Press "Enter" to skip to content

Reconhecimento de impressões digitais pode ser recurso do próximo iPhone

Até então, nunca comentamos muito sobre possibilidades de inovações no hardware do novo iPhone; deixamos comentários sempre muito restritos ao seu sistema operacional. Analistas já divulgaram que o iPhone 5S terá uma “função matadora”. Claro que terá; todo iPhone tem uma função matadora que justifica o upgrade de uma geração anterior para a mais nova sensação de verão do momento.

iphone-fingerprint

O Business Insider lançou uma matéria baseada nos comentários do analista Brian White. “Acreditamos que a tecnologia de identificação por impressão digital será parte do iPhone 5S e é provável que este seja o recurso mais usado para promover o iPhone 5S, de maneira similar à o que a Siri representou na ocasião do lançamento do iPhone 4S”. O calendário da Apple está, até então, bastante previsível: os lançamentos sempre se alternam entre um novo design em um ano e um mesmo design no ano seguinte, mas com novidades internas bem interessantes – gravação de vídeo no iPhone 3GS e Siri no iPhone 4S.

Levando em consideração que a Apple comprou a AuthenTec, uma empresa que tem tecnologias que permitem a identificação por impressões digitais, é possível que tenhamos este recurso no próximo iPhone: desbloquear o iPhone sem a necessidade de digitar uma senha, mas sim deixando-o reconhecer sua impressão digital, seria incrível. Por outro lado, acho que este é um recurso que está, dentro do mundo dos smartphones, muitos anos à frente de 2013, tanto que nenhum celular reconhece impressões digitais até o momento. Veja bem: é verdade que Apple é uma empresa inovadora que faz a mágica de colocar um hardware super potente dentro de uma carcaça super leve e fina que chamamos de iPhone, mas ultimamente a empresa está apenas atendendo demandas de mercado e inovando pouco em recursos. Espero, de verdade, que isso mude logo.

Atualização às 12:48: O Motorola ATRIX já tem o recurso “fingerprint scanner”. Bem lembrado, Philip. Obrigado pelo comentário. 😉