iPod School

[Review] Eternal Legacy

Alex CazarotiAlex Cazaroti

A Gameloft lançou um game de RPG no mais puro estilo japonês, ou melhor, inspirado no consagrado Final Fantasy XIII, incorporando muitos dos elementos de sucesso da franquia. Mas será que Eternal Legacy está no patamar de um Final Fantasy?


A história de Eternal Legacy ocorre em Algoad, um mundo cercado de tecnologia, mas que é protegido pelos 4 elementos da natureza: Ar, Fogo, Água e Terra. Você controla Astrian, um jovem guerreiro que decide participar de um torneio para roubar a Varsh Stone, a fim de se rebelar contra o governo de Algoad. Essa é a trama inicial, e conforme o progresso, você encontra novos personagens e muitas reviravoltas na história.

A jogabilidade é igual a de FFXIII: você percorre por grandes cenários, com locais e itens secretos, podendo explorá-los livremente, e todos os inimigos são vistos no cenários, portanto é possível evitar lutas fugindo deles. Ao todo há 7 personagens, sendo que sua equipe pode ser alterada a qualquer momento. Você revisitar qualquer local do game, e ainda é possível andar rapidamente pelos cenários em cima de um monstrinho (Pyagi) ou voltar a qualquer lugar usando uma nave.

O sistema de batalha também é bem semelhante: Você controla um personagem, enquanto define como os outros 2 personagens se comportarão na batalha: Berserker (focado em golpes físicos), Predator (focado em magias), Defender (focado em usar magias de defesa) e Healer (focado em usar magias de cura). A batalha não é feita em turnos, mas sim em tempo real. Uma pequena barra vai carregando e quando completada, desfere o ataque pré-selecionado. Os outros dois personagens atacarão conforme o estado selecionado, mas poderão usar outros tipos de ataques. A inteligência artificial deles funciona bem, porém é possível controlar os outros dois personagens alterando a configuração em opções.

Além disso, é possível equipar armas, armaduras, elmos e anéis que aumentam os atributos dos personagens, além de permitir que seja euipados Fragmentos, que aumentam algum atributo, concede o poder de usar magias e também de invocar os Summons (que são 4 por sinal). Como todo bom RPG, e possível comprar novos equipamentos e itens, além de ganhá-los ao final de cada batalha. Cada personagem possui 3 técnicas especiais, que podem ser usadas quando uma pequena barra ao lado da energia dele estiver carregada. Durante todo o game, será necessário enfrentar muitas batalhas, porém nunca se tornam entediantes por exigirem atenção total do jogador, e pela possibilidade de usar diversos ataques.

Os gráficos são belíssimos. Os cenários e personagens são muito bem caracterizados e detalhados. Você passará por diversos cenários gigantescos, que incluem vilarejos, montanhas de neve, deserto, floresta em outros, todos muito bonitos. O som também não desaponta, com músicas agradáveis, exceto pela dublagem, que deixa um pouco a desejar pois não parece muito convincente. Mesmo com a dublagem fraca, todos os personagens de qualquer lugar do game possuem vozes, o que mostra a preocupação em dar mais qualidade ao game.

Além das missões principais, há diversas missões secundárias, que envolvem matar algum inimigo específico, achar itens, entre outros, o que prolonga a duração do game. Ao todo, para completá-lo será necessário cerca de 8 a 10 horas, o que é excelente por ser um game para iPhone. Como um todo, o game é fácil, apenas alguns chefes que podem exigir um pouco mais de estratégia. Além disso, os personagens sobem de nível rapidamente, o que facilita ainda mais as coisas. Dinheiro então, você ganha aos montes a cada batalha vencida.

Eternal Legacy é um excelente RPG, e mesmo com os seus pequenos erros é totalmente recomendado para os fãs deste estilo, principalmente aqueles que adoram a série Final Fantasy. Este é o “Final Fantasy” que sempre esperamos ver na telinha do iPhone. E na minha humilde opinião, é muito melhor que Chaos Ring. Se você não se importa do game ser muito semelhante a FFXIII (ou se acha isso muito bom!), não há como odiar deste game.

Data de postagem: 08 de dezembro de 2010
Versão: 1.0.0
Tamanho: 551 MB

Ex-autor do iPod School

  • Alex

    Eu terminei Chaos Rings com todos os personagens, e foi justamente isso que achei chato, pois não mudava nada, era tudo sempre igual, e por isso achei Eternal Legacy melhor. Quanto a parceria, tudo bem, mas entre em contato usando o formulário de contato por favor.

  • Mobile Gamer BR

    Melhor que Chaos Rings.. com certeza você não terminou Chaos Rings…br /br /Mudando de assunto.. rola uma parceria? tipo popunder? q tal?