Press "Enter" to skip to content

Por que o novo iPod touch não tem sensor de luz ambiente?

Para o proprietário de um smartphone, ajustar o brilho da tela do celular sempre que o ambiente é diferente é um grande incômodo. A era ‘pós-iPhone’ (como os geeks gostam de chamar a revolução no mercado tecnológico de smartphones depois da chegada do iPhone) trouxe como uma inspiração ao mercado o recurso de ajuste de brilho automático.

Não é novidade para os usuários do iPhone e iPods touch que, desde as primeiras gerações dos aparelhos, eles apresentam um sensor de luz ambiente que é muito bacana. Como a maioria das coisas que a Apple faz, este é um bom exemplo de recurso simples que muitas vezes passa despercebido, mas que colabora para uma experiência positiva do uso do produto final. O recurso, que já vem ativado no iOS por padrão, faz com que o brilho da tela seja ajustado de acordo com a luz do ambiente, proporcionando o brilho perfeito para cada ambiente diferente, automágicamente. Mas… espera um pouco. Cadê este recurso no iPod touch de quinta geração?

Chega a ser até um pouco estranho quando a Apple remove um recurso de um aparelho seu – ainda mais um recurso como este, que é inegavelmente muito útil. Phil Schiller, da Apple, em resposta ao questionamento de um consumidor, explica que o design que faz com que o iPod touch 5g seja muito fino não permite a implementação do sensor em questão. No entanto, com todos os avanços em hardware que ocorreram nos últimos tempos, particularmente acho que a decisão tomada pela Apple foi temporária, e nas próximas gerações do iPod touch o recurso aparecerá novamente. Ressalto também que nas últimas gerações do iPhone e do iPad (5 e 3, respectivamente) o sensor de luz ambiente ainda existe. Será que a Apple não o considera importante nos iPods? Se essa for a visão da empresa, você concorda?

via 9to5Mac