Press "Enter" to skip to content

Poderemos carregar nossos iPhones sem o uso de fios no futuro?

Desde o primeiro aparelho de telefonia celular tudo vem evoluindo, – telas, teclas, hardware e software – porém um detalhe permanece identico desde o Motorola DynaTAC: O carregador. Sempre tivemos que pegar o carregador, desenrolar seus fios e conectá-lo aos nossos aparelhos, mas agora, segundo os inventores da tecnologia WiTricity, a era sem fio chegou também a transmissão de energia.

Agora imagine chegar em casa e largar o iPhone em cima da mesa e só pega-lo no dia seguinte, quando fosse conferir a bateria ela estaria cheia, e o melhor, carregando, sem precisar ficar preso a nenhum cabo ou tomada. Sonho? Não, alguns cientistas desenvolveram essa tecnologia, onde os elétrons são transmitidos por uma estação, recebidos pelo aparelho e captados pela mesma estação, como se essas estações fossem os polos negativos e positivos da tomada, logo temos WiTricity, a eletricidade Wireless.

Segundo o Wall Street Journal, a Apple estaria pensando em aplicar tal tecnologia em seus aparelhos, mas somente para versões mais futuras, como no iPhone 6, 7 …

Enquanto a tecnologia Wireless não chega à nossos aparelhos nativamente, já é possível ter um aperitivo de tal tecnologia, pelo menos é o que promete o Wireless Power Adapter. O aparato é constituido por uma base que pode ser conectada ao computador ou tomada e uma case, que quando em contado, geram o carregamento do iPhone.

A case não é tão grossa, mas o fato da sincronização ainda não ser Wireless (iOS 5 promete!) faz com que a base não tenha a capacidade de eliminar totalmente os cabos, mas deve ser bacana largar o iPhone em cima da mesa e deixa-lo carregando o tempo todo 😀

Detalhes a parte, o kit custa, aproximadamente, 64 reais e pode ser encomendado pela DealExtreme.

Mesmo parecendo incrivelmente futurista, a WiTricity é apenas uma evolução daquelas escovas elétricas a prova d’água que tínhamos há um tempo atrás, mas agora aplicada realmente da maneira certa, já que com isso poderemos utilizar TODOS os eletrodomésticos sem nenhum fio, seria esse o fim dos carregadores de parede e quem sabe, futuramente, com a aplicação em massa dessa tecnologia, o fim das baterias?