iPod School

Que tal navegar na web com um Mac de 27 anos?

Otavio RicciottiOtavio Ricciotti

156861-1280

Um hacker chamado Jeff Keacher realizou um grande feito: conseguiu fazer com que um antigo Mac Plus consiga surfar pela internet.

O modelo do Mac possui CPU de 8 Mhz, 4 MB de memória RAM, 50 MB de espaço em disco e uma tela monocromatica de 512 x 342 pixels. Jeff necessitou de um navegador, de uma conexão TCP/IP compatível e de um pouco de gambiarra para conectar o dispositivo em sua rede doméstica.

O navegador foi a parte mais fácil. O MacWeb 2.0 é antigo o suficiente para rodar no Mac Plus e novo o suficiente para renderizar HTML e interpretar HTTP.

Conectar-se a internet foi a parte mais difícil. Plugar o Mac na rede necessitou de um Raspberry Pi e muitos dos mais velhos adaptadores. Na área de software, Keacher utilizou o MacTCP para comunicar-se com o MacPPP, o MacPPP para comunicar-se com o SLiRP, e o SLiRP para usar uma conexão Ethernet.

Infelizmente, o MacWeb não possui suporte a hostnames, HTTPS, cookies e CSS. Um amigo de Jeff – chamado Tyler – resolveu o problema utilizando um proxy beaseado em Python, Requests, Flask e Beautiful Soup.

Embora a navegação não seja a das mais rápidas (é incrivelmente lenta), é possível surfar na internet em um Mac de 27 anos de idade.

Assista o vídeo e veja como funciona:

Veja algumas screenshots e observe como era a interface do Mac Plus:

156852

156855

156858

Achou incrível? Deixe sua opinião nos comentários! Aproveite e curta nossa página no Facebook.

Mac