iPod School

Película no iPhone: usar ou não usar?

André BazagliaAndré Bazaglia

Logo que o iPhone 4 foi lançado, lançaram-se notícias pela internet de que a nova tela Gorilla Glass do aparelho era fantástica, INQUEBRÁVEL e extremamente resistente. Realmente, concordo que a tecnologia da tela é maravilhosa e uma das novidades que mais gostei no iPhone 4, mas o grande problema de riscos e arranhões não está na parte da frente do vidro do iPhone, e sim na parte de trás.

Até mesmo antes da iFixit, especializada na análise de hardwares internos de produtos da Apple, abrir um iPhone 4 para postar a análise de sua tela, vários sites já haviam publicado que a tela do iPhone 4 parecia ser mais resistente, mas apenas na parte da frente. O vidro de trás do aparelho é sempre o mais fácil de quebrar, ele não teve o mesmo cuidado que a Apple tomou com o vidro da parte frontal, e ele arranha de maneira extremamente fácil, ao contrário do vidro da frente. Que coisa engraçada, não é mesmo? Devemos tomar mais cuidado com a parte traseira do iPhone do que com a parte frontal.
Então… É recomendável a compra de uma película ou não?

Já usei várias películas de marcas diferentes no meu iPhone, e sempre procurei proteger tanto a parte traseira quanto à parte frontal. Assim como eu escrevi no começo desta matéria, o grande problema não é na parte frontal, e sim na parte traseira do iPhone (estou me referindo ao iPhone 4). E para piorar a situação, a película traseira sempre é a que se descola mais fácil no aparelho, pelo menos comigo.

Já que você provavelmente pagou uma boa grana no seu gadget, invista alguns reais numa proteção dupla: película frontal e traseira. Atualmente, estou usando a da Proporta, que sai por aproximadamente 27 reais, com frete já incluso.

Por enquanto, tudo está muito bem com ela, e gostei da facilidade da aplicação da mesma: seu material evita a criação de bolhas na aplicação. Deixo o link para o site da Proporta, caso seja de seu interesse: clique aqui para ver a página da película para iPhone 4 ou aqui para visualizar o produto simular para o iPad 2

Outra marca muito famosa é a ZAGG, que produz a InvisibleShield, mas ainda não tive experiências com ela. Se você tem alguma dica ou experiência interessante para compartilhar, por favor, deixe nos comentários. 😉

[note]Observação: como apenas tenho um iPhone 4, este é o único gadget da Apple que posso comentar sobre riscos e utilidade na película. Se você tem outro gadget, seja outra geração do iPhone, um iPad ou um iPod touch, comente suas experiências com a gente![/note]

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Lukas

    Sabe o vacilo,e o ponto mais fraco da Apple?

    È que pagamos absurdos e preços altos por estes aparelhos que quebram.

    No meu iphone 3gs por exemplo,a traseira està toda ranhada,sendo que uso sempre uma case de borracha,a tela està ranhada tambèm e a borda pra piorar,e no iphone 4 a traseira.

    o material do iphone,è de pèssima qualidade.

    tudo bem,tela anti-gordura,mas o material da traseira?

    • Não sei o material da traseira, mas já que você tocou no assunto do seu iPhone 3GS, no iPod touch 1G a situação era HORRÍVEL: o espelho do meu atrás estava TODO riscado. As traseiras dos gadgets são, sem a menor dúvida, o ponto fraco da Apple. Riscam fácil demais.

      • Will

        Claro q risca a parte traseira do iphone 3Gs pois e feita de metal…qualquer metal e facílimo de riscar… Porém riscos bem profundos e outra estória…nao acho o material q a Apple utiliza seja de péssima qualidade,pelo contrario, diferente das outras marcas q utilizado plástico, o riscos so n sao tao visíveis, e pior q nem da para colocar película ….

  • cadê os links? hehe… ^^

    • Dei uma vacilada mas já coloquei os dois da Proporta que indiquei no post, e o da Zagg, tem no site dela mesmo: zagg.com (mas ainda não testei da Zagg, só li relatos bons por isso achei legal comentar no post).

      Os da Proporta podem ser vistos no site da Proporta: proporta.com – é o que eu uso. 🙂

  • AfonsoLzMota

    Ja usei peliculas no meu velhinho iPhone3G. Tirei a ultima há um mês e percebi que nunca foi preciso! (:

    Vou comprar o iPhone5 e deixar esse descançar em paz!

    • Mas o problema é o que eu comentei, riscos atrás dele. A tela do iPhone Gorilla Glass realmente é SENSACIONAL.

  • Lucas g

    Pagamos absurdos aqui no Brasil brother , porque lá é micharia.

    Mas mesmo assim , concordo que é uma falta de respeito.

  • João Pedro

    eu ja tive uma pelicula da zagg Invisible Shield pra iPhone 2G e eu tenho a certeza, mesmo sem ter usado todas as outras, q ela eh de longe a melhor!!! nunca riscou nem mesmo a pelicula, possui um toque muito bom (parece silicone) e possui protecao do aparelho inteiro!! melhor impossivel!!

    • O legal são aquelas que fazem o dedo deslizar mais facilmente, ideal pra jogos como Fruit Ninja. 🙂

  • Usarei película eternamente no meu iPad ;p No iPhone, não uso a película por conta do Bumper da Apple, que acaba sendo meio "incompatível" com as películas do mercado. Ótimo post, André!

    • Valeu Guilherme. Sobre o Bumper, não entendi muito bem, porque incompatível? Estou usando Bumper e películas (frente e trás) nele..

  • Rômulo

    Cara, tenho a invisibleShield no meu iPod Touch 3g a quase um ano, ela é muito grossa, mas é muito boa. Ela absorve o impacto, no caso de quedas.

  • Guathan

    A invisibled shield é perfeitaaaaaa, uso ela e não troco por outra.

    • Eu acho grosseira e terrível a textura que fica.. Mas que é foda é

  • rodrigo

    Por incrivel q pareça meu iphone 4 q uso toda hora não tem riscos, mas o iPad tem um risco na tela…….

  • Eu tenho a InvisibleShield de "fácil aplicação" (são 3 modelos: tela, full body fácil apl. e full body normal) no iPod touch 4.

    Olha, a película é muito boa, dá até pra "colar" o iPod em superfícies de vidro, mesmo na vertical pq ela é bem aderente. Na minha opinião, os únicos problemas são: é MUITO difícil de colocar, tem que ter uma paciência de monge pq sempre fica um "pelinho" por baixo. Como ela é mais aderente, no começo é estranho pq a tela não fica tão lisinha, e a minha começou a soltar perto do botão home e na parte de cima, pq "raspou" dentro do bolso e ela levantou a pontinha, daí foi grudando sujeira e aumentando a parte descolada.. Mas acredito que foi pq eu não coloquei direito mesmo. haha

    Enfim, compensa bastante, apesar de ser um pouco cara. Vale a pena tb pq o atendimento é muito bom, pra vc ter uma ideia, depois de um tempo que eu tinha pedido e não tinha chegado eu mandei um email lá perguntando se tinha acontecido alguma coisa no frete, dai eles me responderam que não tinham como saber se tinha 'extraviado' e mandaram outra, acabei ficando com duas, pq a primeira não tinha extraviado.

  • Bruno Frizzo

    Meu 3GS já é a 3 vez que quebro o vidro frontal –'

  • Hilal Khaled

    Na minha opinião, a melhor película é a da Apple mesmo AntiGlare o nome dela se não me engano…

  • Essarts

    Comprei uma tampa traseira de aluminio e guardei a original,sem nenhum arranhão .Problema resolvido.

  • Humberto Jr.

    Eu uso a película do iPod Touch 4G, é muito bom, além de proteger muito bem a tela, é áspera, facilitando o toque e movimentos com o dedo.

  • Gastrinho

    Essa película da Proporta pode até ser boa, mas "viajaram" no design dela. Ficou horrível aquele corte (espaço vazio) superior, acima da câmera frontal e alto-falante, assim como o corte da câmera traseira.

  • TiãoGavi&atil

    Sempre usei em todos meus aparelhos, quando vou atualizar e vender o modelo antigo, vendo novinho, sem riscos ou marcas de uso. Uso no iPhone4 peliculas frente e verso bem comum e não precisei substituir ainda + o bumper!!

  • Paulo Pulz

    Já usei diversas peliculas em meu iPhone 4. Para mim a melhor de todas (e mais cara) é a da ZAGG.

    Fantástica essa película, tenho a que protege a frete, fundo e laterais.

    Vale cadas centavo. Sem contar que vem com um liquido para a instalação que faz a pelicula ficar "mole" para instalar. Show de bola!

    • Também tenho pro meu itouch na frente e atrás, ela é muito boa, e no meu caso, o próprio cara da ZAGG aplicou, recomendadíssima!

  • antonio

    Engraçado, mas foi justamente a tela fronta que arranhou no meu i4.

    Eu esperava que fosse mais resistente mas não é bem assim já que eu cuidei tão bem do meu aparelho.

  • antonio

    É bem melhor investir em vidro novo para o iPhone do que gastar uma fortuna com pelicula e bumper.

    Se for comprar no ebay por exemplo e trocar você mesmo vai ver que muito mais vantajoso.

    Quando eu for comprar meu iPhone 5 e vender meu atual iPhone 4 farei exatamente isso.

    Venderei como novo em folha.

  • Comprei recentemente meu itouch 4g nos eua, e não pensei duas vezes, comprei logo uma capa pra ele(mesmo sabendo que a capa não protege muito contra arranhões) na Apple Store do Florida Mall, mas depois ví uma pequena loja da ZAGG, não pensei duas vezes, paguei os $34 e o próprio cara lá aplicou a película na frente e atrás, além de a película ser ótima, ela não atrapalha na exibição de cores como faz as foscas(ao menos com meu amigo que tem um iPhone 4 com película fosca que "estraga" todas as cores da tela)…

  • Haroldo

    Comprei a invisible shield full body e instalei no meu iPhone 4.

    Ao contrário do que dizem, achei a instalação muito simples.

    Porém com apenas 2 semanas a película da parte de trás já desgrudou.

    Se pesquisarem no google verão que essa película não se adere muito bem ao vidro do iPhone 4. Mesmo passando dias da aplicação se pressioná-la continuará se movendo. Ou seja, todas as vezes que colocava meu telefone no bolso da calça quando tirava a película estava toda torta e com 'orelhas".

    Além disso, outro ponto negativo é que ela prende um pouco o dedo ao deslizar pela tela.

    Em geral a película película é de boa qualidade porém não serve para o iPhone 4.

    • Paulo Pulz

      Você fez algo errado!

      Passou o liquido antes de aplicar a película?

      Tenho a minha aqui e nunca se quer ameaçou sair…

      Muito boa…

      • Haroldo

        Passei!

        Essa informação do vidro foi enviada por mim por alguém da Zagg depois que eu reclamei que a película estava saindo.

        • Paulo Pulz

          Bom sei lá…

          A minha está muito bem fixada!

  • Amigo no momento estou com uma pelicula que se não me engano é da ZAGG. Mais o fundo do meu aparelho está um pouco arranhado, estava pensando em comprar essas peliculas que vende no ML por 15 reais. É mais ou menos nessa faixa. Mais qual a diferença? Tipo a minha é fosca, estou querendo uma transparente porque o celular aparentemente fica mais vivído ( Mais brilho no seu vidro) Mais e ai vale a pena mesmo? No mundo do iphone tem frente e verso por 80 reais. mais claro que a aqualidade é bem melhor…Abraços!

  • catarina

    Comprei uma película que vem junto com o case,e depois fui remove-la pois estava arranhada e quando tirei a tela do meu iphone ficou com umas bolhinhas que não sei como isso saí??Abraços

  • Renan

    A pelicula da Zagg, Invisible Shield eh muito ruim! Não comprem, li os comentários aquie e me ferrei bunito. Ela é grossa, tem aspecto de casca de laranja e assim, tira a definição de sua tela retina! Depois de 3 meses, se descolou das bordas. A crystal clear da 3M é melhor, mas dificil de colocar sem bolhas, engordura muito e não vale a pena. Relutei pra comprar uma generica de 10 reais e será isso que vou fazer a partir de agora, até aparecer uma boa de verdade! A tela Gorilla glass pode ser até mais resistente, mas risca-se muito fácil, se usar o ihone dentro do bolso de calça jeans, coisa muito comum. Imagine dentro de uma bolsa…

  • Alex

    A tela do iphone 5 não arranha, não é preciso colocar película, a imagem q é um espetáculo fica totalmente fosca! Uso o meu direto e nunca arranhou. fica a dica!

  • Oi!
    Parabéns pelo post! Cheguei até ele pois acabo de fazer um review sobre essas películas tb.
    Ganhei a película Premiun Tempered Glass Screen Protector e adorei!
    Para os usuários de Iphone 4/4s de plantão, eu faço capas personalizadas que protegem o celular (principalmente a parte traseira) de maneira diferente… Sem aquela mesmice ou a oferta exclusiva de modelos fofinhos para garotas!
    Quem quiser conhecer o meu trabalho, é só olhar minha página no facebook: facebook.com/mikipipoca.
    Obrigada

  • Roberto Ferreira

    Já tive TODOS os modelos de Iphone e sempre usei Pelicula em meus aparelhos (frente e verso). Já usei varias da Zagg e posso dizer que é boa, porém exige habilidade e experiência na instalação ( a durabilidade e qualidade vão depender de uma boa instalação), no entanto descobri uma outra chamada ExtremeGard, que custa três vezes mais barato que a Zagg e tem a mesma senão maior durabilidade