Press "Enter" to skip to content

Programação em Mac OS.

Olá pessoal, me chamo Rafael F Marques, este é meu 1º post aqui no iPod School, nele falarei de um “problema” (assim pensava) que encontrei logo ao adquirir um Mac: ”Quais as ferramentas gratuitas de programção que poderei usar no Mac OS?”

Então resolvi fazer este post para ajudar os novos programadores adptos ao Mac OS assim como eu. =)

Vejamos:

1- NetBeans IDE 6.9.1

Plataforma IDE de Código fonte aberto, que permite aos desenvolvedores criar rapidamente aplicativos web,empresariais,móveis e de área de trabalho utilizando plataformas Java,JavaFX,PHP,JavaScript,Ajax,Ruby,Groovy, C e C++.


Bom para usufruirmos de algumas linguagens tais como C, Objective-C e C++, precisamos de um compilador chamado GCC, ele está no CD/DVD de instalação do Mac OS X. Mais especificamente no pacote Xcode Tools.

Linguagens dinâmicas como Php, Java, JavaScript, JavaFX, Ruby e Groovy precisaremos do pacote Java SE.

Como podemos ver o NetBeans é quase completo dando suporte as principais linguagens de programação, ele possui também uma integração com banco de dados MySQL e PostgreSQL, o banco de dados do Java vem no pacote Java SE, pode-se também registrar outro driver JDBC no IDE de modo que podemos anexar praticamente qualquer banco de dados que ofereça um driver JDBC.

2MySQL

É um sistema cliente/servidor que consiste de um servidor SQL multitarefa que suporta acessos diferentes, diversos programas clientes e bibliotecas, ferramentas administrativas e diversas interfaces de programação (API’s). Também possui uma biblioteca multitarefa que você pode ligar à sua aplicação para chegar a um produto mais rápido, menor e mais facilmente gerenciável.


3- QcaD

É um software livre na área de CAD, ele gera e reconhece os arquivos com a extensão .DXF um padrão de intercâmbio dos softwares de cad, desenvolvido inicialmente para o AutoCAD da Autodesk, e se torna uma espécie de padrão, comum a todos os softwares da área.

Servidores Apache,Php e MySQL

4-) MAMP ( Macintosh, Apache, Mysql e Php.)

o MAMP cria servidores virtuais no seu sistema para testar e aplicar bancos de dados em seus projetos.Basta rodá-lo que ele mesmo ativa os servidores Apache e MySQL ! Basta digitar “http://localhost:8888/Exemplo.php” no navegador que você está trabalhando e ve Imagem do se está criando.

Bom Pessoal isto é tudo, logo farei um post completo com instalação e configuração dos mesmos.

Abraços! Espero que gostem 🙂

Tente mover o Mundo; O primeiro passo será mover a si mesmo.

Platão.