iPod School

Resenha: Air Video

Arthur AlbuquerqueArthur Albuquerque

Estou aqui para analisar um aplicativo simplesmente fantástico! Primeiramente eu vou fazer uma introdução do tipo de tecnologia que esse aplicativo usa.

Então, muitos aplicativos que estão disponíveis na App Store focam em transmitir dados visuais de computadores, para no caso, iGadgets. Infelizmente, muito desses apps tentam fazer esse “stream” sem muito sucesso, o que infelizmente acaba poluindo a App Store. Quando eu digo que esses aplicativos não conseguem executar o stream com muito sucesso, há uma principal causa que afeta a maioria desses aplicativos: Eles não usam servidores dedicados para que ocorra o stream com máxima qualidade. Quando eu falo em “servidores”, eu estou querendo mencionar o uso de servidores privados (das empresas) que focam em ser criados e usados para a utilização de um stream com máxima qualidade. Como eu havia falado, esses aplicativos que não acabam conseguir muitos sucesso, usam servidos públicos que foram criados para abranger o máximo de tipos de uso, ou seja, não foram focados para o stream de arquivos. Enfim, chega de conversa, vamos falar do Air Video!

O Air Video é o aplicativo que eu tanto mencionei na pequena explicação acima, que utiliza servidores privados que como conseqüência faz com que o usuário tenha uma experiência semi-perfeita. Primeiramente, para começar utilizá-lo você terá que instalar um programa (no link estará disponibilizado tanto o download para Mac OS, quanto para Windows), que é o programa que criará uma ligação do servidor privado entre o seu computador e o iGadget. Nele você terá essas opções, mostradas na imagem abaixo:

Sim, sim, infelizmente eu sou usuário de Windows 😛

Como vocês podem ver no caso acima eu escolhi para que o programa fizesse stream na pasta “FILMES”, que estão todos os meus filmes baixados 😛

Logo após de você selecionar a pasta que sofrerá o stream, você clicará no botão “Start Server” e pronto… OPS, já ia me esquecendo de uma coisa: O APP!

O Air Video tem duas versões universais disponíveis na App Store: free e pago. Eu testei as duas e percebi o quanto a versão free é limitada. Por exemplo, na minha pasta “FILMES” tem mais de 20 arquivos e a versão free só deixava eu visualizar dois filmes totalmente aleatórias, enquanto a versão paga não tem o menor problema com isso. Enfim, logo quando você abre o aplicativo ele conduz você a escolher o servidor para ele fazer o stream. Lembra no programa, quando você tinha o botão “Start Server”? Então, agora que você precisa aperta-lo! Ele facilmente reconhece o servidor, mas se ocorrer algum problema de reconhecimento, ele disponibiliza uma opção de você inserir manualmente os dados do servidor criado. Pronto! Já passou a parte mais difícil de configuração! (Difícil, né? :P) Após esta etapa de configuração, é só diversão! A partir de agora, você só precisará de conectar seu iGadget na mesma rede Wi-Fi ao seu computador.

O review acaba por aqui galera, e quase me esquecendo, a versão paga do Air Video custa $2.99 e a versão free, na minha opnião, vale a pena apenas testar o  quanto surpreendente é este aplicativo e depois, é claro, fazer com que você compre o full. Então, gostaram do aplicativo?

 

  • Willian Sousa

    Muito interessante o App, começarei a usá-lo em breve com certeza. Ótimo post 😉

    • Arthur Albuquerque

      Muito obrigado, fico feliz por ter ajudado um leitor 🙂

  • Arthur

    Muito bom , estou usando nesse momento , valeu pela dica

  • Daniel Ricarte

    Já deixei na wish list, quando baixar eu compro!

  • TON

    Nao seria mais fácil usar o compartilhamento Familiar do iTunes para assistir videos no da biblioteca do iTunes no próprio idevice pela rede wi-fi

  • Rick moranes

    Ola Arthur, gostei muito da materia, muito obrigado pela dica.

    Se possivel, gostaria que o pessoal do IPS fizesse uma matéria sobre o compartilhamento familiar, ensinando a usar e configurar e tambem uma matéria sobre Apple tv 2G, se vale a pena fazer jailbreak, como vai funcionar com o IOS 5, enfim seriam temas legais.

    Obrigado pela dica.

  • Christian Tavares

    Esse aplicativo é o melhor, o que eu mais uso. No meu iPod Touch 2G ele simplesmente parou de funcionar. É importante sempre manter no computador o programa atualizado pra não dar erro. Se não me engano ele está no Beta 6 e pode ser encontrado pra download no Fórum do próprio site do Air Vídeo.

  • Emerson

    Muito bom mesmo!

  • Vejjeta

    Quebra um galho bom mesmo era o zumocast.

  • Lubrugni

    Arthur,

    É um ótimo programa sim, e ja uso faz um tempo, vc só esqueceu de mencionar (e o que é todo o diferencial deste programa, principalmente para proprietários do Apple TV), é que ele não faz penas o stream do vídeo. Ele converte em tempo real para o formato (Não lembro a nomenclatura hahaha) .m(alguma coisa) que é compatível com o Apple TV, podendo assim vc jogar o filme em seu computador via airplay do seu iphone ipod ou ipad para sua TV (filmes estes que não foram baixados pelo iTunes) .avi .divX e etc…

  • Gustavo

    Só achei confuso seu texto quando você fala sobre servidores privados… O que esse programa faz é o que todos fazem criar na sua máquina um servidor RTSP. Do modo que você escreveu parece que o programa faz upload do vídeo para um servidor externo.

  • andre

    o computador tem que estar ligado para assistir o video no meu iPod ou so a rede wi-fi que tem q estar ligada?

  • Fabiovsb

    Perdoem-me pela ignorância, mas com esse app é possível "baixar" os filmes para meu iPad e assisti-los no avião?