iPod School

Qual é a verdadeira velocidade do processador do iPhone 4?

Alex CazarotiAlex Cazaroti

Todos sabem que o iPhone 4 utiliza o Processador A4, o mesmo utilizado no iPad. Quando o iPad foi divulgado, a Apple afirmou que esse processdar era de 1Ghz. Porém com o lançamento do iPhone 4, a verdadeira velocidade nunca foi confirmada realmente. Diversos testes mostravam que o iPhone 4 era mais lento que o iPad, porém a comparação não era justa, pois o iPhone estava com o iOS 4 e o iPad com o iOS 3.2. Muitos sites chegaram a dizer que o processador possuía apenas 800Mhz de velocidade.

Apesar destas suposições, é errado afirmar que o processador não seja de 1Ghz, devido aos seguintes fatores:

1 – Logo após o lançamento do iPhone 3GS, o Google lançou o Nexus One, que apesar das vendas fracas, tinha como objetivo estabelecer um novo padrão de hardware para os smartphones, tanto que todos os smartphones top de linha de hoje possuem um processador de 1Ghz e 512MB de memória RAM.

2 – O iPhone 3GS possui um processador de 600Mhz e a tela tem resolução de 480×320, com 163 pixels por polegada, enquanto o iPhone 4 dobra todos esses valores, tendo uma resolução de 960×640, com 326 pixels por polegada. Um processador com apenas 800Mhz não teria o mesmo desempenho oferecido pelo iPhone 4 com um processador real e 1Ghz, pois você executa qualquer tarefa rapidamente, sem lags, e principalmente os game rodam mais rápidos e com gráficos mais bonitos em relação ao 3GS.

3 – Diversos testes de benchmark mostraram que o desempenho de um iPhone 4 e de um iPod touch 4g não variam muito, mesmo o primeiro tendo o dobro de memória RAM. Mais memória RAM contribui para a multitarefa, permitindo que se abra mais aplicativos sem perda de desempenho.

4 – Como o iPhone é lançado somente uma vez por ano, não faz sentido a Apple lançar um aparelho com hardware inferior aos padrões já estabelecidos, tendo que esperar mais um ano para melhorá-lo.

Veja o vídeo abaixo comparando o iPhone 3G/3GS/4 e iPod touch 2g/3g4g:

Como se pode observar, o desempenho do iPhone 4 e iPod touch 4g é quase igual, mesmo o iPhone 4 tendo 512MB de memória RAM e o iPod touch 4g apenas 256MB. Além disso, se comparar o resultado do iPhone 4 com o 3GS, dá pra ver que houve um aumento de 35% no desempenho. É aí que se encontra o erro:

iPhone 3GS – 600Mhz + 35% =  810Mhz.

Porém o que muitos esquecem é da Tela Retina com o dobro da resolução, que exige mais processador, por isso, quando se realiza estes testes de benchmark, não consegue se ver a verdadeira potência do processador A4. Não importa a tarefa realizada no iPhone, é feita sempre com o dobro da resolução, e mesmo assim ainda é feita mais rapidamente. Portanto podemos concluir que a velocidade do processador do iPhone 4 é de 1Ghz sim!

Ex-autor do iPod School

  • Pingback: Teste de desempenho: iPhone 4 vs iPad | iPhone Universo()