iPod School

Programação em Mac OS.

Rafael F MarquesRafael F Marques

Olá pessoal, me chamo Rafael F Marques, este é meu 1º post aqui no iPod School, nele falarei de um “problema” (assim pensava) que encontrei logo ao adquirir um Mac: ”Quais as ferramentas gratuitas de programção que poderei usar no Mac OS?”

Então resolvi fazer este post para ajudar os novos programadores adptos ao Mac OS assim como eu. =)

Vejamos:

1- NetBeans IDE 6.9.1

Plataforma IDE de Código fonte aberto, que permite aos desenvolvedores criar rapidamente aplicativos web,empresariais,móveis e de área de trabalho utilizando plataformas Java,JavaFX,PHP,JavaScript,Ajax,Ruby,Groovy, C e C++.


Bom para usufruirmos de algumas linguagens tais como C, Objective-C e C++, precisamos de um compilador chamado GCC, ele está no CD/DVD de instalação do Mac OS X. Mais especificamente no pacote Xcode Tools.

Linguagens dinâmicas como Php, Java, JavaScript, JavaFX, Ruby e Groovy precisaremos do pacote Java SE.

Como podemos ver o NetBeans é quase completo dando suporte as principais linguagens de programação, ele possui também uma integração com banco de dados MySQL e PostgreSQL, o banco de dados do Java vem no pacote Java SE, pode-se também registrar outro driver JDBC no IDE de modo que podemos anexar praticamente qualquer banco de dados que ofereça um driver JDBC.

2MySQL

É um sistema cliente/servidor que consiste de um servidor SQL multitarefa que suporta acessos diferentes, diversos programas clientes e bibliotecas, ferramentas administrativas e diversas interfaces de programação (API’s). Também possui uma biblioteca multitarefa que você pode ligar à sua aplicação para chegar a um produto mais rápido, menor e mais facilmente gerenciável.


3- QcaD

É um software livre na área de CAD, ele gera e reconhece os arquivos com a extensão .DXF um padrão de intercâmbio dos softwares de cad, desenvolvido inicialmente para o AutoCAD da Autodesk, e se torna uma espécie de padrão, comum a todos os softwares da área.

Servidores Apache,Php e MySQL

4-) MAMP ( Macintosh, Apache, Mysql e Php.)

o MAMP cria servidores virtuais no seu sistema para testar e aplicar bancos de dados em seus projetos.Basta rodá-lo que ele mesmo ativa os servidores Apache e MySQL ! Basta digitar “http://localhost:8888/Exemplo.php” no navegador que você está trabalhando e ve Imagem do se está criando.

Bom Pessoal isto é tudo, logo farei um post completo com instalação e configuração dos mesmos.

Abraços! Espero que gostem 🙂

Tente mover o Mundo; O primeiro passo será mover a si mesmo.

Platão.

24anos, estudante de Ciência da Computação/Cisco CCNA & CCNP. Apaixonei-me pelo mundo Apple ao ler sobre Steve Jobs sem ter algum contato com seus produtos. Meus lindos iGadgets são: iPod touch 2ªGeração, Macbook White (2010), iPod 30gb 5ª Geração, iWatch Silver 8Gb e iPad 3G 64gb. Séries, games e filmes estão no topo dos meus hobbies. Siga-me no Twitter em: @R_Friederichs. Meu Skype é: Srcalliux.

  • Norton

    Seja bem vindo! Nessa área eu não manjo muito (na verdade nada, hehe), mas parece ser um post bem completo e explicativo. Parabéns!

  • Obrigado Norton! Seus post´s são realmente bons! Aliás todos os Autores do iPod School estão de parabéns! 🙂

  • Mateus Fernandes

    muuito bom, to muito afim de aprender programação pra mac e pra ios, bem vindo ai cara

    • Valeu Mateus! este post é pra programação em geral, mas existem SDK´s q auxiliam muito bem na criação de programas para IOS como o WIPA e o SDK disponibilizado pela apple desde 2007. 🙂

  • Ricardo

    Eu tambem nao entendo muito desse assunto, mas parabens pelo seu 1° post no iPod School, e q seja o primeiro de muitos!

  • victor

    Boa noite a todos! Eu comecei a faculdade de sistemas de informação agora, fui logo comprando um mac, pois sempre ouvi dizer boas coisas sobre o mac, mas infelizmente nao obtive sucesso e fiquei um pouco desanimado porque nao consigo trabalhar com a linguagem pascal nele. Instalei o free pascal que funciona dentro do xcode, porem nem todos os comandos funcionam. Ai vem a tristeza, tive que instalar o parallel desktop para instalar o pascazim e ficar de boa( uma coisa chata é ter um macbook pro 2.66 e ainda ter que ver a cara do windows).

    • Então Victor esse post foi feito com as linguagens mais conhecidas/usadas, tive o mesmo problema que vc com pascal por isso não o citei, mas logo farei uma parte 2 dessas ferramentas.

  • Francisco

    Faltou só o Espresso, um dos melhores aplicativos de programação em PHP, CSS e outras linguagens para a web. O programa em si é lindo, e suas ferramentas ajudam demais na hora de escrever algum código… Na próxima vez lembrem-se dele!

    • Verdade Espresso é muito bom mesmo, mas ele é pago 🙁 , mas valeu pela dica!

      • Francisco

        Não me toquei. Acho que eu tenho uma versão Trial e nem sabia.. E ele é bem caro também. R$140…

  • Vejjeta

    Opa valeu. O xcode jah ta instalado aqui. Desenvolvedor em treinamento rsrsrsrs

  • Kayky

    A pow! Tem muito mais ferramentas! Outra bem melhor que a MAMP é o XAMPP Control. Tem o Eclipse também! O CODA… A porcaria do Dreamweaver efim… sem falar das prórprias ferramentas da Apple.

  • iMark

    Seja bem vindo Rafael 😉 .

    Abraços

  • Bruno

    Parabéns pelo post Rafael! Muito bem escrito e estruturado! Eu relamente tava pensando em aprender a programar, mas quando fui procurar saber sobre o assunto me decepcionei com o Mac OS. Pensei que ia terminar tendo que usar o Windows. Vlw mesmo pela dica!

  • Paulo

    Muito bom post!!
    Queria aproveitar e pedir uma ajuda/dicas, estou querendo fazer um curso de Mac OS…
    Estou pesquisando algumas escolas mas ainda não sei…
    Gostei da grade do curso de Mac OS da Impacta, alguém conhece sabe se é bom??
    Curso Mac OS
    Abraço

  • Caio

    Gosta da interface Qt para Mac OS?