iPod School

Por que a Apple será a Apple sem Steve Jobs

Pedro VasconcellosPedro Vasconcellos

Por meio da história, de opinião própria e comum descrevo aqui por que mesmo sem Steve Jobs a Apple continuará sendo líder de mercado e referência para todos.

Todos que sabem pelo menos um pouco da história da Apple sabe que antes desse estrondoso sucesso dos iGadgets, dos MacBooks, a empresa de Cupertino vivia em um momento muito difícil, onde estava a beira da falência com uma linha de produtos imensa, cara e pouco lembrada pelos consumidores comuns.

Em 1985, Steve Jobs saiu da Apple por brigas internas com o ex-CEO John Sculley – sim, Steve Jobs não foi demitido e sim saiu por espontânea vontade, de acordo com o que Steve Wozniak escreveu em seu livro iWoz- deixou a empresa sem sua criatividade, seu senso critico e sua visão o que não foi nada bom.
Depois de varias mudanças de CEO’s nada mudou, a Apple estava fadada a um dos maiores fracassos de toda a história americana até que precisou atualizar o antigo sistema Macintosh 8 e na procura de uma empresa que fizesse isso, comprou a NeXT, fundada e dirigida Steven Jobs. A negociação fora rápida e Steve estava de volta a Apple. Assumiu o cargo de CEO temporário e começou a cortar varias linhas de produtos, demitir pessoal e organizando a empresa.
Jobs iniciou o projeto do Mac OS X e promoveu várias pessoas em que via que tinham um futuro brilhante como por exemplo Jony Ive, chefe de design.
A partir dai ele já estava lapidando a Apple para que pudesse sobreviver sem ele no comando, pois ele ainda estava como CEO temporário e antes do sucesso enorme do OSX, do iMac e do iPod estava planejando colocar outra pessoa no cargo e continuar com a Pixar e apenas as ações da Apple.
E depois de tantos anos ele a deixou por motivos maiores, mas com uma equipe experiente, competente e que segue os passos do grande mentor. Principalmente o Tim Cook, atual CEO, que já vem comandando há muito tempo, que alias não é Steve Jobs e nem pode tentar ser, pois tem que manter seu estilo já diretamente e indiretamente fora lapidado por Steve.

Apaixonado por Apple e por seus produtos. Sou daqueles que acham que a vida é uma via de mão dupla, onde coisas boas são perfeitas e coisas ruins são desprezíveis. Atualmente possuo um iPad 2 WiFi de 32gb e um Apple Tv 2g. Espero agradar a maioria de nossos leitores e trazer sempre o melhor conteúdo.

  • Discordo em gênero, número e grau. A Apple de Jobs teve uma filosofia controversa – "A Apple não se molda aos clientes, os clientes que se moldam à Apple" – que, no fundo, era sua essência. Apple sem Jobs não é Apple.

  • PS. A Apple de Jobs acabará daqui uns 5 anos…

    • Allyson Assun&ccedil

      Respeito sua opnião cara e até mesmo acredito que será menos de 5 anos mas isso pensando

      na Apple de Jobs… tende ?

      Pq tipo, ele deixou grande ideias já expostas para um futuro proximo agora só resta aprimorar.

      Tudo bem, ele era um gênio mas não é possivel que em um empresa deste porte não existira

      mais nenhum visionário. Acredito que a Apple sem Jobs continuará sendo a Apple que

      conhecemos, sempre mudando e facilitando mas claro, sem as grandes ideias/visões de Jobs.

      Agora, só uma opinião, critica minha, sobre a frase que vc disse: "A Apple não se molda aos clientes, os clientes que se moldam à Apple", pra mim, puro marketing. Na teoria "pode" ate ser mas na pratica isso não funcionar.

      ;D

      Ótima matéria.

      • Essa frase é bastante controversa e já gerou muito tumulto no mundo :p A filosofia Apple de ser, ao meu ver, tinha todo seu núcleo na figura de Jobs. Quer um exemplo muito claro? Assista à Keynote do iPhone 4S… não é a mesma coisa…

        • Allyson Assun&ccedil

          Malz minha estupidez mas não entendi o que vc quis dizer com a comparação da

          keynote do iPhone 4S ..

          • A apresentação do Cook… é uma apresentação normal ): kkkkkkk PS. Meu nome é Guilherme Assunção *-* huahsuahsuahusahuuahsua

            • Allyson Assun&ccedil

              Ahh! kkkkkk.. eu não achei normal, achei como deveria ser … (:

              ahushusa.. agente é "primo" em algum lugar entao! hahaha'

  • Rafael

    Concordo com você Allyson, a Apple tem tudo planejado, e o Steve Jobs ja deve ter deixado mais ou menos "pronto" aparelhos como iPhone, iPod, iPad, etc… para daqui uns 3 a 5 anos, isso é o que eu acho, e outra, vocês acham que foi so o Steve Jobs que criou o iPad, melhorou o iPhone, entre outros, eu acho que nao, devem ter vários "gênios" trabalhando la dentro, aposto que vamos nos surpreender mais ainda com a Apple.

  • Ainda em tempo, excelente post Pedro! A dialética é uma arte bastante legal :p

    • Pedro Vasconcellos

      Obrigado 🙂

  • Gabriel

    Decidiu comprar uma empresa chamada NeXT, de Steven Jobs.
    tem que arrumar
    =)

    • Pedro Vasconcellos

      E o que estaria errado?

      • Gustavo

        Steven ? 🙂

        • O nome dele é Steven Paul Jobs. Steve é seu, hum, "nome artístico" (:

  • JG

    Discordo quando fala que ela continuará sendo a mesma Apple, não acho que será uma queda ladeira abaixo, mas faz muita diferença as idéias de um visionário, ele tinha um dom, assim como outras mentes brilhantes que vieram, fizeram a diferença e se foram…

    As pessoas falam muito que ninguém é insubstituível, mas existem sim pessoas com mentes diferenciadas.

    Não tenho um iPhone, tenho um iPod touch 4g, meu celular é android, mas assumo que os celulares de hoje devem muito a Steve Jobs, todos eles, seja android, symbian, etc.

    Eu agradeço a ele por ter um micro em casa, por ter um notebook e por ter um smartphone com tela touch capacitiva e de utilização simples.

    A concorrência pode até melhorar e superar, mas nunca poderá esquecer que só estará fazendo isso por causa das idéias iniciais de Jobs.

    Diferente mesmo é quem tem a idéia e dá o pontapé inicial.

    Outro detalhe que discordo, o amigo dele pode até ter falado que Jobs pediu para sair, mas é só assistir aquele famoso discursso no qual fez para os alunos de uma universidade, ele mesmo assume que foi demitido.

    • Esse lance com o Woz já gerou muita confusão :p Concordo, o mundo tecnológico deve muito a Steve, em todos os aspectos!

  • Daltro Holanda

    Concordo com o gui, as keynotes não são a mesma coisa sem o Steve. Ele era a essência da apple.