Press "Enter" to skip to content

Resenha: PhySwitch

Vocês provavelmente já conhecem o Pedro Franceschi: Desenvolvedor carioca de 14 anos responsável por projetos como o TouchToTweet e pelo iBlogeek, um dos maiores blogs sobre iPhone no início do jailbreak.

O último projeto dele se chama PhySwitch, e é uma alternativa ao modo como a Apple apresenta os aplicativos rodando em background, juntando-se aos já consagrados Kirikae, Multifl0w e ProSwitcher.

No vídeo abaixo, o próprio Pedro demonstra como funciona o aplicativo:

Junto do aplicativo, é instalado um tweak do Cydia chamado Activator: Por meio dele você pode definir por onde o PhySwitch será aberto. São aproximadamente 20 opções, contando com duplo toque no botão Home ou apertar e segurar o botão de volume. É inclusive pelos botões de volume que se dá a forma de navegação primária do tweak, apesar de também ser possível trocar de aplicativos por meio de gestos.

Tive a oportunidade de testar o aplicativo graças a uma cópia cedida pelo Pedro (obrigado!) e ele roda muito bem, sem travamentos no iPhone 4. De acordo com o Pedro, o aplicativo funciona também em iPhones 3G e 3GS e iPods Touch 2G, 3G e 4G. Para os curiosos, minha forma de ativação preferida foi segurar o botão de volume “-“por alguns segundos 🙂

Além de oferecer uma interace alternativa para a multitarefa, o programa acaba também com um problema muito comum em usuários iniciantes e avançados do iOS: A dúvida de quais dos programas na multitasking bar estão abertos quando o Phone começa a apresentar lentidão. O que acontece que a multitasking bar do iOS mostra apenas os últimos aplicativos abertos, não fazendo distinção entre os que estão ou não rodando. O PhySwitch, por outro lado, mostra apenas os aplicativos que estão efetivamente rodando, tornando-o um efeciente gerenciador de tarefas.

O íncrivel é notar que todo o projeto foi feito em apenas uma semana. Espero que o exemplo do Pedro sirva como motivação para os desenvolvedores do Brasil, até mesmo para mostrar que seu programa não precisa estar na App Store para fazer sucesso. Nas primeiras 20 horas online, o tweak teve mais de 200 compras e foi parar em diversos blogs internacionais, entre eles o iPhoneItalia.

Para comprar o PhySwitch, basta pesquisar o nome do programa no Cydia. Ele está dispnível na source BigBoss, adicionada automaticamente assim que você instala o Cydia, por apenas U$1,99 e funciona em qualquer modelo de iPhone ou iPod Touch com iOS 4.0 ou superior. NÃO funciona no iPad ainda.

Importante: Após a instalação do tweak, reinicie o iPhone ou iPod Touch para evitar instabilidades.

Abraços e comentem 🙂