iPod School

Porque não há câmera no iPod touch 3G, tirem suas conclusões

iMarkiMark

Fazer com que todos os boatos se concretizem, sinceramente acho que a maçã não faria. Afinal, a palavra já diz, boatos são especulações, apenas criam mais expectativa a cada evento que a Apple promove, atraindo assim mais atenção da mídia e do público em geral.

Mas, até agora fico me perguntando, porque não colocaram câmera no iPod touch?

Espaço interno limitado: comparando com o iPhone, o iPod touch é bem mais fino, consequentemente não há muito espaço vazio nele. Acho que não quiseram alterar o design atual dele. Pode ser que a Apple não tenha encontrado um componente que se encaixasse no modelo atual. Mas aí vem outra pergunta, como o iPod Nano ganhou uma câmera, se ele é bem menor? A resposta talvez esteja em uma câmera limitada tecnicamente.

Câmera limitada: a maçã poderia muito bem ter colocado no iPod touch, a mesma câmera que agora equipa o iPod Nano, e sem precisar reajustar seu valor para cima. Pois trata-se de uma câmera VGA superpequena e também muito barata. Mas ai tem um porém, talvez por tratar-se de uma câmera VGA, com uma resolução muito baixa, a Apple não quis implementá-lo no touch, afinal quem fosse comprar um iPod touch esperava encontrá-lo com uma câmera de alta qualidade, no minímo com a qualidade do iPhone 3GS.

Falhas técnicas: motivo de rumores de última hora: a firma de Cupertino estaria enfrentando problemas técnicos durante o processo de fabricação, por esta razão o iPod touch, equipado com câmera, teria suas entregas adiadas, até que o processo de fabricação se normalizasse. Mas se fosse esta a razão, a maçã teria anunciado o iPod touch com câmera e falado que  posteriormente chegaria as lojas, só que já anunciaram no evento o touch sem câmera,  já disponível nos Estados Unidos, o que nos leva a crer que eles já tem fabricado o novo iPod touch assim há um bom tempo, não aparentando mudanças de última hora.

Preços mais altos: a maçã queria vender um iPod touch a US$199 nos EUA, e continuar com os atuais valores, nos modelos mais modernos. Estas  respostas pegam melhor do que as dificuldades técnicas. Mas a versão de 8GB é igual a antiga, fabricada como sempre para manter aquele preço ¨baixo¨. Seria impossível colocar uma câmera nele sem que a Apple não alterasse o preço. E vejam que somente as versões de 32GB e 64GB tem o hardware mais poderoso. Só que acho difícil a maçã vender um modelo de  iPod touch com câmera e outro sem, tendo em vista que a Apple preza pela uniformidade de seus aparelhos e na simplificação deles.

Competindo com o Flip: a Apple já havia declarado que iria competir com o Flip, e que atualmente custa menos de US$150. E para vender o iPod touch nesta mesma faixa de valor é quase impossível, mantendo toda a conectividade atual disponível, Wi-Fi, GPS e 3G e tudo isso com uma tela touchscreen de 3,5 polegadas, fora a capacidade de processamento que o iPhone OS necessita. Talvez seja quase impossível sem afetar as margens de lucro. E é ai que surge o iPod Nano, o que simplifica as coisas para a Apple, taí uma explicação plausivel.

Concorrendo com o iPhone: Uma outra explicação, seria a concorrência indesejada entre os 2 gadgets da maçã. Compreensível pois basta colocar uma câmera no iPod Touch e pronto. O  iPhone perde mais uma funcionalidade para seu irmão sem telefone. A Apple estaria protegendo o mercado do iPhone, pois na teoria é possível colocar câmera no iPod touch.

A maçã está se acomodando? esta talvez seja a resposta mais racional, ela está se acomodando, subestimando a concorrência. E por que não falar gananciosa, são os melhores em todas as categorias nos EUA,  estão dominando o mercado e também sabem que os concorrentes estão só tentando alcançá-los. E o que fez a maçã, ao invés de lançarem um iPhone com muito mais recursos, esperado por todos, eles fizeram um upgrade na minha opinião normal, que foi o iPhone 3GS. E quase a mesma história com o iPod touch, ao invés de lançarem ele com a desejada câmera, uma certeza com que quase todos contavam, eles lançam um OS novo, hardware um pouco mais potente, mais memória.

Infelizmente é isto que acontece quando uma empresa é dona de um super conglomerado, enquanto as outras fabricantes fazem o que podem para tentar alcançar um smartphone fenomenal. A empresa fica devagar e desatenta, e não está reagindo a altura de seu nome, deixando de lançar gadgets inovadores.

Eu não espero que a firma de Cupertino transforme  todos os rumores em realidade. O que me irrita, é que eles não estão dando o melhor que a Apple tem, que sempre foi marcada pela inovação tecnólogica. Pode até ser que não seja do interesse deles lançar produtos inovadores a cada evento em que eles realizam, mas o fato de a terceira geração de iPod touch vir sem uma câmera, com certeza foi uma decepção para muitos usuários.

Muitos fan-boys podem até não concordar, alguns usuários mais fanáticos irão dizer que a Apple está indo até rápido demais. É pode até ser, mas parece que desta vez, eles deixaram o Porsche GT2 em casa, para poder usar o Mini Cooper, mas espero que seja apenas por pouco tempo.

Abraços

Via

Paulistano, mas cearense de coração. Pai de dois filhos, sendo um autista.

  • pauloexgame

    Excelente post! Parabéns

    • Marco

      @pauloexgame, muito obrigado pelos elogios, palavras assim nos incentiva a tentar postar matérias de melhor qualidade, abraços e até mais…

  • Kenji

    Perfeito, era minha conclusão é idêntica, afinal… abaixar o preço e colocar uma camera…

    meio que absurdo! 😛

  • Se tivesse camera, o povo comprava um iTouch 3G, colocava voip online e ninguem ia querer iPhone que agora o iTouch tambem tem controle de voz!!!

  • Italo

    Concordo que houveram poucas mudanças… no de 8gb nem teve =( E ainda prefiro a teoria da concorrência entre o iPhone, é a que faz mais sentido, ainda mais nos dias atuais. Além de que, uma câmera ia encarecer o produto, e a Apple quer baixar o preço de seus gadgets – e ainda concorrer com o Flip.
    Quanto a questão de espaço e câmera limitada… não creio q seja isso. Realmente, a resolução da camera num iPod touch tem que ser alta pra agradar… ai entra a questão do preço. Quando ao espaço, o Nano tem uma câmera. Isso resume tudo.
    Acho que uma teoria se liga na outra ^^

  • niggasmen

    Caras, a apple deveria fazer umas funcionalidade nos ipods igual a dos celulares nokia! vc nageva sem fechar telas! pq e mto ruim estar jogando e ter q parar para mudar de pasta!!!!

  • Caio

    Parabéns pelo Post e pelo Site.

    Também sou amante da Apple desde que comprei meu Itouch 8 GB fazem dois anos.
    Hoje possuo um Iphone 3GS e posso dizer que a evolução é grande! Tive um Iphone 3G e comparando com o 3GS, realmente este S faz toda a diferença.

    Falando um pouco da Apple e do novo Itouch, concordo com a seguinte opinião bem colocada por ti: “A Apple está protegendo o Iphone”. Se colocarem uma câmera no Itouch, as pessoas deixam de comprar o Iphone. Porque? Simples, a principal idéia do telefone é FALAR e OUVIR. Para isso basta um celular simples. Para as demais funções, o Itouch fará a mesma coisa do Iphone.

    Entendo essa jogada de marketing da Apple.

    Agora o que eu não concordo no post é dizer que a Apple está se acomodando. Muito pelo contrário, para quem conhece um pouco da história de Steve Jobs, esse gênio nunca ficou satisfeito em fazer coisas simples, por isso a maioria dos produtos Apple são extremamente inovadores. Porém, não pode se esperar que uma empresa inove a cada 6 meses. Sempre é necessário manter um Upgrade de aparelhos por um determinado tempo enquanto alguns especialistas estudam novas tecnologias.

    Novamente, parabéns a ti e ao site que administra

    Abraços

    • Obrigado amigo, nossa equipe toda fica muito feliz! 🙂

      Abraços.

  • Caio

    niggasmen,

    A Apple está estudando a questão da plataforma multitarefa, mas ainda não foi implementada pois o Sistema Operacional está ficando sobrecarregado, ainda não há um bom gerenciamento de memória no Iphone. Com exceção ao caso das músicas, que toca independente do que você fizer no aparelho.

    Em breve um desenvolvedor livre, diga-se de passagem, irá liberar um software que fará esta função.

    Testaremos e veremos se será útil.

    Abraços