Press "Enter" to skip to content

RAWR! Mac OS X Lion é lançado pela Apple (Atualizado)

Muitos esperavam por este dia, aliás, quem não espera por uma nova versão do Mac OS X? A Apple acaba de liberar o Mac OS X Lion para comprar por apenas 30 dólares, e quem quiser, basta apenas ter um Mac OS X Snow Leopard na versão 10.6.6, com a Mac App Store e a grana para gastar. Mas, pera… Como assim Mac App Store?! É, dessa vez a Apple decidiu fazer algo diferente sem mídias de CD, USB, nada similar, tudo pela App Store. Que venha o Lion!

Mac OS X Lion na Mac App Store

A instalação é bem curiosa desta vez. Do que estamos acostumados comprar nosso Mac OS X e ter um CD em mãos, já não existe mais. Para instalar, como todos suspeitaram desde o princípio da criação dele, você tem de ter uma conta na Mac App Store (com 30 dólares para gastar também) e um Mac OS X Snow Leopard 10.6.6. Você vai comprar, e ele vai baixar (3.49GB), e depois, o processo de instalação guiado e bem simples da Apple se inicia. Não tem mistérios para instalar, pois na versão de testes (GM), achei bem fácil.

Muitos vão me perguntar o que há de novo no sistema, e há diferenças gritantes. A Apple decidiu fazer uma modificada geral nele, ou seja, ela mudou muita coisa que até o estilo “Aqua” (daquelas barras azuis) foram mudadas, e os botões para fechar, expandir e minimizar também foram mudados (pequenas mudanças), e também, tem um toque de design do iOS no sistema. Há a inclusão de funções, como o “Mission Control“, que você pode controlar tudo que está fazendo, e com isto, pode estar mudando de apps e ambientes de trabalho (que até o nome diz “Controle da Missão”). Também há o “Lauchpad“, que faz um acesso rápidos aos apps como se fosse a springboard do iOS. Pode-se usar apps em tela cheia também, e outras novidades que já foram anunciadas há um bom tempo.

Como eu disse, para instalar, é necessário ter o Mac OS X Snow Leopard 10.6.6 e superiores. Custa 30 dólares, e deve baixar um arquivo de 3,49GB para que se faça a instalação, e além disso tudo, tem que adquirir pela Mac App Store. Ah! Um aviso para quem usa o GM do Mac OS X Lion: só se pode instalar a versão final do Mac OS X Lion se você tiver no Mac OS X Snow Leopard, ou seja, tem que sair da GM e por o Snow Leopard 10.6.6. A dica foi do nosso amigo Rafael Marques.

 

Atualização 11:00: Como o leitor Bigola deu a dica nos comentários, quem comprou o seu Mac entre 6 de junho e 20 de julho de 2011, ou que tenha comprado a partir de 21 de julho que não venha com Mac OS X Lion, pode pedir uma atualização gratuita pelo “Programa de Atualização do OS X Lion“, que pode obter informações neste link e pedir por aqui. Quem comprou o Mac antes do dia 20, tem até dia 19 de agosto de 2011 (1 mês) para pedir a atualização gratuita, caso contrário, não obterá a atualização do programa, e quem comprou após o dia 21 de julho de 2011, tem 30 dias para pedir a atualização gratuita desde o dia da compra.

 

Atualização 11:15: Como indica nosso amigo Rodrigo Viana (do iPod School também), a Apple vai lançar um pen drive por 70 dólares para instalar o Mac OS X Lion.