Press "Enter" to skip to content

Porque não há câmera no iPod touch 3G, tirem suas conclusões

Fazer com que todos os boatos se concretizem, sinceramente acho que a maçã não faria. Afinal, a palavra já diz, boatos são especulações, apenas criam mais expectativa a cada evento que a Apple promove, atraindo assim mais atenção da mídia e do público em geral.

Mas, até agora fico me perguntando, porque não colocaram câmera no iPod touch?

Espaço interno limitado: comparando com o iPhone, o iPod touch é bem mais fino, consequentemente não há muito espaço vazio nele. Acho que não quiseram alterar o design atual dele. Pode ser que a Apple não tenha encontrado um componente que se encaixasse no modelo atual. Mas aí vem outra pergunta, como o iPod Nano ganhou uma câmera, se ele é bem menor? A resposta talvez esteja em uma câmera limitada tecnicamente.

Câmera limitada: a maçã poderia muito bem ter colocado no iPod touch, a mesma câmera que agora equipa o iPod Nano, e sem precisar reajustar seu valor para cima. Pois trata-se de uma câmera VGA superpequena e também muito barata. Mas ai tem um porém, talvez por tratar-se de uma câmera VGA, com uma resolução muito baixa, a Apple não quis implementá-lo no touch, afinal quem fosse comprar um iPod touch esperava encontrá-lo com uma câmera de alta qualidade, no minímo com a qualidade do iPhone 3GS.

Falhas técnicas: motivo de rumores de última hora: a firma de Cupertino estaria enfrentando problemas técnicos durante o processo de fabricação, por esta razão o iPod touch, equipado com câmera, teria suas entregas adiadas, até que o processo de fabricação se normalizasse. Mas se fosse esta a razão, a maçã teria anunciado o iPod touch com câmera e falado que  posteriormente chegaria as lojas, só que já anunciaram no evento o touch sem câmera,  já disponível nos Estados Unidos, o que nos leva a crer que eles já tem fabricado o novo iPod touch assim há um bom tempo, não aparentando mudanças de última hora.

Preços mais altos: a maçã queria vender um iPod touch a US$199 nos EUA, e continuar com os atuais valores, nos modelos mais modernos. Estas  respostas pegam melhor do que as dificuldades técnicas. Mas a versão de 8GB é igual a antiga, fabricada como sempre para manter aquele preço ¨baixo¨. Seria impossível colocar uma câmera nele sem que a Apple não alterasse o preço. E vejam que somente as versões de 32GB e 64GB tem o hardware mais poderoso. Só que acho difícil a maçã vender um modelo de  iPod touch com câmera e outro sem, tendo em vista que a Apple preza pela uniformidade de seus aparelhos e na simplificação deles.

Competindo com o Flip: a Apple já havia declarado que iria competir com o Flip, e que atualmente custa menos de US$150. E para vender o iPod touch nesta mesma faixa de valor é quase impossível, mantendo toda a conectividade atual disponível, Wi-Fi, GPS e 3G e tudo isso com uma tela touchscreen de 3,5 polegadas, fora a capacidade de processamento que o iPhone OS necessita. Talvez seja quase impossível sem afetar as margens de lucro. E é ai que surge o iPod Nano, o que simplifica as coisas para a Apple, taí uma explicação plausivel.

Concorrendo com o iPhone: Uma outra explicação, seria a concorrência indesejada entre os 2 gadgets da maçã. Compreensível pois basta colocar uma câmera no iPod Touch e pronto. O  iPhone perde mais uma funcionalidade para seu irmão sem telefone. A Apple estaria protegendo o mercado do iPhone, pois na teoria é possível colocar câmera no iPod touch.

A maçã está se acomodando? esta talvez seja a resposta mais racional, ela está se acomodando, subestimando a concorrência. E por que não falar gananciosa, são os melhores em todas as categorias nos EUA,  estão dominando o mercado e também sabem que os concorrentes estão só tentando alcançá-los. E o que fez a maçã, ao invés de lançarem um iPhone com muito mais recursos, esperado por todos, eles fizeram um upgrade na minha opinião normal, que foi o iPhone 3GS. E quase a mesma história com o iPod touch, ao invés de lançarem ele com a desejada câmera, uma certeza com que quase todos contavam, eles lançam um OS novo, hardware um pouco mais potente, mais memória.

Infelizmente é isto que acontece quando uma empresa é dona de um super conglomerado, enquanto as outras fabricantes fazem o que podem para tentar alcançar um smartphone fenomenal. A empresa fica devagar e desatenta, e não está reagindo a altura de seu nome, deixando de lançar gadgets inovadores.

Eu não espero que a firma de Cupertino transforme  todos os rumores em realidade. O que me irrita, é que eles não estão dando o melhor que a Apple tem, que sempre foi marcada pela inovação tecnólogica. Pode até ser que não seja do interesse deles lançar produtos inovadores a cada evento em que eles realizam, mas o fato de a terceira geração de iPod touch vir sem uma câmera, com certeza foi uma decepção para muitos usuários.

Muitos fan-boys podem até não concordar, alguns usuários mais fanáticos irão dizer que a Apple está indo até rápido demais. É pode até ser, mas parece que desta vez, eles deixaram o Porsche GT2 em casa, para poder usar o Mini Cooper, mas espero que seja apenas por pouco tempo.

Abraços

Via