iPod School

Pling é um mensageiro de voz push-to-talk compatível com iOS e OS X

André BazagliaAndré Bazaglia

pling-ios

Compatibilidade com o iOS e com o OS X é o diferencial do Pling, o aplicativo que oferece um sistema de comunicação por meio do envio de mensagens de voz gratuitamente para os gadgets da Apple. Por enquanto – e até quando o Facebook expandir seu sistema de envio de mensagens de voz para a versão para computadores de seu website – o aplicativo é o primeiro da sua categoria que é compatível com smartphones e computadores, mesmo que funcione exclusivamente em equipamentos da marca da maçã mordida. Toda a mágica é sustentada por um design preciso que trás tudo o que poderíamos esperar de um mensageiro de voz push-to-talk.

pling-osx

A versão para Mac é integrada à barra de menu, tornando o envio e reprodução de mensagens possível a partir de um pop-up bem estiloso. A versão para iPhone tem o design apresentado na primeira imagem desta matéria (veja mais na página oficial do Pling). E a versão otimizada para iPad? Ela não existe.

Nas circustâncias de concorrência imperfeita criadas a partir da gigantesca variedade de aplicativos para contato instantâneo, destacam-se nomes como Viber, Skype, WhatsApp, Voxer, Kik Messenger, Facebook, Tango, TalkBox e eBuddy XMS. Cada aplicativo tem seu diferencial, mas algo em comum: permitem o contato por meio de mensagens e envio de mídia – gravações de áudio, imagens e vídeos. O Pling pareceu, para mim, uma alternativa super bacana entre e merece destaque dentre os outros grandes nomes de serviços de mensagens instantâneas. No entanto, mesmo assim é inviável baixar quase 10 aplicativos com funções similares; nos prendemos aos que nossos amigos estão usando, sempre dentro de uma quarteto dominado, essencialmente, pelo Facebook Messenger, WhatsApp, Viber e Skype. Por mais que o Pling seja visualmente lindo e tenha compatibilidade com o OS X (seu grande diferencial), a migração de um serviço para outro é algo tão bizarro que não consigo explicar. Aproveitando a oportunidade, desafio algum leitor a explicar de maneira clara o processo de migração dos usuários do Orkut para o Facebook. Complicado de compreender a efemeridade da web, não? Foi tudo tão… rápido!

Baixe o Pling através da Mac App Store [link] ou pela App Store [link]. Não deixem de compartilhar suas experiências por meio dos comentários.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Diego

    Seria ótimo se funcionasse com outros sistemas porque entre o iOS e OSX eu uso o FaceTime e o iMessage e eles nunca me deixaram na mão.

  • Marco

    É quase a mesma coisa que o Voxer…