iPod School

[Review] iPad

Alex CazarotiAlex Cazaroti

O iPad finalmente foi lançado no Brasil, 8 meses depois do lançamento nos EUA, e também próximo da revelação de uma possível segunda versão. Analisar o iPad é diferente pois é um gadget totalmente novo e que tem um conceito diferente.



Design
O iPad é grande, pois possui uma tela de 9,7 polegadas. Aliás, a tela é linda, e tem resolução de 1024×768. É mais do que a Tela Retina do iPhone 4, porém é um pouco menos nítida, mas que é compensada pelo tamanho. O iPad é muito fino e relativamente leve, pesando cerca de 600 gramas. Como um todo, o design é muito bonito, digno de um produto Apple. A tela possui um angulo de visão excelente graças a tecnologia IPS, e ver páginas da internet, fotos, vídeos é excelente devido a alta resolução.


Usabilidade
O iPad possui a mesma interface do iPhone, portanto é extremamente fácil de usá-ló. A tela de 9’7 polegadas facilita em todas as tarefas. Navegar na internet, assistir vídeos, ouvir música, usar aplicativos, Twitter, Facebok, entre outros, é muito divertido na telona. Para se ter uma idéia, passei a usar cada vez menos meu iPhone 4 e também meu PC. Apenas quando não consigo fazer algo no iPad é que eu ligo o computador. Uma das coisas mais legais que achei é a possibilidade de usar o iPad em qualquer posição, pois a tela gira e se adapta automaticamente, funcionando com qualquer aplicativo e até mesmo para a Tela de Início. O teclado do iPad é bom e permite a digitação de textos longos, embora não com a mesma rapidez de um teclado físico.


iOS 4.2.1
Não tive oportunidade de usar o iOS 3.2, mas com o novo iOS 4.2.1 com certeza o iPad deve ter se tornado um novo aparelho. Seja ao usar as pastas, caixa de e-mails unificada, e principalmente, a multitarefa. Mesmo com apenas 256 MB de memória RAM, o iPad executa qualquer tarefa rapidamente, e até melhor que o iPhone 4 que possui o dobro. Os aplicativos abrem rapidamente, as páginas da internet são carregadas facilmente e ao trocar de aplicativos usando a multitarefa nao se vê lag algum. Em momento algum você sente que o iPad está lento ou algo parecido, tudo graças ao potente processador A4 de 1Ghz. O único porém é que ao abrir muitas páginas no Safari e caso você use outro aplicativo e retorne, as páginas serão carregadas novamente.


App Store
O iPad agora já possui mais de 50 mil aplicativos deixeis exclusivamente para sua telona, que oferece uma melhor usabilidade. O único porém são os preços, que são um pouco altos. Jogar os games versão HD também é uma maravilha, se bem que a versão para a tela retina do iPhone 4 para ser melhor graficamente falando.


iPod
O iPod do iPad se parece bastante com o iTunes oferecendo varias opções para ouvir musicas e a visualização das capas dos álbuns. Assistir vídeos é excelente,pois há o suporte para vídeos em HD (720p). Com a barra multitarefa, fica ainda mais fácil controlar algumas opções do iPod para ouvir suas musicas.


Conclusão
Também é possível ler, e nesse quesito é até interessante, porém o uso excessivo pode causar cansaço nas vistas se o brilho estiver acima da média. Os únicos pontos fracos do iPad são a dependência do iTunes, a falta de suporte a USB (pen-drives) e quantia de memória interna limitada. Por essas razoes o iPad não vai substituir completamente o seu computador, mas muitas tarefas já podem ser feitas nele sem problemas. Se você pensa em comprar um netbook, talvez seja interessante ver se o iPad não supre suas necessidades. Alem disso, esperar pela segunda versão é uma idiotice, pois não se sabe ao certo quais serão os novos recursos, e principalmente quando será lançado aqui no Brasil. O iPad nao é perfeito, mas com certeza é um aparelho mágico, e que vai incentivar cada vez mais o uso de tablets. O iPad se tornou meu principal aparelho para usar a internet, ver vídeos e ouvir musicas. Até mesmo para postar no blog agora utilizo ele (este artigo inclusive foi digitado completamente no iPad!).

Ex-autor do iPod School