Press "Enter" to skip to content

Review: Opera Mini

É pessoal, a equipe do Opera só merece meus parabéns referente ao desafio da Apple, em tentar lançar um concorrente para o Safari.
O aplicativo não me agradou, e à muita gente, também não. Tire suas conclusões.

O aplicativo está grátis na App Store, pode fazer o download clicando aqui. O aplicativo, é compativél com todos o iPhone, iPod touch e também ao iPad. Nesses aparelhos, o aplicativo requer o firmware 2.2.1 ou superior, para ser instalado.

Antes de mais nada, falarei as funções. E depois, falarei o que não me agradou.

Funções.

Vou mostrar, agora, as funções!

Essa, é a tela principal do aplicativo. Bem mais bonita, na minha opinião, do que a padrão a do Safari Mobile. Nessa, por sua vez, você não precisa ter a página desejada no seus favoritos (ou histórico), como ocorre no Safari, mas você pode fazer um esquema que existe sim no Safari para desktop: que é o Top Site. Bem, na verdade é parecido. Para quem não sabe, ou nunca usou o Safari, o Top Sites, são sites que você pode configurar para a entrada do seu browser, mas claro, pode optar por um site padrão.

Sim, isso é agravél e muito, mas o esquema de “fotinhas”, que expressam o nome de um site não agradou a mim, pois seria bacana poder tirar uma foto da parte do site, ou digitar um texto no lugar… Quem sabe na próxima versão?

Ou coisa, que me agradou muito mesmo foi o sistema de navegador, utilizado nas imagens acima. Primeiramente, quando digita uma parte do site desejado, e caso já tenha o acessado, ele exibe quase idêntico aos navegadores de desktop. E a imagem a direita, perceberam? Não há limitação de apenas 1 pesquisador! Muito bom isso, posso agora, pesquisar coisas rápidas em diversos sites… Mas poderia ser configuravel isto, adicionar, remover… Quem sabe na próxima versão?

Bom, agora o navegador em si, rodando, funcionando, exercendo sua função. Mas reparem: o site fica todo quadradão. Se não conseguirem perceber, mas tarde farei uma comparação.
Mas realmente: abre mais rápido que o Safari, sem dúvida.

A função do vídeo, que mais me agradou, a abertura rápida das novas guias e páginas. Troca, também. E tudo mais claro, mais rápido.
É bem interessante…

Vamos falar das ferramentas, e suas funções. De botão em botão, nós iremos.

Marcadores, bom esse, entendi, que serve para organizar suas marcações, seus favoritos… É bom sim. Mas acho mais apple-like e ‘clean‘, o organizador de favoritos da Apple.
E na direita, o Histórico. Bem legal ele, organiza por data. Pode deletar todo o histórico, mas não apenas um site visitado, ou de um dia. Isso é ruim e prejudicial… E além do mais, não funciona a dica de deslizar o dedo de ponta-à-ponta (usado no e-mail, e em listas). É estranho, ter que deletar tudo, por causa de um dia, uma vez. Quem sabe na próxima versão?

Aqui na esquerda temos o formato de digitação, que fiz mais para cima… É bem legal e rápido.  Agora, na imagem à direita, temos o meio termo em navegação (imagem à esquerda) e favoritos (imagem à direita). Páginas salvas, são ao meu entender, um favoritos “temporário”, como por exemplo, marcar uma página para ler depois: se alguem tiver uma explicação melhor, agradeço a ajuda (explique nos comentários).

As configurações, do aplicativo, da navegação. No Safari, isso pode ser feito pelo aplicativo Ajustes. E penso que o Opera poderia aderir isso, na próxima versão: “Quem sabe na próxima versão?“. E na direita, temos uma função bem legal, que não é, parcialmente, inclusa no Safari: é o localizador de texto, na imagem eu coloquei de página, mas é de texto. Bom, essa função não existe no Safari, mas há como “utilizar” disto sim, no Safari, e foi nosso amigo André Bazalhia que publicou no iTip #4.

A opção: Ajuda. Para quem tiver dificuldade de colocar o endereço do site lá no navegador… Alias, nem para isso tem, é só para: “Sobre o Opera” e “Saiba mais”. Não vi necessidade de um botão para isso, quem sabe um i, aqueles circulos que, quando tocam, aparecem os direitos do desenvolvedor e tal. Defendo: não precisava de um botão.

Ah, a tela inicial! A função de adicionar os sites na entrada do aplicativo. Tem algumas funções, digamos “escondidas”, como, tocando e segurando em cada botão, você pode: remover, tirar um para poder adicionar outro futuramente; editar, para trocar o endereço de um botão. Bem legal.

Críticas.

Criticar é bom, mas para melhorar, é claro, ou seja, uma critica positiva. Vou destacar algumas funções, que gostaria que melhorassem… Essas críticas serão feitas também, com imagens.
Vamos lá.

Caraca, parece que a dica mais “baba” não funciona no Opera Mini. Uma dica que dei no iTip #2, que é nada mais que quando estiver lá no fim da página, tocar no relógio e subir. E respondendo uma pergunta que fiz à vocês, na imagem acima: não. Bom, até agora. O Opera não aceita esta coisa tão simples, e que não é inútil.

Outra coisa: ainda nenhum site que eu frequento está adaptado ao Opera Mini. Mas é melhor dizer: o Opera Mini não se adaptou à nenhum site. Começamos ela imagem: além de deixar tudo quadrado, não deixa ele, digamos, “grudado”, isto é, colado na parte da direita. Teve um caso, quando fui testar, que não tirei uma screen, mas o navegador deixava a página como uma normal, não na versão para desktop, mas o site não ficou adaptado, como deveria, ficou grande, mal vestido. É, veremos outros exemplos…

Fiz questão: percebam o site do Globo.com. O site ainda não foi adaptado ao Opera Mini, mas como digo: o Opera Mini não é adaptado aos sites… É um problema, todos sites com redirionamento para versão movél, que inclui os webapps do iPod School, terão de se adaptar. Ah, e imagem à esquerda? Virão? Quando o site está sem o zoom, as linhas de textos ficam horriveis! Farei uma comparação, futuramente, com o Safari, com certeza!

Bom, vocês puderam perceber (ainda não foi em todas as funções, mesmo faltando), puderam perceber, falei (escrevi, que seja) algumas vezes: Quem sabe na próxima versão?. É, imagino que o Opera tenha lançado uma “prévia”, do que pode-se tornar daqui 2, 3, versões… O melhor de tudo é que teremos outro navegadores, possivelmente, Mozilla Firefox, Google Chrome, quem sabe. E ainda a melhoria do Safari na próxima versão, iPhone OS 4, sem dúvida.

Bom, eu ainda prefiro o Safari Mobile, e vocês?