iPod School

Review: Grand Theft Auto (GTA) San Andreas para iOS

Autor ConvidadoAutor Convidado

iPhones, iPods touch e iPads foram contemplados com o GTA San Andreas. O clássico game chegou agora ao iOS. Alguns aspectos do jogo como: anti-aliasing, reflexos e texturas, estão inclusive um pouco melhores do que a versão de PC. Isto é, o jogo teve uma leve reformulação na parte gráfica, trazendo recursos novos e mantendo o mesmo estilo do jogo original, isto prova o potencial que o hardware da Apple proporciona às desenvolvedoras de apps.

gta-san-andreas-ios

Se o esperado era que a versão mobile do jogo lembrasse os tempos em que um jogo de console era portado para um celular da Nokia, saiba que a realidade de hoje é diferente. Quanto citamos o iOS, estamos falando de smartphones e tablets potentes, que têm, em suas últimas gerações, 1GB de RAM e processadores multicore com partes dedicadas de GPU que garantem um ótimo desempenho. A realidade de um jogo móvel mudou, e o GTA San Andreas traz, literalmente, o mesmo jogo que conquistou fãs – o último da era do Playstation 2.

Nota-se que o mapa agora está localizado na parte superior, para deixar espaço aos direcionais analógicos do game. Todas as dicas dos jogos estão adaptadas para a tela multitoque, visto que o game agora exibe ícones que relacionam as ações do jogo. Na imagem abaixo, nota-se a dica para recolher a arma do policial tocando em um ícone.

gta-san-andreas-ios

Nesta imagem, nota-se que o “anti-aliasing” do jogo está melhor que a versão para outros aparelhos, ou seja, os serrilhados do jogo estão bem menores do que na versão de PlayStation 2 e PC.

Para entrar no menu, basta tocar no mapa. As funcionalidades do mapa são as mesmas, com o “pinch-to-zoom” é possível ampliar ou reduzir o zoom no mapa, para colocar marcações basta dar um toque no local desejado.

mapa

A jogabilidade do game está um pouco complexa, visto que são exibidas muitas opções na tela: freio/marcha ré, acelerador, freio de mão, botão indicado para entrar/sair do veículo, buzina e posição da câmera.

carro-gta

O sistema de mira do jogo se aproxima bastante daquele da versão do PlayStation 2, embora seja possível utiliza-lo da mesma forma do PC.

gta-mira

A versão para iOS do jogo pesa 1,6GB na App Store, e na versão de PC e PlayStation 2, ele ocupa um DVD de 4,7GB. Por mais que os –  de acordo com o citado no começo da matéria – efeitos novos tornaram partes do gráfico agradáveis, provavelmente detalhes no mapa do jogo tornaram ele quase que três vezes mais leve (em gigabytes).

Mas… e os cheats? Trapaças para retirar o nível de procura da polícia, colocar armas, aviões, veículos terrestres, mochila à jato e outras são marcas quase que inseparáveis do GTA. E na versão portátil, não se sabe se isso será possível.

A jogabilidade da versão portátil não é, como você já deve imaginar, tão confortável como a de um console. O controle físico é quase que insubstituível para uma ótima experiência. No entanto, o GTA San Andreas para iOS é compatível com aqueles acessórios que implementam controles externos no iPhone/iPad. Foi uma ótima solução da Rockstar para contornar o que talvez seja um dos únicos problemas da versão móvel do seu jogo.

No mais, o jogo está super recomendadíssimo à todos que buscam boas horas de diversão. Ele ainda não chegou à loja brasileira, mas quem tem uma conta na App Store americana pode conferi-lo na App Store agora mesmo. [Grand Theft Auto: San Andreas].

Por Kayky Ramos.

Top
  • Grand "Thief" Auto??

  • Mateus

    Pra comprar na App Store americana, só com Gift Card?

    • Gummy Bear

      Não, dá pra comprar se você tiver o cartão certo. Acho que aquele Visa Internacional dá.

  • Kitler

    Sim, recomendo o vendedor ZERO3GAMES, nunca me deu problema, ei pode me passar sua contra pra baixar o jogo?Muda a sua senha depois.huehuehuehuehue

  • Haaze

    Performance horrível no iPhone 4S com iOS 7

    • iAce

      Haaze, Jogue utilizando espelhamento de tela para uma TV e poste o resultado.

  • Frank

    Comprei na Apple Store Americana, bom quanto aos gráficos não há o que reclamar, contudo a jogabilidade está deixando muito a desejar não sei se é porque preciso me acostumar ainda mais é claro não dava para esperar grandes coisas afinal foi adaptado para uma tela de Ipad os botões muito próximos uns dos outros, por diversas vezes aperto em um comando achando que estou apertando em outro, isso atrapalha muito principalmente nas missões em que por diversas vezes sou eliminado por não conseguir mirar e ajustar a tela ao mesmo tempo para efetuar um disparo, o "analógico" que foi adaptado a tela para jogar muitas vezes não responde de forma desejada ao realizar uma curva nos carros ou até mesmo nas missões, outro fato decepcionante é não poder fazer os códigos o que torna o jogo bem complicado fazer missões sem código para desbloquear armas, trabalhar para conseguir dinheiro tenho certeza que grande parte das pessoas usava códigos em todas as missões em todas as franquias da série enfim no GTA san Andreas For IOS isso não é possível você terá que conseguir tudo sem truques, por fim gostaria que me ajudassem a comprar um controle ou joystick como queiram compatível com o IPAD AIR e com o GTA SAN ANDREAS quem souber de algum bom poderia me mandar um email ou responder por aqui onde posso comprar pfvr, e qualquer novidade acerca dos códigos para o GTA para IOS gostaria de saber o quanto antes e espero que isso chegue ao IOS.