Press "Enter" to skip to content

Review: Grand Theft Auto (GTA) San Andreas para iOS

iPhones, iPods touch e iPads foram contemplados com o GTA San Andreas. O clássico game chegou agora ao iOS. Alguns aspectos do jogo como: anti-aliasing, reflexos e texturas, estão inclusive um pouco melhores do que a versão de PC. Isto é, o jogo teve uma leve reformulação na parte gráfica, trazendo recursos novos e mantendo o mesmo estilo do jogo original, isto prova o potencial que o hardware da Apple proporciona às desenvolvedoras de apps.

gta-san-andreas-ios

Se o esperado era que a versão mobile do jogo lembrasse os tempos em que um jogo de console era portado para um celular da Nokia, saiba que a realidade de hoje é diferente. Quanto citamos o iOS, estamos falando de smartphones e tablets potentes, que têm, em suas últimas gerações, 1GB de RAM e processadores multicore com partes dedicadas de GPU que garantem um ótimo desempenho. A realidade de um jogo móvel mudou, e o GTA San Andreas traz, literalmente, o mesmo jogo que conquistou fãs – o último da era do Playstation 2.

Nota-se que o mapa agora está localizado na parte superior, para deixar espaço aos direcionais analógicos do game. Todas as dicas dos jogos estão adaptadas para a tela multitoque, visto que o game agora exibe ícones que relacionam as ações do jogo. Na imagem abaixo, nota-se a dica para recolher a arma do policial tocando em um ícone.

gta-san-andreas-ios

Nesta imagem, nota-se que o “anti-aliasing” do jogo está melhor que a versão para outros aparelhos, ou seja, os serrilhados do jogo estão bem menores do que na versão de PlayStation 2 e PC.

Para entrar no menu, basta tocar no mapa. As funcionalidades do mapa são as mesmas, com o “pinch-to-zoom” é possível ampliar ou reduzir o zoom no mapa, para colocar marcações basta dar um toque no local desejado.

mapa

A jogabilidade do game está um pouco complexa, visto que são exibidas muitas opções na tela: freio/marcha ré, acelerador, freio de mão, botão indicado para entrar/sair do veículo, buzina e posição da câmera.

carro-gta

O sistema de mira do jogo se aproxima bastante daquele da versão do PlayStation 2, embora seja possível utiliza-lo da mesma forma do PC.

gta-mira

A versão para iOS do jogo pesa 1,6GB na App Store, e na versão de PC e PlayStation 2, ele ocupa um DVD de 4,7GB. Por mais que os –  de acordo com o citado no começo da matéria – efeitos novos tornaram partes do gráfico agradáveis, provavelmente detalhes no mapa do jogo tornaram ele quase que três vezes mais leve (em gigabytes).

Mas… e os cheats? Trapaças para retirar o nível de procura da polícia, colocar armas, aviões, veículos terrestres, mochila à jato e outras são marcas quase que inseparáveis do GTA. E na versão portátil, não se sabe se isso será possível.

A jogabilidade da versão portátil não é, como você já deve imaginar, tão confortável como a de um console. O controle físico é quase que insubstituível para uma ótima experiência. No entanto, o GTA San Andreas para iOS é compatível com aqueles acessórios que implementam controles externos no iPhone/iPad. Foi uma ótima solução da Rockstar para contornar o que talvez seja um dos únicos problemas da versão móvel do seu jogo.

No mais, o jogo está super recomendadíssimo à todos que buscam boas horas de diversão. Ele ainda não chegou à loja brasileira, mas quem tem uma conta na App Store americana pode conferi-lo na App Store agora mesmo. [Grand Theft Auto: San Andreas].

Por Kayky Ramos.