iPod School

Polêmica acerca do novo iPhone

Gustavo GusmãoGustavo Gusmão

Muito bem, amigos, que a Apple está trabalhando em um novo iPhone nós já podemos supor, agora em quais fatores a Apple vai realmente mexer é que está causando grande reboliço no mundo geek.

Alguns detalhes, como processador A5, já se fazem quase confirmados, devido ao seu lançamento no já disponível iPad 2. Outros fatores como memória RAM e outros detalhes não quase impossíveis de se afirmar com exatidão. Ultimamente temos percebido um número crescente de vazamentos nos projetos da Apple para o novo iPhone, como o iPhone branco, que possui o processador A5 instalado, e o painel frontal, também branco, que proponhe uma tela maior para o iPhone. O mais estranho é que, ao contrario dos boatos que sempre cercaram os produtos da Apple, esses rumores trazem pequenas modificações, mas permanecem com o mesmo design do iPhone 4.

Com isso vieram as especulações que a Apple apenas faria um upgrade em cima da carroceria do iPhone 4, semelhante o que fizeram com o iPhone 3G[s] e o iPod touch 3G, o que é possível, mas não confirmado.

Mas o que mais tem gerado discussões aqui no blog iPod School é qual nome a Apple deveria dar ao seu novo queridinho, então vamos pensar um pouco sobre o assunto.

Para isso, vamos pegar um histórico de “batizados” que a Apple realizou:

Assim como os outros iPods, Apple adotou a abreviação geração para nomear seus devices, tendo o seguinte histórico:

O que temos a ressaltar aqui é o fato do iPod touch 2G e 3G serem idênticos esteticamente e mesmo assim foram batizados com gerações diferentes.

No caso do iPhone, não foi usado um padrão fixo para a nomenclatura, segue esses nomes:

No caso do iPhone, temos que sua segunda geração foi chamada de 3G, devido a implementação da rede de dados 3G no aparelho, o que gerou uma certa confusão com a nomenclatura dos iPods, confundindo o iPhone 3G (segunda geração) com um iPhone de terceira geração. Foi então que lançaram o iPhone 3G[s], onde esse “s” representa Speed, já que mediante a baixa performance do iPhone 3G em testes e em relação ao iPod touch de mesma geração, sofreu um upgrade de seus componentes, tornando-o mais potente. Tanto os iPods 2G e 3G, quanto os iPhones 3G e 3G[s] sofreram apenas upgrade de hardware mas tiveram nomes diferentes. Percebe-se que a Apple nunca tomou como referencia a nomenclatura do iPod para nomear seus devices, assim como o iPhone atual, que chama-se apenas iPhone 4 (sem o “G”, mas que faz referencia a quarta geração à quarta geração)

Agora temos aquela dúvida: será que a Apple vai continuar a nomear o iPhone pela sua geração como no caso do iPhone 4?

O único motivo pelo qual o iPhone 3G[s] recebeu essa nomenclatura foi o fato de adequação à sua geração, já que não podia se chamar iPhone 3, o que geraria uma certa confusão. Mesmo que a Apple mantenha o design do iPhone 4 na próxima geração, poderia ser um erro nomeá-lo como iPhone 4[s], já que isso nos remeteria à algo remanufaturado.

O iPhone 4 já possui a tela Retina, que é, teoricamente, perfeita, já que a distancia entre os pixeis é praticamente invisível ao olho humano, mesmo que o iPhone viesse com uma tela maior, continuaria tendo alta definição, fazendo-se difícil a aceitação desse nome pela sociedade tecnologica.

Não há nenhum indicio que a Apple vai aplicar a nova tecnologia de trasmissão de dados no novo iPhone, como já foi pronunciado, e ao meu ver, acho difícil a ela aplicar novamente o nome de uma rede à um de seus devices após o problema do iPhone 3G/3G[s].

É o nome mais provável, já que a Apple decidiu adotar esse padrão no iPhone 4, e além de remeter à algo totalmente novo, uma geração nova, o que brilha muito mais aos olhos dos consumidores. Devemos lembrar, antes de tudo, que o objetivo da Apple é lucrar, unicamente isso, logo ela aplicará o nome que a sua equipe decidir melhor para as vendas.

Não temos como ter certeza de nada, tudo são boatos e especulações, só será possível ter certeza de alguma coisa quando um senhor de cabelos rasos, com um óculos redondos e vestindo uma blusa preta subir a um palco e anunciar o novo iPhone (esperamos que seja ele!).

  • ruter jr

    voto em iphone 4s

    ate por que creio que o ios 5 esteja longe, e seria melhor eles combinarem os lançamentos e nomes

  • Allyson Assun&ccedil

    Boa matéria man… Esclareceu mtas duvidas para todos… 😀

    Não sei se estou errado mas no 2º paragrafo, de baixo da imagem do iphone, acho q a palavra "matém" esta escrita errada. De qualquer forma, ACHO, fiquei muito confuso pra tentar entender se estava certo ou nao.

    Novamente, muitoo bom post!!

    😀

  • Thomas Turbando

    boa materia, finalmente alguém pode esclarecer a duvida de tantas pessoas, quase todo dia vejo alguem perguntando, ou comentando o lance do 3G/3Gs, parabens, ótima explicação, e posso apostar, que a apple, se trouxer grandes mudaçanas ( o que acho meio dificil =/ ) para o novo iPhone, ele se chamara iPhone 5, certeza ^^

  • Pedro Vasconcellos

    Acho que seria 4s, só por causa do A5. O design dificilmente mudaria, então só seria mesmo uma questão de aumento de desempenho.

    • é aquilo que eu falei, acho que isso traria uma imagem de upgrade basico, não dispertaria a vontade de certas pessoas que já tem o i4 de comprar o novo :/

      • Tito Soares

        Acho tudo isso contraditório, quer dizer que as pessoas não correram para comprar o 3gs por causa da sua "adequação" me parece até que foi um dos que mais vendeu, e você acha mesmo que o nome iPhone 4s não seria sucesso de venda?.

        Depois que se morde a maça meu amigo ninguém quer outra fruta.

        Na minha opinião não ficaria nada bem o nome iPhone 5, se não houvesse uma mudança significativa.

        • Na minha idéia, quando saiu o 3Gs, os dois tinham poucas diferenças, e estamos falando de um publico alvo enorme, o que mais ouvia naquela época era: pra que vai trocar de iPhone, os dois não são iguais? Sei que é idiota pra gente que conhece, mas pra quem não conhece ver um 4s e um 5 faria grande diferença… E pensa, depois do 4s a próxima geração seria qual? iPhone 6?