iPod School

Review: Comic Book Lover

Dico42Dico42

Já faz algum tempo, adquiri o gosto por ler Comics, HQs, Quadrinhos, como você preferir chamar. A questão é que aqui no Brasil esse mercado é muito confuso, com histórias que demoram para chegar (ou não chegam nunca), acabadas pela metade, entre outras.

Então, resolvi dar uma chance aos quadrinhos virtuais. Durante alguns meses, venho testando diversos aplicativos para iPhone, sem chegar a uma decisão final. A grande maioria dos aplicativos vinham com uma loja embutida, que na maioria das vezes pratica preços um tanto quanto abusivos, se considerarem que comics digitais não necessitam de tanto dinheiro quanto os “reais”.

Por quê? Oras, com um comic digital, você não precisa gastar com o papel, a tinta, o transporte… A mesma história que todos estão cansados de ler sobre eBooks e outros tipos de formatos digitais..

Mas aplicativos com loja embutida não são o único meio de você poder ler as histórias de seus heróis favoritos no seu iGadget. Pela internet, são distribuídos comics em formato cbz ou cbr, o que nada mais é que o formato zip com um nome especial. E, obviamente, nos iGadgets existem aplicativos que leem esses formatos.

Recentemente, desde o lançamento do iOS4, a Apple vem fazendo algumas campanhas de divulgação de alguns aplicativos na App Store. Alguns exemplos de categorias que estão sendo destacadas pela Apple são Aplicativos que já utilizam funções do iOS4, Games, Going to the Movies, Apllicativos para o Verão e… Comics.

Então, eu, na busca do aplicativo perfeito para Comics, resolvi dar uma olhada nos que foram destacados pela Apple, dentre eles o aplicativo da Marvel e o da DC, duas das maiores empresas no ramo. Um dos aplicativos me chamou atenção, o Comic Book Lover.

Com uma interface simples mas eficiente, o Comic Book Lover permitia que eu colocasse meus Comics no aparelho via FTP ou por meio de um aplicativo dedicado para Macs, e lia arquivos no formato CBR e CBZ. Para quem estiver usando o iOS4, ele permite também a transferencia de arquivos pelo próprio iTunes, apesar de eu não ter testado essa função. Afinal, estou no iOS3 ainda. Provavelmente para sempre.

Resolvi testar colocar meus comics por meio de FTP, usando o aplicativo grátis Cyberduck, e, posteriormente, o aplicativo Flow, pago. Para fazer isso, é necessário apenas clicar em transfer na tela inicial do Comic Book Lover, e depois em FTP (tela abaixo), que ele lhe dará as informações necessárias para configurar o Cyberduck ou outro aplicativo que estiver sendo usado. Usando o aplicativo especial para Mac, é possível também editar o nome das séries, colocando, por exempo, Fantastic Four, Amazing Spider Man, etc.

O aplicativo tem ainda a opção de compactar os comics, apesar de eu ter achado melhor desmarcar esta opção. Apesar de os comics compactados ocuparem menos espaço no aparelho, fica difícil de ler algumas das falas.

A experiência de ler o comic no iPod também foi muito boa, sem ressalvas. O aplicativo pode ser usado em landscape, e a mudança de páginas é muito rápida. Quem já tentou ler comics no iPhone sabe que essa é uma função que difere os homens dos meninos, por assim dizer. O aplicativo todo é recheado de animações.

O aplicativo Comic Book Lover é grátis, e, por incrível que pareça, ainda está em versão alpha. Você pode baixá-lo clicando aqui. Tem ainda uma versão para iPad, também grátis, que ainda não testei. Você pode baixá-la clicando aqui (não, ele não é um binário universal).

  • Shoow!

  • Parece interessante….. Valeu pela dica!!!

  • gabriel

    ei vcs sabem c ele e compativel com o calibre se dor me avisen to sem meu touch

  • Dico42 , um de seus melhores posts …parabens , poderia fazer um site sozinho que daria certo …ou ir para outro tipo o Ponto Geek , entre outros …

    Nao testei a ferramenta ja que nao gosto muito de quadrinhos , apenas a ultima pagina da revistinha da monica me faz rir , a tirinha ;)Mas o post ficou completo , e voce se inpirou bastante hein …

  • alguém sabe fazer por FTP pelo WinSCP gente ? ^^