iPod School

Possível novidade do iOS 8: reconhecimento de músicas “Shazam” nativo

André BazagliaAndré Bazaglia
shazam-app-iphone

De acordo com um rumor que começou a circular na web ontem, a Apple e a Shazam estão desenvolvendo uma solução de reconhecimento de músicas, que seria aplicativo nativamente no iOS 8. A Shazam é a desenvolvedora de um aplicativo pra iOS (que coincidentemente leva o nome da empresa e também chama “Shazam”). Ele é reconhecido por ser um dos melhores da categoria, com um app que traz uma biblioteca de músicas reconhecíveis enorme e um algoritmo de reconhecimento bem desenvolvido. Além de identificar músicas, ele também exibe letras/capa/link para o iTunes em tempo real. Integrar o recurso nativamente seria, para a Apple, uma boa jogada para induzir usuários a comprarem na iTunes Store, inclusive.

É interessante ver um sistema operacional ganhar nos detalhes e recursos, sem que isso o torne inchado e difícil de usar. A Apple sabe muito bem como organizar seu sistema, e tal opção explorada no post, quando integrada com o aplicativo nativo de músicas, certamente agradará bastantes usuários — me incluo na lista.

Imagine a possibilidade de abrir a Siri no momento em que uma música está tocando no ambiente e receber a resposta para: “Que música é essa?”. Se tudo der certo, a situação se tornará realidade.

[via MacRumors].

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.