Press "Enter" to skip to content

Polêmica acerca do novo iPhone

Muito bem, amigos, que a Apple está trabalhando em um novo iPhone nós já podemos supor, agora em quais fatores a Apple vai realmente mexer é que está causando grande reboliço no mundo geek.

Alguns detalhes, como processador A5, já se fazem quase confirmados, devido ao seu lançamento no já disponível iPad 2. Outros fatores como memória RAM e outros detalhes não quase impossíveis de se afirmar com exatidão. Ultimamente temos percebido um número crescente de vazamentos nos projetos da Apple para o novo iPhone, como o iPhone branco, que possui o processador A5 instalado, e o painel frontal, também branco, que proponhe uma tela maior para o iPhone. O mais estranho é que, ao contrario dos boatos que sempre cercaram os produtos da Apple, esses rumores trazem pequenas modificações, mas permanecem com o mesmo design do iPhone 4.

Com isso vieram as especulações que a Apple apenas faria um upgrade em cima da carroceria do iPhone 4, semelhante o que fizeram com o iPhone 3G[s] e o iPod touch 3G, o que é possível, mas não confirmado.

Mas o que mais tem gerado discussões aqui no blog iPod School é qual nome a Apple deveria dar ao seu novo queridinho, então vamos pensar um pouco sobre o assunto.

Para isso, vamos pegar um histórico de “batizados” que a Apple realizou:

  • iPod touch – lançado dia 13 de Setembro de 2007

Assim como os outros iPods, Apple adotou a abreviação geração para nomear seus devices, tendo o seguinte histórico:

  • iPod touch 1G (13/09/2007)
  • iPod touch 2G (09/09/2008)
  • iPod touch 3G (09/09/2009)
  • iPod touch 4G (08/09/2010)

O que temos a ressaltar aqui é o fato do iPod touch 2G e 3G serem idênticos esteticamente e mesmo assim foram batizados com gerações diferentes.

  • iPhone – lançado dia 29 de Junho de 2007

No caso do iPhone, não foi usado um padrão fixo para a nomenclatura, segue esses nomes:

  • iPhone (29/06/2007)
  • iPhone 3G (11/07/2008)
  • iPhone 3G[s] (17/06/2009)
  • iPhone 4 (24/06/2010)

No caso do iPhone, temos que sua segunda geração foi chamada de 3G, devido a implementação da rede de dados 3G no aparelho, o que gerou uma certa confusão com a nomenclatura dos iPods, confundindo o iPhone 3G (segunda geração) com um iPhone de terceira geração. Foi então que lançaram o iPhone 3G[s], onde esse “s” representa Speed, já que mediante a baixa performance do iPhone 3G em testes e em relação ao iPod touch de mesma geração, sofreu um upgrade de seus componentes, tornando-o mais potente. Tanto os iPods 2G e 3G, quanto os iPhones 3G e 3G[s] sofreram apenas upgrade de hardware mas tiveram nomes diferentes. Percebe-se que a Apple nunca tomou como referencia a nomenclatura do iPod para nomear seus devices, assim como o iPhone atual, que chama-se apenas iPhone 4 (sem o “G”, mas que faz referencia a quarta geração à quarta geração)

Agora temos aquela dúvida: será que a Apple vai continuar a nomear o iPhone pela sua geração como no caso do iPhone 4?

  • Por que não iPhone 4[s]?

O único motivo pelo qual o iPhone 3G[s] recebeu essa nomenclatura foi o fato de adequação à sua geração, já que não podia se chamar iPhone 3, o que geraria uma certa confusão. Mesmo que a Apple mantenha o design do iPhone 4 na próxima geração, poderia ser um erro nomeá-lo como iPhone 4[s], já que isso nos remeteria à algo remanufaturado.

  • Por que não iPhone 4 HD (ou HD II)?

O iPhone 4 já possui a tela Retina, que é, teoricamente, perfeita, já que a distancia entre os pixeis é praticamente invisível ao olho humano, mesmo que o iPhone viesse com uma tela maior, continuaria tendo alta definição, fazendo-se difícil a aceitação desse nome pela sociedade tecnologica.

  • Por que não iPhone 4G (rede de dados 4G)?

Não há nenhum indicio que a Apple vai aplicar a nova tecnologia de trasmissão de dados no novo iPhone, como já foi pronunciado, e ao meu ver, acho difícil a ela aplicar novamente o nome de uma rede à um de seus devices após o problema do iPhone 3G/3G[s].

  • Por que iPhone 5?

É o nome mais provável, já que a Apple decidiu adotar esse padrão no iPhone 4, e além de remeter à algo totalmente novo, uma geração nova, o que brilha muito mais aos olhos dos consumidores. Devemos lembrar, antes de tudo, que o objetivo da Apple é lucrar, unicamente isso, logo ela aplicará o nome que a sua equipe decidir melhor para as vendas.

Não temos como ter certeza de nada, tudo são boatos e especulações, só será possível ter certeza de alguma coisa quando um senhor de cabelos rasos, com um óculos redondos e vestindo uma blusa preta subir a um palco e anunciar o novo iPhone (esperamos que seja ele!).