iPod School

[Review] Devil May Cry 4 Refrain

Alex CazarotiAlex Cazaroti

Devil May Cry é uma das séries de maior sucesso nos consoles, e já possui 4 jogos disponíveis atualmente. E agora finalmente a Capcom resolveu trazer o game para o iOS. O game não é exatamente igual a 4 versão, apesar de usar a mesma história, personagens e chefes, houve algumas modificações nas fases e na forma como game todo é conduzido.

Em Devil May Cry 4 Refrain, você controla Nero, um jovem rapaz com grande habilidade ao manusear espadas, uma pistola, além de possuir um braço demoníaco para agarrar objetos e os inimigos. A primeira coisa que chama a atenção e a fluidez e o combate. É muito parecido com a versão para consoles, com muitos inimigos para serem derrotados, combos a serem, executados e muito mais.
Ao destruir inimigos, você recebe orbs vermelhos, e ao final de cada missão, você recebe pontos de acordo com o seu desempenho nas lutas, principalmente ao nível de combos que você atingiu. Ao conseguir uma certa quantia, você vai liberando novas habilidades para o seu personagem.
Ao todo há 10 missões, que podem ser completadas em 2 a 3 horas no máximo. Mesmo assim, em cada fase, será necessário explorar diversas salas até achar a saída, e em algumas, você deverá entras os chefes, todos iguais ao da versão original. As batalhas ocorrem exatamente com na versão para consoles, portanto se você já é fã da série, já saberá como eles atacam. As batalhas são empolgantes e exigem alguma estratégia, porém algo que pode não agradar alguns é o fato de ao morrer, você pode continuar a batalha com a sua energia restaurada, enquanto o chefe fica com a energia reduzida, o que diminui a dificuldade do game.
O som é muito bom, e utiliza as mesmas músicas da versão para consoles. O único problema é que os personagens não falam. Ao invés de usar cenas em tempo real, são usadas imagens para mostrar a história. Além disso, há caixas de diálogos nessas cenas, mas é possível pulá-las.
Agora os gráficos é um divisor de opiniões. A Capcom afirma que está otimizado para a Tela Retina, mas não é isso que vemos na prática. Os cenários e chefes até que estão bem feitos, porém nos inimigos menores e os personagens principais com Nero e Dante, é possível ver aquele problema de pixelação, ou melhor, o efeito serrilhado. Mas no geral os gráficos são bons, mas poderiam ser muito melhores, principalmente para um game deste porte.
Há suporte ao Game Center com diversos achievements a serem conquistados. Ontem a Capcom lançou uma atualização em que libera Dante como personagem jogável! Para jogar com Dante será necessário completar o game com Nero primeiro, mas vale a pena. Ao jogar com Dante, você percebe que ele é muito mais poderoso que Nero. Você possui o tradicional combo de espada, a pistola dupla e as 3 habilidades especiais.
Para quem não se lembra, essas habilidades foram mostradas no Devil May Cry 3 – Sword Master (Golpes com Espada), Gunslinger (Golpes com as pistolas) e Royal Guard  (Golpes defensivos). Para alternar entre eles basta tocar na barra de energia. Junto com os botões de ataque e pulo, você verá mais um botão dedicado a essas habilidades especiais. Você pode executá-las tanto no chão quanto no ar, o que permite variar entre os combos.
Outra coisa que faz falta é opção de se transformar na forma demoníaca e a falta de armas adicionais para Dante. Mas mesmo assim, se você é fã da série Devil May Cry ou procura um bom game de ação, não irá achar uma melhor opção no momento. Quem sabe a Capcom não tente dar uma atualizada nos gráficos numa futura atualização?
Data de postagem: 11 de fevereiro de 2011
Versão: 1.01.00
Tamanho: 155 MB

Ex-autor do iPod School