iPod School

Por que o iPad não carrega em alguns PC’s?

Rafael F MarquesRafael F Marques

Recentemente, encontrei um problema ao tentar carregar o iPad pela usb no Windows, tentei em 3 diferentes computadores (de casa, do Senac e do vizinho) e nada mudava: a mensagem de “Não Está Carregando” persistia.

Pensava que o problema seria no cabo que estou usando, um cabo de iPod touch 2G “relíquia“, mas logo descartei essa hipótese porque no Mac ele funciona (com a demora aproximadamente 8 horas pra chegar em 100%), então o problema não seria no cabo e sim no S.O. Portanto, resolvi fazer uma pequena pesquisa no Google, e descobri algumas peculiaridades.

Antigamente a Apple alegava a falta de USB 2.0 nas placas mães, (coisa que hoje acho muito difícil de acontecer) e sem ela seria impossível carregar o iPad no PC, pesquisando um pouco mais descobri que isso vai além de uma porta usb.

Algumas placa mães “antigas” não possuem uma “forcinha extra” que o iPad requer, visto que o próprio carregador do Gadget pede 10w para ser carregado, diferentemente do iPhone,iPod que usa 5w, o problema é que o Windows não sabe como informar isso aos Gadgets em destaque o iPad, já o Mac OS ou Apple OS consegue remeter essas informações ao dispositivo que o faz aceitar a carga.

Possuo um Mac e um Hp mini, fui obrigado a continuar com Windows por causa da faculdade, fiquei extremamente chateado com esse problema.

Mas, encontrei, uma solução que é a seguinte:

Programa criado pela Asus para suas placas mães, o ASUS AI CHARGER resolve a brecha deixada pelo Windows, o programa apenas informa à placa mãe que o gadget precisa de uma força extra (+5W) simples né? e ainda promete uma carga mais rápida,mesmo em outras placas mães de diferentes fabricantes (MSI,HP) o programa funciona perfeitamente.

Após a instalação o programa precisa reiniciar o Windows, e ao retorno do S.O você notará um novo ícone (  )  na barra de tarefas. Em seguida, basta conectar o iPad novamente na USB ;).

 

Obs.: O Programa não funciona no Mac com o BootCamp (estarei pesquisando sobre, se souber atualize-me por favor enviando um e-mail para [email protected])

 

via

24anos, estudante de Ciência da Computação/Cisco CCNA & CCNP. Apaixonei-me pelo mundo Apple ao ler sobre Steve Jobs sem ter algum contato com seus produtos. Meus lindos iGadgets são: iPod touch 2ªGeração, Macbook White (2010), iPod 30gb 5ª Geração, iWatch Silver 8Gb e iPad 3G 64gb. Séries, games e filmes estão no topo dos meus hobbies. Siga-me no Twitter em: @R_Friederichs. Meu Skype é: Srcalliux.

  • Nunca tive problema com nenhum produto da apple (será que é porque eu não tenho?), mas não custa nada os decendentes de IBM-PC dar um up nessas placa, ou pelos menos na BIOS, sei lá, pra permitir esse 5W a mais né!

    Tomara que as placa-mães de hoje em dia já tenham essa "forcinha-extra"!

    (Gostei do post! 😀 )

  • Joao cassiano

    Isso acontece no meu ipad tbm. Nunca testei em outros PC's

  • JanjaBoy

    Rafael, você fala: "Possuo um Mac e um Hp mini, fui obrigado a continuar com Windows por causa da faculdade, fiquei extremamente chateado com esse problema." você não tem que ficar com o HP por conta da faculdade.

    Você pode usar o BootCamp ou um virtualizador no Mac, não?

    • Tenho BootCamp no Mac funciona perfeitamente "que nem parece" Windows, mas não saio levando meu Mac para todo lado, é extremamente perigoso (Furtos,Assalto) e o hp mini tem uma mobilidade "melhor" e custa menos 😉

      • TiãoGavi&atil

        No que faz muito bem!! Andar com um produto Apple por aih é pedir pra ser roubado!!

  • Sioux

    ja uso esse programa da Asus a um bom tempo. Funciona muito bem e resolve o problema de carga do iPad. Ja testei em pelo menos 6 PCs diferentes.

  • Rodrigo

    Opa pessoal.. mudando de assunto quero fazer uma pergunta a vocês.

    Alguém ai preexeu o formulário da apple para atualização do OS X Lion gratuita e já recebeu o código? Já enviei meus dados há uns 15 dias e até agora não recebi o código para baixar a atualizar meu OS. Alguém ai ta passando por isso também?

    • Vinicius Covre

      Eu já preenchi e já recebi o promocode. Mesmo meu MacBook Pro sendo americano eu insisti e recebi o promocode normalmente, e hoje estou com o Lion no meu Mac.

      Mas tenha paciência que a Apple tem um prazo de 1 mês para enviar a licença gratuita.

      • Rodrigo

        Beleza Vinicius, valeu ai.. vou esperar mais um pouco mas tá complicado a ansiedade é grande!! hiuaeuhae

  • Ótimo post! Uma saída bem legal pro pessoal (:

    PS. Será que nosso maravilhoso adm vai terminar logo de editar nossa podcast de ontem para upar? ;9 Está extremamente hilária e com um conteúdo beeeeem legal! Vocês curtirão :9

    • Nosso maravilhoso adm é maravilhoso, claro que ele vai!

      • Ele deveria estar fazendo isso ao invés de ficar comentando HSUAHSUAHSUAHSUA

        E eu deveria estar trabalhando. Estamos quites (: kkkk

  • marcelo

    Rafael tenho esse problema qdo conecto meu ipad no mac mini;ja no macbook recarrega a bateria normal,entao o problema nao e do os; ja que tanto um qto o outro que possuo usam o os lion.

  • Julio Cesar

    Sobre a promessa de carregar mais rápido outros devices, não creio que seja verdade. Uso o adaptador de corrente do meu iPad (10w) no iPhone e nunca senti nenhuma diferença.

  • José Roberto

    eu uso o usb do iphone classic ''relíquia'' kkkk

  • Achei esse Post (Desnecessário) // Primeiramente ninguém, usa mais essas "Placas Mães Antigas", são antigas e para PC's Antigos….Hoje em dia ninguém mais precisa de outros programas, porque as Placas Mães são bem atualizadas!. E quem me garante que esse Programa da Asus, não trará um super aquecimento,ou coisa do tipo!?, ela deixa minha placa mãe mais forte, ou seja, poderá esquentar mais rápido e assim complicando a vida de quem tem Windows…// Não Gostei // =l

  • TiagpPisanelli

    Caro Clayton,

    A web é um ambiente democratico, as informações do post não lhe são úteis ? Ótimo !

    Porém, considerar o post desnecessário não seria arrogancia de sua parte ?

    O IS não é somente para o senhor. Existem outras pessoas habitando o mundo, o senhor sabia ?

    Os post aqui publicados são confiáveis e desprendidos de maldade.

    Seja mais humilde meu jovem.

  • Wilyman

    Uma maneira de contornar esse problema sem o programa da asus e usar um cabo USB de duas saídas comum em modem 3G antigo mas a entrada tem que ser fêmea para permitir a entrada do cabo do iPad, existem também algumas placas que customizam a eletrica da fonte permitindo alguns volts a mais no circuito USB e em outros componentes internos mas ai estamos degradando a placa Uma pergunta aos evoluídos recentemente veio uma atualização do cydia chamada activator gente gostaria de uma explicação pois gostaria de configurar vlw

  • Luã

    Nuinca tentei carregar um iPad aqui, nunca veio um iPad aqui… 🙁 , mas parece ser bem util

  • Clayton:

    Achei esse Post (Desnecessário) // Primeiramente ninguém, usa mais essas “Placas Mães Antigas”, são antigas e para PC’s Antigos….Hoje em dia ninguém mais precisa de outros programas, porque as Placas Mães são bem atualizadas!. E quem me garante que esse Programa da Asus, não trará um super aquecimento,ou coisa do tipo!?, ela deixa minha placa mãe mais forte, ou seja, poderá esquentar mais rápido e assim complicando a vida de quem tem Windows…// Não Gostei // =l

    Respeito sua opinião! Mas fiz esse post pq nem todos que compram um iPad possuem o Mac ou um pc com i3,i5 e i7 e de fato acabam passando por esta situação e sim "amigo" esse problema está presente em maquinas fabricadas em 2010 que foi o caso do Senac que citei acima, as maquinas são novas adquiridas em novembro de 2010 e qdo digo antigo comparo as atuais tecnologias e não K6 e ou 233 MMX 😉

    • Julio Cesar

      Quanta besteira desse user, bem simples, as USB em PC hoje em dia vem configuradas por padrão em 5w de corrente, pode ser um i7 990x numa x58 ou qualquer outra placa-mãe moderna… Tanto no meu not com i5 ou meu desk com i7 nunca carregaram meu iPad.

  • Arthur Albuquerque

    Muito bom o post Rafael! Literalmente, salvou a minha vida 😀

  • Caio

    Excelente amigo, parabéns pelo trabalho no blog. Abraços!

  • Mauricio

    Instalei no meu cce e finalmente meu iPad carregou no notebook, parabéns, valeu!

  • Eu usava esse programa para recarregar meu iPod (2G), pois ele carregava muito mais rápido que o normal, porém precisei restaurar meu iPod e o Windows não reconhecia o iPod em DFU. Tive que desinstalar o programa para que o Windows reconhecesse o iPod em DFU. Fora isso ele recarregava o iPod muito mais rápido, mas como possuo mais de um iPod não fica fácil ter que desinstalar o programa toda vez que eu precisar botar o mesmo em DFU.

  • Flaviomc

    bom, tenho um iPod Shuffle 1ªG o qual fiz uma gambiarra para colocar músicas direto do win explorer. após instalar o AI Charger da ASUS, o windows (e até o iTunes) simplesmente parou de reconhecer o Shuffle. solução: desinstalar o programinha! e reinstalar sempre que eu quiser carregar o iPad no computador.

  • Nilton

    Rafael, mesmo instalando o programa meu iPad 4 não carrega… : [