iPod School

[Review] iPhone 4

Alex CazarotiAlex Cazaroti

Mais um ano, mais um iPhone. O iPhone chega a sua quarta versão, trazendo mudanças siginificativas em relação as versões anteriores. O iPhone 4 pode ser considerado como a maior mudança realizada no iPhone desde o lançamento da primeira versão em 2007. Com uma tela de alta resolução, novo design, câmera de 5 megapixels com flash, gravação de vídeos em alta definição, câmera frontal que possibilita vídeochamdas e o novo sistema iOS 4, torna o novo iPhone num excelente smartphone.

Design
Esqueça o modelo de plástico e o formato arredondado; o novo iPhone é mais quadrado, com o fundo plano, feito com uma carcaça de aço inoxidável e coberto por um vidro na frente e outro atrás, possuindo um aspecto mais industrial, que a Apple afirma ser 30 vezes mais resistente do que o plástico, e fornece maior proteção à quedas e arranhões. Ambos os vidros são revestidos pela camada oleofóbica. Além disso, o iPhone 4 é 24% mais fino que o iPhone 3GS, sendo considerado o smartphone mais fino de todos. Foram realizadas mudanças também nos botões de volume, que agora são separados e possuem um formato redondo. Ao pegar o aparelho pela primeira vez, a sensação é estranha devido a falta do fundo arrendodado, levando algum tempo para se acostumar. O design do aparelho é belíssimo e demonstra uma alta qualidade em sua construção.

Na parte traseira, temos a nova câmera de 5 megapixels, mais o flash de LED. Uma mudança simples é que não há mais a identificação da versão do aparelho (16gb e 32gb).

Interior
Por dentro o iPhone 4 sofreu um upgrade considerável. O processador é o chip A4 desenvolvido pela Apple, o mesmo usado no iPad, proporcionando 1Ghz de velocidade (essa velocidade não foi confirmada) e trazendo o dobro de memória RAM disponíveis no iPhone 3GS e iPad. Com 512 MB de memória, a troca de aplicativos se torna melhor e permite manter ainda mais aplicativos em plano de fundo. O aparelho como um todo se mostra extremamente ágil em qualquer tarefa imposta, seja ao abrir um jogo, páginas da internet, tudo roda muito rápido e com uma fluidez impressionante. O salto na velocidade não é tão impressionante como foi do iPhone 3G para o 3GS, mas o aparelho é muito mais responsível do que a versão anterior. O iPhone 4 vem com WiFi 802.11n e também um chip quad-band HSUPA e Bluetooth 2.1.

Esta é a melhor característica e talvez o fator que fará com que você realmente compre o novo iPhone. A Tela Retina (como é chamada pela Apple), possui a maior resolução vista num smartphone. A tela possui 960×640 pixels e 326 pixels por polegada,  o equivalente a 4 vezes a resolução da tela do iPhone 3GS. Além disso, foi utilizado a tecnologia IPS, que permite uma excelente visualização da tela em diversos ângulos. As imagens, textos, vídeos em alta definição, games, tudo é visto na tela com uma nitidez e riqueza de detalhes impressionante. Realmente é impossível ver qualquer pixel na tela. Não há como descrever a tela, é necessário ver com os próprios olhos!

                                             iPhone 4                                            iPhone 3GS




A câmera recebeu um upgrade considerável. Agora ela possui 5 Megapixels, realiza filmagens em HD a 720p  a 30 quadros por segundo e conta com flash LED e um sensor que melhora a captação de imagens, mesmo em ambientes com pouca iluminação. Além disso, com o iOS 4.1, foi adicionado a função HDR (Grande Alcance Dinâmico). O HDR tira 3 fotos da mesma cena, uma superexposta, uma subexposta e outra intermediária, e as combina para conseguir uma imagem com alcance dinâmico. Com isso, as fotos saem mais parecidas do que é visto pelo olho humano.

A câmera é excelente e graças ao flash LED é possível obter boas fotos com pouca iluminação, porém em algumas ocasiões, surge o problema dos olhos vermelhos. Também existe uma câmera frontal, que permite tirar fotos com qualidade VGA. A troca da câmera entre a frontal e traseira é feita de forma simples, tocando no ícone localizado na própria interface da câmera.



A nova câmera também grava vídeos em alta definição. A qualidade da imagem realmente é muito boa, até mesmo o som possui um qualidade boa e sem ruídos. E também é possível utilizar a luz do flash para iluminar a gravação de vídeos em ambientes escuros. E com o iOS 4.1, é possível fazer o upload de vídeos HD para o Youtube.

Um dos recursos mais legais, o FaceTime permite de maneira fácil realizar vídeo-chamadas para qualquer lugar do mundo usando apenas uma conexão WiFi. Uma das restrições é que só é possível realizar o FacTime de iPhone 4 para Phone 4 ou para iPod Touch 4G, e também não é possível realizar vídeo-chamadas pela conexão 3G.



Bateria

Realmente a bateria do iPhone 4 se mostra melhor do que a do iPhone 3GS. Com muito uso, a bateria do iPhone 3GS durava apenas um dia; a do iPhone 4 dura cerca de 2 dias com uma carga completa. A Apple afirma que a bateria rende 40% mais que o modelo anterior.





O iOS 4.1, além de trazer todas as funções principais como multitarefa, pastas, caixa de e-mails unificada, entre outros, traz consigo o Game Center que permite ver as conquistas e o ranking de seus amigos nos games compatíveis, correção do sensor de proximidade do iPhone 4, e função HDR para fotos.

Conclusão

O iPhone 4 impressiona pelo seu novo design, hardware turbinado, uma incrível de tela de alta resolução, uma excelente câmera, e o seu recurso FaceTime. Some a isso o iOS 4.1, que acrescenta novas funcionalidades aliados a uma interface simples, fácil e divertida de usar. O iPhone 4 é um dos mellhores smartphones já lançados (se não for o melhor). Escolher entre o iPhone 4 ou outro aparelho Android é mais uma questão de preferência do que definir qual é o melhor. Ambos possuem pontos fortes e fracos, porém o iPhone 4 como um todo, é o que possui melhores recursos, além de sua gigantesca loja de aplicativos que não para de crescer. Não importa qual modelo de iPhone você tenha, a compra do iPhone 4 é mais do que justificada. Com certeza, o iPhone 4 muda o cenário mais uma vez, servindo de modelo e comparação para a concorrência…

Ex-autor do iPod School