iPod School

Resenha: PhySwitch

Dico42Dico42

Vocês provavelmente já conhecem o Pedro Franceschi: Desenvolvedor carioca de 14 anos responsável por projetos como o TouchToTweet e pelo iBlogeek, um dos maiores blogs sobre iPhone no início do jailbreak.

O último projeto dele se chama PhySwitch, e é uma alternativa ao modo como a Apple apresenta os aplicativos rodando em background, juntando-se aos já consagrados Kirikae, Multifl0w e ProSwitcher.

No vídeo abaixo, o próprio Pedro demonstra como funciona o aplicativo:

Junto do aplicativo, é instalado um tweak do Cydia chamado Activator: Por meio dele você pode definir por onde o PhySwitch será aberto. São aproximadamente 20 opções, contando com duplo toque no botão Home ou apertar e segurar o botão de volume. É inclusive pelos botões de volume que se dá a forma de navegação primária do tweak, apesar de também ser possível trocar de aplicativos por meio de gestos.

Tive a oportunidade de testar o aplicativo graças a uma cópia cedida pelo Pedro (obrigado!) e ele roda muito bem, sem travamentos no iPhone 4. De acordo com o Pedro, o aplicativo funciona também em iPhones 3G e 3GS e iPods Touch 2G, 3G e 4G. Para os curiosos, minha forma de ativação preferida foi segurar o botão de volume “-“por alguns segundos 🙂

Além de oferecer uma interace alternativa para a multitarefa, o programa acaba também com um problema muito comum em usuários iniciantes e avançados do iOS: A dúvida de quais dos programas na multitasking bar estão abertos quando o Phone começa a apresentar lentidão. O que acontece que a multitasking bar do iOS mostra apenas os últimos aplicativos abertos, não fazendo distinção entre os que estão ou não rodando. O PhySwitch, por outro lado, mostra apenas os aplicativos que estão efetivamente rodando, tornando-o um efeciente gerenciador de tarefas.

O íncrivel é notar que todo o projeto foi feito em apenas uma semana. Espero que o exemplo do Pedro sirva como motivação para os desenvolvedores do Brasil, até mesmo para mostrar que seu programa não precisa estar na App Store para fazer sucesso. Nas primeiras 20 horas online, o tweak teve mais de 200 compras e foi parar em diversos blogs internacionais, entre eles o iPhoneItalia.

Para comprar o PhySwitch, basta pesquisar o nome do programa no Cydia. Ele está dispnível na source BigBoss, adicionada automaticamente assim que você instala o Cydia, por apenas U$1,99 e funciona em qualquer modelo de iPhone ou iPod Touch com iOS 4.0 ou superior. NÃO funciona no iPad ainda.

Importante: Após a instalação do tweak, reinicie o iPhone ou iPod Touch para evitar instabilidades.

Abraços e comentem 🙂

  • Já sabem o que eu acho disso …

    • Dico42

      O que? 😛

      • não posso falar aqui, tenho medo de retalhações D:

        • Dico42

          Então tá, né : P

    • Norton

      Eu sei! Mas também tenho medo de retaliações kkkk

      • Dico42

        Vocês são estranhos.

      • Alexandre Telles

        Tambem sei… mas tbm tenho medo XD (-n nem sei)

      • iGustavo

        WTF?

  • Marcos Vinicius

    Boa dica

  • Vinicius Covre

    Primeiro post seu depois que eu entri no blog! haha.

    Belo bost! Boa dica!

    • Vinicius Covre

      entrei*

    • Dico42

      É, a preguiça é muita e o tempo é pouco 😛

      Obrigado! 🙂

  • Luan

    daora, mas acho que meu iPod 2g nao vai dar certo nao kkk, as vezes ele fecha os apps por falta de memoria ram imagina com isso ai D:

    • Dico42

      Por 1.99, acho que vale a pena tentar 😉

      • Alexandre Telles

        nem se fosse de graça eu testaria ;D

        • Dico42

          Gosto não se discute 😛

  • Walmyr

    E eu sofrendo pra terminar uns aplicativos bobos no trabalho, tô no lixo. Esse Pedro é demais, muito gênio, pqp. D:

  • Walmyr

    Esqueci de complementar: Parabéns pelo trabalho, que aplicativo bacana. E eu achava que nos meus 21 anos programando era prodígio em alguma coisa! hahahah Sempre tem um pra surpreender, né? Parabéns, Pedro, ótimo trabalho!

    Muito bacana o blog também, tenho acompanhado recentemente, só tem post excelente, parabéns aos envolvidos. 😀

    • Dico42

      Em nome do blog agradeço os elogios, e posso te garantir que você não é o único que tem inveja do Pedro 😉

  • Roro

    Uma dica : uso o multiflow com modo de
    Ativação um leve passar com o dedo no statur bar.

  • Marcos

    O multiflow nao eh tao bom assim, pois quando vc minimiza um app que nao eh multitaefa, ele permqnece aberto, mas nao aparece no multifow. Por exemplo, o cydia, quando eu abro e minimizo, ele fica aberto, mas o multiflow nao mostra ele.

    • Roro94

      O mais novo cydia ele mostra sim, mas o velho ele n mostra pois n da pra minimizalo.

  • Fabio

    Parece bom,Mas isso ai nao vai da rolo nao mesmo estando no cydia?Pq isso ai nao altera as propriedades intelectuais da apple?tipo usando o botao do volume para outros fins?eu ja li em algum lugar uma treta de um app que usava o botao do vol para tirar fotos!

    • Dico42

      Essas tretas que dão são só na App Store. No Cydia é completamente livre para fazer o que você quiser

  • Kyrii

    Finalmente o Ph. reapareceu, pensei que tinha desaparecido/desistido com tão poucas atualizações no iBlogeek

  • junior

    Eu usei e estou usando e é totalmente prático e também uso os botões de volume (porque é fácil)

  • Hilal Khaled

    Pois é, o pH se superou de novo… kkkkkkk… provavelmente o Gustavo não vai gostar desse meu comentário, mais o app é foda mesmo. Foi mal ir contra vc Gustavo, mais é como o "Dico42" disse, gosto não se discute kkkk…

    • Cara, haha, só tenho a rir desse "garoto". Testei o tweak, minha opinião? não valeria a pena sem se fosse de graça ;D
      eu só acho que voces deveriam para de pagar pau pra um "garoto" só perque ele é mais novo que nós e fez isso.. me poupe, isso é coisa se criança mesmo. Pode ser que alguem goste disso aí que ele chama de Tweak é que tem a cara de pau de pagar por isso.. não vou nem questionar a ideia-base plagiada.. o fundamento é bom, mas cara, demora para abrir, pra fechar, resumindo, uma bosta 😀

      • Alexandre Telles

        CARALHO GUSTAVO… TE AMO MANO… vc falo td oq eu penso… adoro quando nego fala oq eu penso mas não consigo dizer de uma forma NÃO IGNORANTE *grosseira*…

      • Dico42

        Aqui não demorou para abrir ou fechar, em que aparelho você testou o aplicativo?

        E de onde a ideia foi plagiada?

        Estou sentindo que você está com um pouco de inveja… 😛

        • Ah não, Dico, você babando ovo?! Vamos aos problemas. Estou usando um IPHONE 4, quando se fecha um aplicativo percebe-se o simples desaparecimento da pagina, justificada pelo simples uso da linguagem Rubby/c. Quando se esta com um app aberto e se passa para outro, o tweak força a ida para a springboard para depois abrir o app desejado, mais um exemplo de baixo desenvolvimento. Quando se fecha todas as janelas, a tela preta lhe requer aperta o home b. para quitar o tweak. Quanto a instalação, eu comprei e não percebi nenhum menu ou app para ele, apenas uma função a mais no Activator. Quanto ao plagio, eu acompanhai o desenvolvimento do tweak, e posso quase afirmar que esse "garoto" pegou os códigos do tweak Multi Flow (que até onde eu saiba moveu um processo por conta desse tweak), que em questão de funcionalidade e acabamento é mil vezes melhor que isso aí. Então, Dico, se você abrisse os olhos para os detalhes do tweak analisado perceberiam muitos mais defeitos que estou com preguiça de citar agora 😉

          • Dico42

            O desaparecimento da pagina é uma coisa que o pH disse estar trabalhando para a próxima versão uma animação de fechamento para cada aplicativo 🙂
            Não vejo a necessidade de apertar o home button (ou o botão de volume) para sair do tweak um problema, assim como o fato de não haver menus de configurações para o aplicativo. Quanto mais simples melhor.

            Quanto ao multiflow, não foi isso que aconteceu. Antes do PhySwitch o pH estava trabalhando em transformar o conceito de Exposé no iPhone em realidade (tweak que eu tive a oportunidade de ver ao vivo em funcionamento e estava rodando muito bem), mas o desenvolvedor responsável pelo multiflow ameaçou um processo por causa da UI, não do código.
            Obviamente o processo não iria dar em nada, até porque a UI não era originalmente dele e sim da Apple, mas o pH resolveu acatar o pedido para evitar problemas. Então esse tweak foi adaptado para originar o PhySwitch. Pelo menos foi isso que eu entendi pelos twits dele.
            Abraços

      • Dico42

        Além do mais, por que o uso de aspas em tweak e garoto? Independente da sua opinião sobre ambos, o PhySwitch continua sendo um tweak, e o Pedro, um garoto…

        • Mais justificativas: como meu WP para iPhone não possui o Itálico, recorro as aspas para escrever a palavra estrangeira, mas só quando estou com paciência. Quanto ao garoto, considero o PH um adolescente, mas como a media insiste em chama-lo assim, quem sou eu para mudar esse conceito? 🙂 ficou bem explicadinho, Dico?

          • E para complementar, não tenho problema algum com esse cara, acho ótimo que ele fique horas na frente do computador programando, o que me irrita é a sua atitude para quanto sua auto-promoção. Não é questão de inveja ou babação de ovo, caro Dico, já que QUALQUER UM desse blog, se abdicasse da sua vida social e outras coisas mas que nos prendemos, pegássemos um iMac e passássemos madrugadas afim para aprender o básico de programação, atingiríamos, com qualquer idade, o que ele faz 🙂

    • correção: não é um app, é um tweak, e como você sabe que é bom, Hilal?

      • viu? falei demais, daqui a pouco começam as retaliações ;D

      • Hilal Khaled

        Eu testei ele no meu iPhone

  • Rub3009

    Quando eu li sobre o que se tratava o post, já fiquei interessado. Mas quando eu vi que foi feito por um brasileiro e de 14 anos me empolguei e acabei lendo todo o post mesmo depois saber que o tweak seria pago! Parabens Pedro, o seu tweak é muito foda!! Esse será meu primeiro -e talvez unico- aplicativo pago, esse garoto merece nosso incentivo!

    Sucesso, você merece!

  • Não vou falar mal do tweak, até porque não tenho conhecimentos para fazer um e melhor que esse, pelo menos por enquanto. Mas acho bem desnecessário a instalação dele. Qualquer opção oferecida por ele é possível usando só o SBSettings (que é bem mais simples, prático e rápido) e configurando o Activator.