iPod School

[Review] Aralon: Sword and Shadow

Alex CazarotiAlex Cazaroti

O iOS está se tornando uma incrível plataforma de games. Um bom exemplo disso é Aralon: Sword and Shadow, um jogo de RPG que promete trazer a mesma experiência de uma versão para console, com muitas horas de diversão e diversas missões. Para fazer uma comparação mais exata, ele se parece com Oblivion IV: Elder Scrolls.

Você assume o papel de um personagem cujo pai que pertencia a guarda real morreu enquanto tentava salvar o seu rei. E é exatamente a partir desse ponto que a história começa, o levando a descobrir a verdade por trás, além de percorrer por diversos lugares. Ao iniciar o jogo você deverá criar seu personagem, podendo escolher o sexo, a raça e classe, sendo que cada classe possui habilidades distintas.Além disso há um altograu de customização, podendo escolher o tipo de cabelo, olho, barba e cor.

Há também uma voa variação de armas e equipamentos, que ao todo pode-se equipar até 10 itens diferentes, sendo possível utilizar outros objetos para incrementar seu status. Os controles são fáceis e bem intuitivos. Você ainda conta com uma barra no centro da tela que pode ser customizada com poderes e magias a gosto. Ao se aproximar de um inimigo, surge botões para ataque e defesa, e ser for um NPC, aparece a opção para conversar.

Ao derrotar um inimigo, você pode saqueá-lo, roubando seus objetos e dinheiro. É possível também explorar baús e coletar ervas e frutas, por exemplo. O cenário é vasto e cheio de detalhes. É possível nadar e ao percorrer grandes distâncias pode-se usar um cavalo. Os gráficos são muito bons, com boas texturas e cheios de detalhes. Algo muito interessante é a mudança do dia para a noite, podendo ver o nascer e pôr-do-sol, além do céu estrelado. Claro que um jogo desse tamanho teria alguns problemas, como o efeito pop-in, em que conforme você se aproxima do cenário, pedaços vão surgindo aos poucos.

As missões são bem diversificadas, porém não fica claro quais são as principais e as secundárias. Até mesmo as descrições não são muito claras, o que pode deixá-lo um pouco perdido, principalmente devido ao mapa que poderia conter mais detalhes de sua localização e do próximo objetivo. E você pode abandonar qualquer missão a qualquer momento, portanto se tiver dificuldade para cumprir determinada missão, é possível escapar dela. Ao completar uma missão você ganha pontos de experiência (também ganha ao derrotar inimigos), e ao aumentar seu nível, você recebe pontos para aumentar seu status e adquirir novas magias.

Apesar de alguns pequenos pontos fracos, Aralon: Sword and Shadow é um excelente jogo. Possui uma boa história, boa jogabilidade, missões variadas, gráficos bonitos e um alto nível de customização de personagem. Além disso tudo, ele é bem extenso, portanto se você estava procurando um bom RPG para passar horas jogando, esse ambicioso jogo é recomendado pra você.

[box] Data de postagem: 18 de julho de 2011

Versão: 3.12

Tamanho: 305 MB[/box]

Ex-autor do iPod School

  • Lucas

    Interessante, mas eca RPG.