Press "Enter" to skip to content

Review: Music Apps

Sei que o app nativo do iPhone, o iPod é muito bom, mas aos mais exigentes, ele deixa a desejar, não contando com extra-features, como ouvir radio e obter as letras das músicas online. Por isso, todo dia são lançados na App Store aplicativos de música, tentando ganhar um lugar cativo no seu iPhone.

iPod.app com o tema HomeHD, de Lauro Garmatter

Nesse post, irei fazer 3 mini-reviews de apps que eu acho que se destacam dos demais, em funcionalidades e em preço (free, rsrs).

Para quem sabe o que quer ouvir: Boombox


O Boombox é um aplicativo que utiliza um dos serviços que pegou carona no sucesso do twitter, o Blip.Fm, que, obviamente, requer um cadastro (grátis). Após criar um cadastro de DJ, você pode “twittar” uma música, e ela aparecerá pronta para ser ouvida.

Apesar de usar a base de dados do Blip.Fm, a versão free do Boombox não posta no mesmo, função a cargo da versão paga, bem como a reprodução de músicas por 3G/2G, como pode ser visto na imagem abaixo.

Para quem quer ouvir 1001 coisas diferentes: Shoutcast


O shoutcast é um popular serviço de radio online americano, e inclusive ele tem um aplicativo para iPhone, de mesmo nome. E não são só as radios americanas que você pode ouvir usando esse aplicativo. Rapidamente, encontrei algumas rádios brasileiras, como a Mix e a Tupi.

O aplicativo engloba mais de 1000 radios diferentes, e é completamente grátis !

Para quem não se importa em pagar (pouco): Last.FM

Bons tempos em que o last.fm era free… Atualmente, o aplicativo em si é grátis, mas o serviço tem que ter uma assinatura mensal de €3.00, taxa justa, mas mesmo assim não é free…

O Last.Fm é uma das rádios online mais populares do mundo, e é por muitos definido como o Orkut (ou facebook) da música. Você cria um perfil, e, a partir daí, começa a adicionar artistas que você gosta. Depois, é só ir na sua rádio que ele toca algumas músicas desses artistas.

Ele também usa algoritmos para te recomendar artistas dos quais você possa gostar, e te mostra o grau de compatibilidade musical entre você e seus amigos, função presente apenas na versão web.

O aplicativo é praticamente uma enciclopédia musical, e merece ser baixado, nem que seja apenas pelo período de testes, correspondente à 30 execuções.

Uma alternativa free ao last.fm, mas sem aplicativo para iPhone é o libre.fm.