Press "Enter" to skip to content

Resenha: Dragon Dictation, um aplicativo gratuito muito interessante

Você provavelmente já ouviu falar da Siri, um recurso exclusivo para o iPhone 4S. Ela é a assistente pessoal que você tem no iPhone 4, e um dos recursos que ela adiciona é um ícone a mais no teclado, que possibilita que você dite alguma coisa para seu iPhone e sua fala seja transformada em texto automaticamente. O recurso funciona muito bem, mas é exclusivo para o idioma inglês e para o iPhone 4S. Hoje, apresentarei à vocês o Dragon Dictation, um aplicativo similar e melhor ainda para nós, brasileiros.

Funciona da seguinte maneira: você abre o aplicativo, aperta o botão de começar a falar, no centro dele, e dita o que você quiser para o seu gadget. A única coisa que você precisa é ter uma conexão com a internet ativa, pois o que você fala é enviado aos servidores da desenvolvedora do Dragon Dictation em tempo real, e é assim que o que você fala é transformado em texto em pouquíssimos segundos.

Confira abaixo três testes consecutivos que realizei com o aplicativo.

Primeiro teste:

Falei a seguinte frase: “O reconhecimento de voz do aplicativo é ótimo, no entanto, às vezes ele apresenta algumas pequenas falhas”.

Tirando a excessão das vírgulas, que o aplicativo nunca adiciona, ele reconheceu o que eu falei quase perfeitamente, apenas comeu o primeiro “o” do começo da frase. Ainda assim, aprovado no primeiro teste!

Segundo teste:

Falei a seguinte frase: “Estou ditando para o Dragon Dictation agora com o objetivo de testar seu potencial de reconhecimento de fala.”. O aplicativo respondeu da seguinte maneira:

Quase! A palavra reconhecimento foi trocada pela palavra crescimento. O erro foi mínimo, ainda assim, e o aplicativo se saiu bem com o resto da frase.

Terceiro teste:

Neste teste, falei o que percebi e o que realmente é verdade: “O grande segredo é falar pausadamente, assim o aplicativo funciona melhor”. Como resposta, o aplicativo deu exatamente o que eu falei:

Os idiomas suportados pelo aplicativo são: Português, Chinês, Dinamarquês, Holandês, Inglês, Finlandês, Francês, Alemão, Hungarian, Italiano, Japonês, Coreano, Norueguês, Polonês, Russa, Espanhol e Sueco.

Gravei também um pequeno vídeo com o objetivo de testar se o Dragon Dictation reconhecia bem o que eu falava, também gravei um vídeo e upei no canal do YouTube do Blog. O resultado foi aceitável, apesar de algumas palavras trocadas, eu estava um pouco longe do microfone do iPhone estar segurando um apoio para filmar, mas ainda assim foram poucas as palavras trocadas, e o reconhecimento em português foi muito bom. Confira você mesmo logo abaixo:

Conclusão:

Apesar do Dragon Dictation muitas vezes trocar algumas palavras nos testes em que eu realizei, isso é inevitável, e ainda assim, de maneira geral, o aplicativo funciona muito bem. Tendo em vista que se trata de um aplicativo gratuito, ele é excelente, e vale a pena testar, já que você não tem nada a perder.

Não tente comparar este aplicativo com o Siri, já que o Siri faz tudo para você de maneira rápida e revolucionária, ele te entende e realiza tarefas para você. Já o Dragon Dictation é um pouco diferente, ele apenas permite que você dite algo para ele, não realizando tarefas com base no que você ditou. Ainda assim, já é um ótimo trabalho, principalmente por funcionar também no português.

O aplicativo está disponível gratuitamente na App Store. Baixe-o agora mesmo gratuitamente clicando aqui. O interessante é que ele está disponível na App Store brasileira também, e além de tudo, é compatível com o iPhone, iPod touch e iPad (possui uma versão otimizada para o iPad).