Press "Enter" to skip to content

Photosynth: a alternativa para fotos panorâmicas em aparelhos antigos

Incrivelmente simples a maneira como a Apple implementou a função Panorama no iOS 6. Dentro do próprio app nativo de câmera, ativar a opção Panorama no botão ‘opções’, exibido na parte superior da tela de fotos, ativa a captura automágica e explicativa de fotos panorâmicas. O único problema do brilhantismo todo é que aparelhos um pouco mais antigos foram deixados de fora. Aliás, na filosofia de updates do iOS, sempre é assim: eles [aparelhos antigos] são deixados de fora de funções que são carregadas apenas quando o app câmera é aberto e, portanto, não existem tanto do sistema no dia-a-dia; mas não são deixados de fora de funções que são adicionadas no funcionamento do sistema operacional como um todo para deixá-lo mais pesado e sobrecarregado. Obsolescência programada? Chame do que quiser. O deleitável é que a App Store e a Cydia Store nos ajudam a fugir desse cenário.

panorama

O projeto Photosynth, da Microsoft, foi lançado em 2008 no photosynth.net, e é uma ótima solução para fotos panorâmicas. Posteriormente, a versão para iOS do aplicativo foi desenvolvida pela Microsoft, e faz até mais do que a Apple foi capaz de fazer:

  1. fotos panorâmicas não se limitam à linha horizontal de 180 graus;
  2. uploads do resultado renderizado podem ser feitos para o photosynth.net. A imagem é navegável, mas requer a instalação do Microsoft Silverlight – o que nos faz sentir dentro da atmosfera do Windows, onde é quase indispensável a instalação de centenas de drivers, Visual Studio C++, .NET Framework e similares.

panorama-1panorama-2

Para o efeito obtido na foto panorâmica se aproximar da maneira nativa que a Apple implementou no iOS 6, basta exportar a foto para seu ‘camera roll’ (rolo de câmera) e usar a opção auto crop.

photosynthPhotosynth

Tamanho: 4.8MB
Idioma: inglês.
Preço: gratuito
Disponibilidade: App Store [link]