca usou o Safari, o Top Sites, são sites que você pode configurar para a entrada do seu browser, mas claro, pode optar por um site padrão.

Sim, isso é agravél e muito, mas o esquema de “fotinhas”, que expressam o nome de um site não agradou a mim, pois seria bacana poder tirar uma foto da parte do site, ou digitar um texto no lugar… Quem sabe na próxima versão?

Ou coisa, que me agradou muito mesmo foi o sistema de navegador, utilizado nas imagens acima. Primeiramente, quando digita uma parte do site desejado, e caso já tenha o acessado, ele exibe quase idêntico aos navegadores de desktop. E a imagem a direita, perceberam? Não há limitação de apenas 1 pesquisador! Muito bom isso, posso agora, pesquisar coisas rápidas em diversos sites… Mas poderia ser configuravel isto, adicionar, remover… Quem sabe na próxima versão?

Bom, agora o navegador em si, rodando, funcionando, exercendo sua função. Mas reparem: o site fica todo quadradão. Se não conseguirem perceber, mas tarde farei uma comparação.
Mas realmente: abre mais rápido que o Safari, sem dúvida.

A função do vídeo, que mais me agradou, a abertura rápida das novas guias e páginas. Troca, também. E tudo mais claro, mais rápido.
É bem interessante…

Vamos falar das ferramentas, e suas funções. De botão em botão, nós iremos.

Marcadores, bom esse, entendi, que serve para organizar suas marcações, seus favoritos… É bom sim. Mas acho mais apple-like e ‘clean‘, o organizador de favoritos da Apple.
E na direita, o Histórico. Bem legal ele, organiza por data. Pode deletar todo o histórico, mas não apenas um site visitado, ou de um dia. Isso é ruim e prejudicial… E além do mais, não funciona a dica de deslizar o dedo de ponta-à-ponta (usado no e-mail, e em listas). É estranho, ter que deletar tudo, por causa de um dia, uma vez. Quem sabe na próxima versão?

Aqui na esquerda temos o formato de digitação, que fiz mais para cima… É bem legal e rápido.  Agora, na imagem à direita, temos o meio termo em navegação (imagem à esquerda) e favoritos (imagem à direita). Páginas salvas, são ao meu entender, um favoritos “temporário”, como por exemplo, marcar uma página para ler depois: se alguem tiver uma explicação melhor, agradeço a ajuda (explique nos comentários).

As configurações, do aplicativo, da navegação. No Safari, isso pode ser feito pelo aplicativo Ajustes. E penso que o Opera poderia aderir isso, na próxima versão: “Quem sabe na próxima versão?“. E na direita, temos uma função bem legal, que não é, parcialmente, inclusa no Safari: é o localizador de texto, na imagem eu coloquei de página, mas é de texto. Bom, essa função não existe no Safari, mas há como “utilizar” disto sim, no Safari, e foi nosso amigo André Bazalhia que publicou no iTip #4.

A opção: Ajuda. Para quem tiver dificuldade de colocar o endereço do site lá no navegador… Alias, nem para isso tem, é só para: “Sobre o Opera” e “Saiba mais”. Não vi necessidade de um botão para isso, quem sabe um i, aqueles circulos que, quando tocam, aparecem os direitos do desenvolvedor e tal. Defendo: não precisava de um botão.

Ah, a tela inicial! A função de adicionar os sites na entrada do aplicativo. Tem algumas funções, digamos “escondidas”, como, tocando e segurando em cada botão, você pode: remover, tirar um para poder adicionar outro futuramente; editar, para trocar o endereço de um botão. Bem legal.

Críticas.

Criticar é bom, mas para melhorar, é claro, ou seja, uma critica positiva. Vou destacar algumas funções, que gostaria que melhorassem… Essas críticas serão feitas também, com imagens.
Vamos lá.

Caraca, parece que a dica mais “baba” não funciona no Opera Mini. Uma dica que dei no iTip #2, que é nada mais que quando estiver lá no fim da página, tocar no relógio e subir. E respondendo uma pergunta que fiz à vocês, na imagem acima: não. Bom, até agora. O Opera não aceita esta coisa tão simples, e que não é inútil.

Outra coisa: ainda nenhum site que eu frequento está adaptado ao Opera Mini. Mas é melhor dizer: o Opera Mini não se adaptou à nenhum site. Começamos ela imagem: além de deixar tudo quadrado, não deixa ele, digamos, “grudado”, isto é, colado na parte da direita. Teve um caso, quando fui testar, que não tirei uma screen, mas o navegador deixava a página como uma normal, não na versão para desktop, mas o site não ficou adaptado, como deveria, ficou grande, mal vestido. É, veremos outros exemplos…

Fiz questão: percebam o site do Globo.com. O site ainda não foi adaptado ao Opera Mini, mas como digo: o Opera Mini não é adaptado aos sites… É um problema, todos sites com redirionamento para versão movél, que inclui os webapps do iPod School, terão de se adaptar. Ah, e imagem à esquerda? Virão? Quando o site está sem o zoom, as linhas de textos ficam horriveis! Farei uma comparação, futuramente, com o Safari, com certeza!

Bom, vocês puderam perceber (ainda não foi em todas as funções, mesmo faltando), puderam perceber, falei (escrevi, que seja) algumas vezes: Quem sabe na próxima versão?. É, imagino que o Opera tenha lançado uma “prévia”, do que pode-se tornar daqui 2, 3, versões… O melhor de tudo é que teremos outro navegadores, possivelmente, Mozilla Firefox, Google Chrome, quem sabe. E ainda a melhoria do Safari na próxima versão, iPhone OS 4, sem dúvida.

Bom, eu ainda prefiro o Safari Mobile, e vocês?

  • Outro problema: todos os aplicativos só tem a opção: “mandar para Safari.” E no futuro?

    Mandar para Safari
    Mandar para Opera Mini
    Mandar para Firefox (pensô?)

    Ou poderiamos, então, colocar um navegador diferente como padrão.

  • Gaptech

    Muito bem colocado, ” Quem sabe na próxima versão!!!!”’. Bonitinho mais ordinário!

  • Exato: bonitinho, mas odinário.

  • Achel legal algumas funções do Opera mas está claro que precisa amadurecer, acho que é isso que o os desenvolvedores querem, que testrmos e façamos os feedbacks.

    Acrescentanfo na sua lista também achei ruim qualquer site não se ajustar automaticamente quando giramos em landscape, as letras/imagens continuam do mesmo tamanho (no Safari é ajustado).

    Bom review.

    @reiversuri

  • Rick

    Curti a aparencia dele ^^

    eu tenho que baixar, pra tirar as proprias conclusoes ^^

    otimo review

    FLWS

  • Rafael

    Cara não gostei tbm. Achei mais rápido assim como todos devem ter achado mas pra você ver um vídeo ele te direciona pro Safari saindo do aplicativo todas as vezes. Outra, não tem o zoom com a pinça. Eh um zoom escroto, somente com toque duplo. Nda a cara do iPhone.

  • M4R10

    Não gostei, ao contrário do que disseram eu achei a rolagem meio travada e ele meio devagar para abrir as páginas, o safari ainda é mais ágil. Se bem que eu também não gosto do opera para o uso em pc, e neste ponto ele empata com o safari. Quem sabe um dia Firefox.

  • andre

    bosta de review

    • Discorto, adorei o review.

    • Se acha tão ruim, lhe dou duas opções:
      1 – Envie, ao meu e-mail ([email protected]), o review do mesmo aplicativo. Mas assim, quero perfeito, assim como tu exigiste de mim. Se achas ruim, faça melhor;
      2 – O que não gostou? Diga, por favor, sou ser humano, assim como você e erro assim como todos tem direito.

  • joao

    Cara a funcao que voce clica no relogio tem mas voce deve clicar na barra vermelha para usar a volta pro topo da pag.

    • Ah, obrigado. Testado e comprovado.
      Obrigado mesmo.

  • mk

    Em questão de velocidade realmente não tem o que falar, mas realmente, o ZOOM, o fato de ele deixar as paginas todas meio “tortas, ele não abrir os videos nele. Também na hora que queremos copiar algum escrito do site é pessimo, não sei explicar, tentem vocês mesmo é soh precionar em cima de qlkr escrito, MAS NÃO SOLTA O DEDO se não ele não deixa mais você selecionar o resto. Mas com certeza fará que a Apple se mexer e deixar o Safari mais rápido e por a função Localizar mais acessível por exemplo e em contra partida a Opera tem tudo para lançar uma super atualização do seu navegador depois dos feedbacks que estamos deixando.

  • Leandro

    sobre o fato do comportamento dele em sites que possuem versao mobile mas ela nao é exibida: vc tem q ativar a opçao de vizualizaçao para celular nas configuraçoes do app 😉

  • Felipe Linhares

    putz, muitos “quem sabe na proxima versao” aí, e nao sei vcs mais eu tive problemas mais sérios no meu touch, primeiro, várias paginas ele mostrava só até uma parte e cortava o resto
    por exemplo a caixa.gov.br, quando clicamos em acessar conta, ela corta boa parte da outra pagina…
    e tambem o zoom, ele nao permite usaro arrastamento com 2 dedos, que estamos tao acostumados, EM ALGUNS SITES.
    mas assim, realmente é muuuito mais rapido que o safari, entao para várias coisas que eu precisar, usarei sim o opera mobile, mas ele nao veio forte os bastante para descartar o safari, como eu esperava.

  • Felipe

    AAAH UMA COISA.. SOBRE O QUE VOCE FALOU SOBRE APERTAR NO RELÓGIO PARA VOLTAR AO TOPO DA PAGINA , ELE FUNCIONA SIM MAIS NAO APERTA NO TOPO DA PAGINA APERTA NA BARRA VERMELHA DO NAVEGADOR UM POUCO ABAIXO DO RELOGIO DA NO MESMO !!!
    FICA AI A DICA !
    ;D

  • Wagner

    Não gostei do aplicativo, como já comentado os vídeos Sao direcionados para o Safari e nesse caso não vejo utilidade já q a velocidade do Safari e ótima ( minha opinião).
    Lucas Moreira não fique bolado com as criticas de pessoas q não trazem nada de construtivo, alias sempre achei ótimas as postagens da equipe toda do ipodschool, continue assim, parabéns.

    Abraços

  • M4R10

    Lucas, primeiro um cara que comenta o post com um b…sta, ou se auto define ou simplesmente não tem o que falar e resove simplesmente encher o saco, liga não, eu como muita gente aqui tem i ipodschool na barra de favoritos.

  • Felipe

    “Quando o site está sem o zoom, as linhas de textos ficam horriveis!”

    É assim mesmo, não é nenhuma falha ou erro. É pro site carregar mais rápido (bem mais rápido, diga-se de passagem). O Zoom é otimo, muuuuuito melhor que o Safari.

    Já estou usando o Opera, e está ótimo.

  • RTC

    Só uma coisa, sobre voltar ao topo, se você tocar na barra vermelha que é do Opera ele volta ao topo da página e faz sentido, você está no opera, a barra da springboard serve para manter informações, como a hora.

    E eu gostei dele, por ser a primeira versão, não ficou tão ruim, e imaginem se não fosse aprovado todo o trabalho iria pro ralo, então eles devem ter pensado nisso, estando aprovado certamente as melhorias virão.

    T+

  • marcelo

    Parabéns, as dicas me ajudaram.

    VLW.