iPod School

Porque o iPad não precisa de uma Tela Retina? – Parte 1

Alex CazarotiAlex Cazaroti

A principal dúvida em relação a nova versão do iPad é sobre a sua tela. Alguns afirmam que terá a mesma resolução, outro dizem que terá uma densidade de pixels maior, enquanto outros se atrevem a dizer que a resolução dobrará. Mas você realmente precisa de tantos pixels assim?



Resolução exagerada
Aumentar a resolução um pouco tornaria todos os apps disponíveis para o iPad incompatíveis, exigindo uma readaptação. Caso a resolução seja dobrada, os apps funcionaram igualmente nesta nova tela, porém terão um aspecto de baixa qualidade de imagem e totalmente pixelados. Porém isso vai exigir um processador muito potente, e também haverá um aumento no consumo da bateria. Vai ser difícil a Apple conseguir manter a autonomia de 10 horas, um dos pontos fortes do iPad. E cá entre nós, uma resolução de 2048X1576 é algo absurdo para uma tela de 10 polegadas. Eu possuo um monitor LCD de 17 polegadas com uma resolução de 1440X900 e vejo textos e fotos com uma nitidez excelente. Isso seria um exagero para o iPad. Para ser ter uma idéia, uma TV Full HD possui resolução de “apenas” 1920X1080.

O mito do DPI
Muitos falam em aumentar o DPI (pontos por polegada) ou PPI (pixels por polegada), porém esquecem que isso serve apenas como medida de como as fotos serão impressas, e isso não muda em nada a qualidade de imagens e textos vistos na tela do seu iPad ou monitor. Para se ter uma idéia, ao usar o Corel Draw para criar desenhos, não houve diferença de qualidade entre a mesma imagem com a mesma resolução, mesmo com o DPI’s diferentes. Por isso se a Apple aumentar apenas o DPI da tela, não se iludam ao achar que ela é melhor. Veja aqui mais sobre o mito do DPI.

E você caro leitor, o que pensa a respeito? Não deixem de conferir a segunda parte deste post.

Ex-autor do iPod School

  • Alex

    Exatamente por isso que decidi escrever esse artigo.

  • Lucas__16

    Uma resolução de 2048X1576. Se fosse assim o iPad já poderia ser usada como TV.br /kkkkkkkkkkkk