Press "Enter" to skip to content

Por que a Apple será a Apple sem Steve Jobs

Por meio da história, de opinião própria e comum descrevo aqui por que mesmo sem Steve Jobs a Apple continuará sendo líder de mercado e referência para todos.

Todos que sabem pelo menos um pouco da história da Apple sabe que antes desse estrondoso sucesso dos iGadgets, dos MacBooks, a empresa de Cupertino vivia em um momento muito difícil, onde estava a beira da falência com uma linha de produtos imensa, cara e pouco lembrada pelos consumidores comuns.

Em 1985, Steve Jobs saiu da Apple por brigas internas com o ex-CEO John Sculley – sim, Steve Jobs não foi demitido e sim saiu por espontânea vontade, de acordo com o que Steve Wozniak escreveu em seu livro iWoz- deixou a empresa sem sua criatividade, seu senso critico e sua visão o que não foi nada bom.
Depois de varias mudanças de CEO’s nada mudou, a Apple estava fadada a um dos maiores fracassos de toda a história americana até que precisou atualizar o antigo sistema Macintosh 8 e na procura de uma empresa que fizesse isso, comprou a NeXT, fundada e dirigida Steven Jobs. A negociação fora rápida e Steve estava de volta a Apple. Assumiu o cargo de CEO temporário e começou a cortar varias linhas de produtos, demitir pessoal e organizando a empresa.
Jobs iniciou o projeto do Mac OS X e promoveu várias pessoas em que via que tinham um futuro brilhante como por exemplo Jony Ive, chefe de design.
A partir dai ele já estava lapidando a Apple para que pudesse sobreviver sem ele no comando, pois ele ainda estava como CEO temporário e antes do sucesso enorme do OSX, do iMac e do iPod estava planejando colocar outra pessoa no cargo e continuar com a Pixar e apenas as ações da Apple.
E depois de tantos anos ele a deixou por motivos maiores, mas com uma equipe experiente, competente e que segue os passos do grande mentor. Principalmente o Tim Cook, atual CEO, que já vem comandando há muito tempo, que alias não é Steve Jobs e nem pode tentar ser, pois tem que manter seu estilo já diretamente e indiretamente fora lapidado por Steve.